Em destaque

2 Via Boleto ENEL / ELETROPAULO – Como Tirar

AES ELETROPAULO 2 Via de Boleto

A Enel (AES Eletropaulo virou Enel em SP) é conhecida por ser uma das maiores empresas privadas brasileiras do setor elétrico. Atua fortemente no campo de desenvolvimento de fontes renováveis de energia no Brasil. Trabalha também, na produção de geração de energia, distribuição, comercialização e transmissão, além de buscar constantemente por soluções aos problemas enfrentados com o campo de energia.

Ela se encontra dividida em 04 (quatro) distribuidoras, nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo e Goiás. Atende mais de 17 milhões de pessoas, fornecendo energia a residências, indústrias, comércio, meio urbano e rural, inclusive atende ao setor público.

Se você é um dos usuários dos serviços da empresa Enel, saiba que a mesma disponibiliza diversos benefícios nos seus canais de atendimento. Um deles é a emissão da 2ª via do boleto para pagamento.

Sim, isso mesmo, a Enel disponibiliza em seu site a possibilidade de emissão da segunda via do boleto, o qual pode ser pago em qualquer agência bancária, ou ainda, pelo internet banking, caso você tenha o aplicativo. Mas cuidado! Os boletos da Enel não são aceitos em casas lotéricas! Por esta razão, a empresa Enel criou pontos de pagamentos em supermercados e lojas afiliadas, aumentando os postos de atendimento, no intuito de facilitar a vida de seus usuários. Deste modo, a Enel está sempre em busca de novas melhorias que possam trazer mais qualidade na prestação de serviços aos seus clientes.

Além dos postos de atendimentos em supermercados e lojas conveniadas, como dito acima, a Enel também possui bancos conveniados, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Safra, Itaú, Banco Regional, Bancoob, Santander, Banco Regional de Brasília, Bradesco, Banco Intermedium e Sicredi.

Como emitir a segunda via do boleto Enel / Eletropaulo

Para emissão da segunda via do boleto Enel é muito fácil, primeiro você entra no site eletrônico disponibilizado pela empresa na internet. Após, você irá verificar a possibilidade de selecionar o seu Estado, pois a empresa se encontra em vários Estados do Brasil. Então, selecione o seu Estado.

Em seguida, clique na opção “Para Você” no canto superior esquerdo da tela, e selecione a opção segunda via de conta. Para os moradores dos Estados do Rio de Janeiro e Ceará, é necessário apenas apresentar o número do CPF, em que está feito o cadastro da conta, mas para os usuários dos serviços da Enel que residem no Estado de Goiás, é preciso além do CPF o número de Unidade Consumidora, ou seja, o registro do imóvel no sistema da empresa. Basta consultá-lo em um antigo boleto de luz, o qual pode ser consultado  no site da Enel, em campo próprio, caso você não saiba.

Agora, se você é residente na cidade de São Paulo, para emitir a segunda via do boleto da Enel basta entrar no site e descer a página e clicar em “2ª via de conta”. Pronto! É simples e seguro!

Mas caso não tenha acesso a internet ou “não sabe mexer direito”, poderá requerer a segunda via, enviando SMS com a palavra “conta” para o número 27373, ou ainda, entre em contato com o telefone 0800 727 2120.

Outra possibilidade é o envio da segunda via do boleto Enel por e-mail. Para isso, é preciso entrar no site da ENEL, selecionar o item “Para Você” , após clicar em “Conta por e-mail”, em seguida, acrescente os seus dados e confirme a ação.

Após a realização do procedimento acima, fique atento a caixa de entrada do seu e-mail cadastrado e verifique se os e-mails da Enel não estão sendo direcionados à caixa de spam.

Outra forma que também pode ser utilizada é o aplicativo Enel, onde todos os usuários brasileiros dos serviços da empresa, podem emitir sua segunda via Enel, para isso é necessário apenas baixar o aplicativo na loja de aplicativos do seu aparelho Android ou iOS.

Atendimento presencial ENEL

Para aqueles que não conseguem resolver seus problemas ou dirimir dúvidas pelos canais online, seja por falta de acesso ou conhecimento, a Enel oferece o atendimento presencial, mas para isso é preciso seguir alguns passos, haja vista os últimos acontecimentos no cenário mundial, algumas medidas de segurança precisam ser tomadas.

Então, se você precisa de atendimento presencial, primeiramente, precisará entrar no site da empresa e selecionar a loja e o motivo de agendamento. Após, indicar o dia e horário desejado para o atendimento, informar os dados pessoais e endereço de e-mail do cliente que será atendido e, por fim, marcar os Termos de Uso e validações de segurança.

Cuidado para não esquecer o dia de agendamento e também, se possível, compareça com alguns minutos de antecedência, portando consigo o protocolo de agendamento em meio físico ou digital, o documento original de identificação utilizado no ato do agendamento.

Portanto, verifica-se que a Enel possibilita várias formas de emissão da segunda via do boleto, cabe aos seus clientes escolherem a opção que mais lhe agrada.

Em destaque

Dicas para Economizar Energia e Baixar a Conta de Luz

Como Diminuir a Conta de Energia

Se uma boa quantia da sua renda vai para a conta de luz já deve ter tentado diferentes formas de economizar. Às vezes parece que economizar luz é um bicho de sete cabeças, mas calma é bem simples na verdade. Agora iremos dar algumas dicas de como você pode economizar energia e baixar a conta de luz de forma simples. Assim você poderá ter mais tranquilidade financeira e economizar energia sem dor de cabeça. Veja abaixo algumas das dicas.

Bandeiras tarifárias Energia Elétrica

Uma das grandes dúvidas para quem quer economizar energia são as bandeiras de cobrança. Você sabe o que é? Como funciona? e qual o impacto no valor final da sua conta de energia? Agora iremos falar um pouco sobre o assunto para que possamos entender esse primeiro passo para a economia.

As bandeiras têm relação com o valor cobrado por kWh de energia utilizada. Se o valor cobrado é x, por exemplo, e a bandeira está vermelha terá um acréscimo. Assim você estará pagando mais pela mesma quantidade de energia consumida. As bandeiras são amarelas e vermelhas. Elas são colocadas nos custos a depender da situação no país e da época do ano.

Portanto, o primeiro passo para começar a economizar na conta de energia é ficar de olho na bandeira que seu estado está. Se ela está na amarela ou na vermelha, se prepare para uma conta mais alta. Caso você não queira ou não possa pagar por mais esse valor é preciso que a economia de energia fique ainda maior nesses períodos.

O valor da conta de luz é cobrado sobre o kWh utilizado na residência como um todo. Sendo então o valor da bandeira sobre esse valor total também. Por isso é importante a conscientização de todos na casa para que a economia seja mais alta.

Agora que você já sabe o que são as bandeiras na conta de energia vamos falar algumas dicas para a economia. Seja qual for a bandeira que o seu estado esta é importante que tenha uma economia no uso para a conta não vir muito alta todos os meses.

Economia de Energia – O que Fazer?

Uma das dicas mais importantes da economia de energia é a passada acima, fique de olho na bandeira do seu estado. O segundo é conhecer seus eletrodomésticos. Sim! por incrível que pareça duas geladeiras podem gastar energia de forma diferente. Portanto, quando você for comprar eletrodomésticos, principalmente os indispensáveis, verifique o kWh que gastar.

Outra dica é que se o aparelho não está sendo usado, retire -o da tomada. Alguns aparelhos mesmo desligados continuam consumindo energia. Portanto, retirar da tomada é um ponto importante. Seja carregador, televisão, microondas ou outros sempre prefira retirar da tomada.

Quando ninguém estiver no ambiente também é indicado que as luzes estejam apagadas. E nas escolhas dessas lâmpadas também podem ser realizadas economias apenas olhando o gasto energético delas. Dormir com TV, luz e outros aparelhos ligados também acabam por pesar na conta no final do mês.

Caso você use ar condicionado acione o timer dele, isso poderá te auxiliar na economia. Assim você dormirá em um ambiente fresco porém sem deixar ele gastando energia a noite inteira. Aparelhos eletrônicos como luminárias ou bebedouros de gatos ligados nas tomadas também podem ser substituídos em muitos casos.

Economizar na conta é sempre bom, mas fique de olho também para manter a qualidade de vida. Um equilíbrio entre ambos os lados é muito importante para a vida e para melhorar a dor de cabeça. Porém com pequenos atos como os ditos acima você poderá diminuir o valor da sua conta de energia. Veja agora outras formas que você pode realizar em casa e na energia.

Mais Formas de economizar Energia

No caso das bandeiras explicadas acima, você pode realizar cortes maiores quando a bandeira estiver amarela ou vermelha para maiores economias em sua conta de energia. Ou realizar trocas de alguns eletrodomésticos. O que parece ser um gasto futuramente poderá se tornar uma economia. Já que alguns eletrodomésticos gastam muito mais que outros, como dito acima. Nessa troca de preferência por equipamentos que são essenciais e muito usados como geladeira, televisão e lâmpadas. São pequenos gestos que vão fazer com que sua conta final caia no seu bolso.

Além da conta de energia você pode ter outras economias em contas em casas com atitudes simples. Na água, por exemplo, você pode realizar economias usando a água de roupa para lavar a varanda. No caso de gasolina você pode escolher ir a pé em locais que são próximos e possíveis de ir. São pequenas atitudes que acabam por subir muito nossas contas no fim do mês. Manter um equilíbrio é o principal. Faça economias no supermercado buscando promoções e evitando desperdício. Junto com a economia na conta de energia isso irá lhe render um custo de vida menor no geral.

Em destaque

Enel Goiás 2 Via de Conta: Emitir Boleto

A distribuidora de energia Enel atua em algumas áreas brasileiras e também de maneira mundial. Conheça mais informações sobre a empresa e também os serviços que ela disponibiliza logo abaixo.

Ademais, se você já é um cliente e deseja solicitar ou emitir a 2 via de conta na Enel Goiás, verá o passo a passo para proceder na emissão.

Enel GO

Assim como diversas empresas de distribuição de energia, a Enel Goiás atua no ramo de distribuição para atender E propagar a energia para diversos locais do estado.

A Enel Brasil SA foi fundada  há aproximadamente 17 anos. Ela centraliza as participações societárias da companhia.

A empresa possui as participações majoritárias em algumas distribuidoras de energia. As suas distribuições atuam no nordeste, no sudeste eu também no centro-oeste do Brasil.

A Enel Goiás foi adquirida no ano de 2016 e atende aproximadamente 240 municípios do estado, o que dá em média 3,3 milhões de clientes atendidos com energia da companhia.

Serviços da Enel Goiás Agência Virtual

A Enel Goiás também faz parte da gestam de iluminação pública do estado de Goiás e a sua principal função é atender com responsabilidade os logradouros públicos.

Ademais, é de Extrema importância que ela também faça implementação, expansão e a manutenção das instalações seja em ruas ou outras áreas da região.

Através do site da empresa Enel Goiás é possível visualizar as taxas, tarifas e impostos acrescentados em sua conta.

Na aba minha conta, basta clicar na parte de taxas tarifas e impostos e escolher a informação que deseja adquirir.

Além do serviço de visualização nas tarifas e também da emissão de segunda via de boleto, a Enel Goiás disponibiliza um serviço para atendimento online.

Em caso de falta de luz é possível clicar no campo falta de energia caso haja algum cabo partido ou outra situação que gere risco de vida.

Basta preencher a unidade consumidora, o clima, o nome do solicitante, o telefone do solicitante um ponto de referência informações adicionais.

Se não conseguir acessar a internet de algum local devido à falta de luz, é possível entrar em contato com o telefone 0800 062 0196.

Outros serviços como por exemplo solicitação para que a conta seja feita em débito automático, o portal da negociação, consulta de débitos, conta por e-mail, troca de titularidade também podem ser solicitados.

Para tal, é eu preciso acessar a sua conta através do site www.enel.com.br e clicar na aba minha conta.

As opções estão disponíveis e após clicar no serviço desejado você será redirecionada para o login. Caso não tenha uma conta será necessário realizar o cadastro

Como emitir 2 Via de Conta de Luz Enel Goiás

A emissão da 2 via de conta boleto Enel Goiás é realizada através do site e do serviço disponibilizado na sua conta.

Acesso é feito pelo site disponibilizado acima e será necessário a inserção do e-mail ou senha cadastrados.

Além disso, existe a possibilidade de ingressar com o celular o que foi cadastrado basta clicar em login com o celular, inserir o número com DDD e a senha cadastrada.

Após isso, será possível emitir um boleto com a segunda via da sua conta em atraso.

Caso possua mais contas em atraso existe a possibilidade de acessar o portal de negociação para efetuar a negociação dos seus débitos em atraso.

É possível realizar também o pagamento online da sua conta Enel Goiás através da solicitação do código de Barras.

Para isso é necessário seja inserido o nome da unidade consumidora e o CPF ou CNPJ.

Posteriormente, você receberá o código de Barras para realizar o seu pagamento da maneira que preferir.

Em caso de dúvidas a empresa disponibiliza uma aba sobre nossos canais, onde é possível tirar as suas dúvidas através de perguntas frequentes ou verificar os telefones de atendimento.

Telefone 0800 Enel Goiás

No caso da Enel Goiás os telefones para atendimento são todos gratuitos. É possível entrar em contato com a empresa pela sua central de atendimento através do número 0800 062 0196.

Os deficientes auditivos possuem um canal de atendimento exclusivo através do número 0800 28 21 887. Já a ouvidoria pode ser contatada pelo número 0800 062 1500.

Whatsapp Enel Goiás

Se ainda assim você não conseguir entrar em contato com a empresa existe a possibilidade de clicar no link no atendimento pelo WhatsApp. O número de contato é o 21 99601 9608.

Por uma simples conversa de WhatsApp é possível registrar a falta de luz, solicitar uma segunda via e também consultar débitos.

Graças às informações colocadas neste artigo, é possível sem preocupações proceder com cautela para emissão da segunda via do seu boleto.

Siga as orientações dadas eu passo a passo estabelecido para efetuar com rapidez todo o processo e obter êxito.

Seja sábio na organização das suas finanças para não esquecer das contas futuras e assim, evitar encargos em decorrência de juros dos atrasos.

Para isso, basta seguir os passo a passo informado neste artigo para realizar a emissão da 2º Via da sua conta na Enel Goiás.

Em destaque

ENEL Telefone 0800 – Falar com Atendente

ENEL Falar com Atendente

Se você é de Goiás, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro deve utilizar os serviços de distribuição elétrica da Enel. Nesses casos é comum surgir dúvidas de contato caso alguma coisa aconteça ou para pedir informações. Nesse caso o mais indicado é ligar para o 0800 da empresa. Se você não sabe qual o número iremos te ajudar agora. Abaixo iremos falar qual o telefone 0800 da Enel e como você pode falar com atendente. Saiba também outras formas de ter serviço e entrar em contato com a empresa caso precise.

A ENEL

A ENEL é um dos maiores grupos de geração e distribuição de energia elétrica no Brasil. Ela atende diferentes estados como Goiás, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.  Além do Brasil a empresa presta serviço em mais de 30 países em cinco continentes.

Com Inovação e sustentabilidade a empresa busca prestar o melhor serviço no fornecimento de energia em todos os países de atuação. Sendo esses dois princípios fundamentais na atuação. Além da diversidade tecnológica, mundialmente reconhecida. A ENEL também preza pela diversidade dos colaboradores.

Sendo líder na tecnologia com energia renovável no Brasil a empresa vem se destacando há anos no mercado. Com geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia sendo seus serviços prestados. Esse reconhecimento do serviço prestado pode ser visto pelos prêmios que a empresa já recebeu. Entre esses prêmios está o de empresa mais sustentável do ano de 2018.

Com responsabilidade de quem disponibiliza um serviço de qualidade a ENEL preza pelo bom atendimento dos consumidores. Para isso são disponibilizadas diferentes formas de atendimentos para informações, reclamações ou solicitações de serviços. Abaixo iremos falar um pouco mais de como você pode falar com atendente da ENEL pelo 0800 da empresa. Saiba também outras formas de contato pelo aplicativo e site.

Telefone 0800 ENEL

Como dito acima, a ENEL presta serviço para quatro estados diferentes. Caso você esteja em um desses estados e precise de atendimento pode realizar a ligação para o 0800 do seu estado. Pelo 0800 da ENEL poderá falar com atendente e tirar suas dúvidas ou solicitar serviços.

Atendimento ENEL Goiás – Telefone 0800

Em Goiás o número para contato é 0800 062 0196. Se você precisa de atendimento com acessibilidade a empresa disponibiliza outro número. O 0800 28 21 887 é direcionado para pessoas com deficiência auditiva. Esses números você tem atendimento em Goiás com a ENEL e poderá falar com  um atendente para mais informações.

Atendimento ENEL Ceará – Telefone 0800

No Ceará o número para contato é 080028 50 196. Se você precisa de atendimento com acessibilidade a empresa disponibiliza outro número. O 0800 28 01 887 é direcionado para pessoas com deficiência auditiva. Esses números você tem atendimento no Ceará com a ENEL e poderá falar com  um atendente para mais informações.

Atendimento ENEL Rio de Janeiro – Telefone 0800

No Rio de Janeiro o número para contato é 0800 28 00 120. Se você precisa de atendimento com acessibilidade a empresa disponibiliza outro número. O 0800 28 21 887 é direcionado para pessoas com deficiência auditiva. Esses números você tem atendimento no Rio de Janeiro com a ENEL e poderá falar com  um atendente para mais informações.

Atendimento ENEL São Paulo – Telefone 0800

Em São Paulo o número para contato é 0800 72 72 120 Se você precisa de atendimento com acessibilidade a empresa disponibiliza outro número. O 0800 77 28 626 é direcionado para pessoas com deficiência auditiva. Esses números você tem atendimento em São Paulo com a ENEL e poderá falar com  um atendente para mais informações.

Agora iremos falar de outras formas de contato com a empresa além dos telefones 0800 informados acima. Assim você poderá ter várias opções para entrar em contato com os serviços da ENEL e falar com uma atendente.

Outras formas de atendimento

Como dito acima você tem várias opções de entrar em contato com a empresa caso precise de atendimento. Além dos 0800 para falar com atendente informados acima você pode escolher outras opções.

Entre essas outras opções estão o whatsapp da empresa. Por lá você também pode falar com atendente sem realizar ligação. Também é possível ter acesso a outros serviços pelo número disponibilizado. Além dele você pode baixar o aplicativo da ENEL no seu celular e assim ter acesso a vários serviços na palma da sua mão.

Para ter acesso ao numero de whatsapp e o link para o aplicativo é preciso que você acesse o site da empresa. Por lá você também conhecerá outras formas de atendimento e informações sobre  a empresa.

Reclamações ENEL

E se você teve problemas no atendimento pode entrar em contato com a ouvidoria. Nela é possível realizar reclamações, sugestões e outros. O número para contato com a ouvidoria também é 0800. Para mais informações e acesso a serviços acesse o site da ENEL e busque a opção de atendimento. Não se esqueça de escolher corretamente o estado em que mora para ter as informações de contato corretas.

Por atender muitas pessoas, sempre acontece algum tipo de problema, porém o atendimento da empresa vem melhorando a cada dia e hoje a ENEL já é referência no setor elétrico, sempre solucionando qualquer tipo de problema com rapidez e com muita transparência com o consumidor.

Maiores informações acesse o site oficial da empresa: www.enel.com.br

ANEEL Telefone e WhatsApp: Ouvidoria

Em meio a uma queda de energia inesperada, uma conta absurda ou uma distribuidora que não resolve nada, muita gente não sabe exatamente como entrar em contato com a ANEEL, a Agência Nacional de Energia Elétrica. Mas sim, existe um canal de atendimento direto, e você tem direito de reclamar, denunciar e até buscar soluções pela ouvidoria da ANEEL. Neste guia, você vai descobrir qual o telefone da ANEEL, se existe atendimento pelo WhatsApp, e como acionar a ouvidoria de forma correta.

Se você está com problemas envolvendo distribuidoras como Enel, Equatorial, CPFL, Neoenergia ou qualquer outra, leia até o final que este conteúdo pode te ajudar a resolver sua situação.

O que é a ANEEL e para que serve?

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é o órgão que regula e fiscaliza o setor elétrico no Brasil. Isso inclui:

  • Concessionárias e distribuidoras de energia elétrica
  • Usinas de geração de energia
  • Tarifas e reajustes de contas de luz
  • Normas de qualidade de atendimento ao consumidor

Basicamente, se você tem algum problema com a empresa que fornece energia elétrica na sua cidade e não consegue resolver diretamente com ela, a ANEEL entra como um canal superior de reclamação, funcionando como uma espécie de “segunda instância”.

Qual é o telefone da ANEEL?

A central de atendimento da ANEEL atende pelo telefone 167. É um número gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (horário de Brasília).

Para que serve o 167?

Você pode usar esse número para:

  • Fazer reclamações contra a distribuidora de energia
  • Denunciar falta de energia recorrente
  • Solicitar informações sobre tarifas
  • Tirar dúvidas sobre seus direitos como consumidor
  • Registrar sugestões ou elogios sobre o setor elétrico

Importante: só ligue para a ANEEL depois de ter tentado resolver com a distribuidora. Se você ainda não tem um número de protocolo da sua distribuidora, a ANEEL vai te orientar a procurar o atendimento local primeiro.

ANEEL atende por WhatsApp?

Até o momento, a ANEEL não disponibiliza atendimento via WhatsApp oficial. Portanto, desconfie de qualquer número que diga ser da ANEEL nesse aplicativo. Há muitos golpes circulando se passando por agências públicas.

Os canais oficiais da ANEEL são:

  • Telefone 167
  • Aplicativo “ANEEL Consumidor”
  • Site oficial www.aneel.gov.br

  • Ouvidoria online

Como funciona a Ouvidoria da ANEEL?

A ouvidoria da ANEEL é o canal responsável por analisar reclamações não resolvidas pela distribuidora. Ou seja, é para quando você já tentou de tudo com a empresa de energia e mesmo assim ficou sem resposta, ou não concordou com a solução apresentada.

Como fazer uma reclamação na ouvidoria?

  1. Tente resolver com a distribuidora
    Registre uma reclamação pelo SAC da empresa (telefone, site ou presencial). Guarde o número de protocolo.
  2. Anote todos os dados
    Dia e hora da ligação, número de protocolo, nome do atendente (se possível) e qual foi a resposta que recebeu.
  3. Acesse os canais da ANEEL
    Você pode registrar sua reclamação nos seguintes canais:

    • Telefone 167

    • Site: www.aneel.gov.br (clique em “Atendimento” > “Fale Conosco”)
    • Aplicativo: “ANEEL Consumidor” (disponível para Android e iOS)
  4. Preencha os dados corretamente
    Informe o seu CPF, endereço completo, o nome da distribuidora e o número de protocolo do atendimento anterior.
  5. Acompanhe a resposta
    A ANEEL vai analisar a sua reclamação e dar uma resposta. Você pode acompanhar o andamento no site ou pelo app.

Quanto tempo leva para a ANEEL responder?

Após o registro da reclamação na ouvidoria, o prazo de resposta da ANEEL costuma variar entre 5 a 15 dias úteis, dependendo da complexidade do caso. Nos casos mais urgentes, como corte indevido de energia ou cobrança abusiva, a agência pode agir com mais rapidez.

O que a ANEEL pode fazer por você?

A ANEEL pode:

  • Determinar que a distribuidora corrija falhas no fornecimento de energia
  • Exigir ressarcimento por danos em eletrodomésticos (em alguns casos)
  • Aplicar sanções e multas às distribuidoras
  • Forçar uma nova análise da sua reclamação

Embora ela não tenha função judicial, sua atuação tem poder regulatório. Ou seja, a distribuidora não pode simplesmente ignorar as determinações da ANEEL.

E se a distribuidora continuar ignorando?

Se mesmo após reclamação com a ANEEL o problema continuar, o consumidor ainda pode:

  • Acionar o Procon da sua cidade
  • Procurar a Defensoria Pública
  • Entrar com uma ação judicial no Juizado Especial Cível

Mas é importante guardar todos os registros de atendimentos anteriores, inclusive os protocolos da ANEEL, pois isso fortalece sua causa judicialmente.

ANEEL atende consumidor de todo o Brasil?

Sim, a ANEEL é uma agência nacional, então qualquer pessoa em qualquer estado pode usar os canais de atendimento. A única exigência é já ter tentado resolver antes com a empresa de energia responsável pela sua região.

O que não é atribuição da ANEEL?

Apesar de ser autoridade máxima no setor elétrico, a ANEEL não trata de questões como:

  • Problemas com gás encanado (isso é com a Arsesp ou ANP)
  • Instalações elétricas internas da sua casa (ex: tomadas, disjuntores, fiação)
  • Reparo em eletrodomésticos queimados (exceto se houver responsabilidade da distribuidora comprovada)

Nesses casos, você deve procurar o fornecedor direto ou um profissional especializado.

Como evitar problemas com a distribuidora?

Antes de qualquer confusão com conta de luz ou interrupções, vale seguir algumas recomendações simples:

  • Tenha sempre um cadastro atualizado junto à distribuidora
  • Exija sempre número de protocolo

  • Faça registro fotográfico ou em vídeo em caso de falta de energia prolongada
  • Anote os horários exatos de queda de energia
  • Tenha um estabilizador ou filtro de linha em equipamentos mais caros
  • Guarde contas de energia pagas, principalmente nos meses que ocorrem divergências

Dúvidas frequentes sobre a ANEEL

ANEEL tem WhatsApp para atendimento?
Não. Não existe número de WhatsApp da ANEEL. Todo contato deve ser feito por telefone 167, site ou app oficial.

Posso fazer denúncia anônima?
Sim. No site da ANEEL, há a opção de fazer denúncia anônima, especialmente sobre práticas abusivas ou falhas graves das distribuidoras.

Consigo atendimento aos sábados?
Não. O telefone 167 funciona apenas em dias úteis, de segunda a sexta, das 8h às 20h.

ANEEL resolve problemas rápido?
Depende do caso. Muitos consumidores conseguem resolver suas pendências em poucos dias, outros em até duas semanas. Tudo depende do tipo de problema e da resposta da distribuidora.

Se você chegou até aqui, provavelmente já enfrentou alguma dor de cabeça com a conta de luz ou está se preparando para resolver alguma pendência. Saber qual é o telefone da ANEEL e entender como funciona a ouvidoria pode fazer toda a diferença. Mesmo que o problema pareça pequeno, quando você exige seus direitos, ajuda também outros consumidores a não passarem pelo mesmo.

Use os canais oficiais, sempre exija número de protocolo, e, se for o caso, não hesite em acionar a ANEEL pelo 167 ou site oficial. A energia elétrica é um serviço essencial, e você merece ser tratado com respeito.

Caiu uma fase de energia, o que fazer?

Quando a luz da casa apaga parcialmente e alguns aparelhos continuam funcionando, mas outros não, pode apostar: caiu uma fase da energia. Esse problema é mais comum do que parece, principalmente em instalações bifásicas ou trifásicas. A situação pode causar prejuízos, queimar equipamentos e até representar riscos à segurança, então entender o que fazer quando isso acontece é fundamental. Neste artigo completo, vamos te explicar como identificar, o que pode causar e quais são os passos certos para agir com segurança.

O que significa “caiu uma fase de energia”?

Em instalações elétricas residenciais e comerciais, a energia pode chegar de diferentes formas: monofásica, bifásica ou trifásica. Quando se diz que caiu uma fase, isso quer dizer que uma dessas linhas de energia deixou de funcionar. Ou seja, você não perdeu energia totalmente, mas sim uma parte do fornecimento.

Em casas com energia bifásica, por exemplo, a falta de uma fase pode deixar tomadas ou luzes sem funcionar em apenas alguns cômodos. Já em prédios comerciais com energia trifásica, a queda de uma das fases pode desligar máquinas, ar-condicionado e até causar panes em sistemas mais sensíveis.

Como saber se caiu uma fase?

Antes de chamar eletricista ou acionar a concessionária, vale entender se o problema é mesmo queda de fase. Veja os principais sinais:

⚠️ Sintomas comuns:

  • Parte da casa/apartamento está sem luz, mas o restante funciona
  • Tomadas de um cômodo funcionam, mas de outro não
  • Geladeira, chuveiro ou micro-ondas pararam, mas a TV continua ligada
  • Equipamentos 220V pararam e os de 110V continuam

Verificações simples que você mesmo pode fazer

Sem se arriscar, dá para fazer algumas checagens básicas para confirmar o problema:

1. Confira o disjuntor geral

Vá até o quadro de energia e veja se algum disjuntor está desarmado. Se tiver, religue com cuidado. Se ele cair de novo logo em seguida, não force: isso indica curto ou sobrecarga.

2. Olhe o padrão de entrada

Se você mora em casa, veja o relógio de luz e o poste padrão. Se algum fio estiver desconectado, quebrado ou caído, isso pode ter afetado uma das fases.

3. Converse com vizinhos

Se mais casas da rua estiverem com o mesmo problema, é provável que a falha esteja na rede da concessionária.

4. Use um multímetro

Se souber como usar um multímetro, meça a tensão nas tomadas. Quedas de fase costumam mostrar voltagem zerada em uma parte das saídas.

O que pode causar a queda de uma fase?

Vários fatores podem provocar esse tipo de falha. Os mais comuns são:

  • Fio rompido na rede elétrica externa

  • Curto-circuito ou sobrecarga em um circuito interno
  • Problema em emendas mal feitas no padrão de entrada
  • Disjuntor da fase queimado
  • Ligação elétrica antiga ou mal feita
  • Tensão desequilibrada fornecida pela concessionária
  • Fatores naturais como vento forte, chuva intensa ou galhos nos cabos

Caiu uma fase: o que fazer passo a passo?

Abaixo está um guia prático com ações que você deve tomar assim que perceber a queda de uma fase:

✅ Passo 1 – Desligue os aparelhos mais sensíveis

Evite danos em geladeiras, ar-condicionado, televisores, computadores e micro-ondas. O desequilíbrio de energia pode queimar componentes internos.

✅ Passo 2 – Não mexa na fiação

Nunca tente religar fios soltos ou mexer no padrão de entrada sem capacitação. Isso é extremamente perigoso.

✅ Passo 3 – Chame um eletricista de confiança

Se o problema for só dentro da sua residência, o profissional pode testar cada fase e identificar a origem da falha com segurança.

✅ Passo 4 – Ligue para a concessionária

Se houver queda na rua, no poste ou no relógio, o reparo deve ser feito pela empresa de energia. Tenha em mãos:

  • Nome do titular da conta
  • Número da instalação (vem na conta de luz)
  • Endereço completo
  • Relato claro: “Caiu uma fase de energia, parte da casa está sem luz”

Quando o problema é da concessionária?

Se a queda afetar vários imóveis, provavelmente é responsabilidade da companhia elétrica. O reparo deve ser feito por eles sem custo para você. Também vale lembrar que caso algum equipamento tenha sido danificado, é possível abrir um pedido de ressarcimento.

Você pode solicitar isso com:

  • Fotos e notas fiscais dos aparelhos
  • Relato do ocorrido
  • Laudo técnico de um profissional

Quando o problema é interno?

Se a falha atingir apenas seu imóvel, mesmo que parcial, e os vizinhos estejam com energia normal, então o conserto fica por sua conta. O mais comum, nesses casos, é:

  • Cabo desconectado no quadro
  • Disjuntor queimado ou defeituoso
  • Problemas nas emendas entre fases e neutro
  • Fiação antiga que precisa ser atualizada

Nesses casos, o eletricista deve analisar com atenção e, se necessário, fazer a substituição da fiação ou reorganizar o quadro.

Cuidados com instalações bifásicas e trifásicas

Se você tem uma instalação bifásica (127V/220V), a queda de uma das fases compromete diretamente os aparelhos 220V. Em instalações trifásicas, o risco é maior ainda. Algumas situações como:

  • Motores que funcionam com 3 fases podem queimar se operarem só com 2
  • Equipamentos industriais podem travar ou danificar sensores
  • Sistemas de segurança e refrigeração podem parar, causando prejuízo

Nestes casos, é fundamental instalar um relé de falta de fase, que desliga tudo automaticamente se detectar desequilíbrio.

Como evitar quedas de fase?

Evitar não é sempre possível, já que boa parte dos problemas vêm da rua. Mas você pode tomar medidas preventivas:

  • Faça revisão elétrica a cada 3 anos com profissional habilitado
  • Troque fiação antiga por cabos novos e de bitola correta
  • Instale protetores de surto (DPS) e disjuntores de qualidade
  • Evite sobrecarregar tomadas com muitos aparelhos ligados
  • Peça laudo elétrico se for mudar para uma casa mais antiga

Dica extra: monte um kit de emergência elétrica

Em casos como esse, é útil manter por perto:

  • Lanternas carregadas
  • Velas e fósforos
  • Telefones úteis anotados (eletricista, concessionária, síndico)
  • Extensão elétrica para realocar aparelhos essenciais

Quando cai uma fase da energia, não é só um incômodo. É um alerta. A falta parcial de luz pode esconder problemas maiores e até representar risco à sua segurança. Saber como identificar o que está acontecendo e agir com calma e consciência é o primeiro passo para evitar prejuízos e acidentes. Na dúvida, chame um eletricista ou acione sua distribuidora. Nunca tente resolver no improviso.

Ter um mínimo de conhecimento ajuda bastante, mas energia elétrica não é brincadeira. Cuide do seu lar, da sua família e de seus aparelhos agindo com responsabilidade. E lembre-se: caiu uma fase, desligue tudo e vá atrás da causa certa.

Contabilidade para Lojas Virtuais: O Que um Escritório Pode Oferecer

Com o crescimento das vendas online, muitos empreendedores estão descobrindo que administrar uma loja virtual vai muito além de cadastrar produtos e entregar pedidos. Um dos pontos mais esquecidos — mas que pode causar grandes dores de cabeça — é a contabilidade. Quando feita corretamente, ela pode não só evitar multas como também ajudar a aumentar os lucros. Mas o que exatamente um escritório de contabilidade pode oferecer para lojas virtuais?

Neste artigo completo, vamos mostrar tudo que um contador especializado pode fazer por seu e-commerce, quais são os serviços mais importantes, e por que vale a pena investir nisso para crescer de forma sólida, sem medo da Receita.

Por que lojas virtuais precisam de contabilidade?

A ilusão de que o negócio online “não precisa de contador” é comum, mas totalmente errada. Mesmo que você venda apenas pelo Instagram, Shopee ou Mercado Livre, está exercendo atividade comercial e precisa prestar contas à Receita Federal.

Além disso, plataformas como essas já informam ao governo o que você vende. Ou seja, a Receita sabe que você está faturando. E se você não declarar corretamente, a dor de cabeça vem em forma de multa ou até bloqueio do CPF ou CNPJ.

Mas não se trata só de evitar problemas. Com uma boa gestão contábil, é possível:

  • Pagar menos impostos de forma legal
  • Escolher o regime tributário ideal (Simples Nacional, MEI, Lucro Presumido)
  • Organizar o fluxo de caixa
  • Entender os lucros reais do negócio
  • Crescer de forma sustentável

O que um escritório de contabilidade oferece para e-commerce?

Um escritório contábil especializado em lojas virtuais vai muito além de enviar guias de impostos. Ele ajuda a organizar toda a estrutura do negócio, desde a legalização até o planejamento financeiro.

Veja abaixo os principais serviços que um bom escritório pode oferecer:

1. Abertura de empresa

Muita gente começa vendendo como pessoa física, mas chega um momento em que abrir um CNPJ se torna necessário. O contador ajuda com:

  • Escolha do melhor tipo de empresa (MEI, ME, EPP)
  • Registro na Junta Comercial
  • Obtenção do CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal
  • Enquadramento no regime tributário ideal

Esse processo é burocrático, mas quando feito com suporte de um contador, sai rápido e com menos chances de erro.

2. Emissão de notas fiscais

As plataformas exigem nota fiscal eletrônica, tanto para vendas no varejo como no atacado. Um escritório ajuda a:

  • Habilitar o sistema de emissão da NF-e
  • Configurar certificado digital
  • Integrar com plataformas como Bling, Tiny, e até Mercado Livre ou Shopee

Além disso, o contador orienta sobre quando é obrigatório emitir nota e como fazer corretamente, evitando problemas fiscais.

3. Apuração de impostos

Aqui está o coração da contabilidade. Um contador profissional vai apurar e emitir todos os tributos mensais de forma correta, como:

  • DAS (Simples Nacional)
  • ICMS
  • ISS
  • PIS/COFINS (em alguns casos)
  • IRPJ e CSLL (para empresas no Lucro Presumido)

Com isso, o empreendedor não paga imposto a mais nem corre o risco de atrasar o pagamento.

4. Gestão de obrigações acessórias

Todo mês, a empresa precisa entregar uma série de declarações ao governo. Alguns exemplos:

  • DEFIS (Declaração do Simples)
  • DCTF
  • SPED Fiscal
  • EFD ICMS/IPI
  • EFD Contribuições

Mesmo que você nem saiba o que esses nomes significam, o escritório de contabilidade cuida disso tudo. Se não entregar essas obrigações, a empresa pode ser multada mesmo sem estar devendo imposto.

5. Planejamento tributário

Com uma boa análise, é possível reduzir legalmente os impostos pagos, por meio de um planejamento tributário personalizado. Isso envolve:

  • Avaliar o faturamento
  • Estimar despesas e margens de lucro
  • Ver se vale a pena mudar de regime
  • Reorganizar o negócio para ter mais economia

Empresas que faturam mais de R$ 20 mil por mês, por exemplo, muitas vezes pagam menos no Lucro Presumido do que no Simples — e só um contador consegue mostrar isso com clareza.

Benefícios reais da contabilidade para quem vende online

Ter um contador é mais do que obrigação legal. É uma ferramenta de crescimento.

Veja o que um bom escritório oferece na prática para quem tem loja virtual:

  • Prevenção contra multas e fiscalização
  • Ajuda com decisões estratégicas
  • Apoio no controle do caixa e estoque
  • Redução de carga tributária
  • Segurança nas declarações fiscais
  • Facilidade para conseguir crédito ou abrir conta PJ
  • Organização para vender em marketplaces grandes como Amazon, Magalu e Americanas

O que o contador precisa saber do seu e-commerce?

Para trabalhar com precisão, o contador precisa de informações claras do empreendedor, como:

  • Qual a plataforma usada (Shopify, Tray, Woocommerce, Shopee, etc.)
  • Se emite nota para todas as vendas
  • Qual o ticket médio e faturamento mensal
  • Se possui funcionários ou é operação solo
  • Tipos de produtos e suas categorias fiscais (NCM)

Esses dados permitem fazer uma contabilidade personalizada, com foco na realidade do negócio.

Contabilidade online x Contabilidade tradicional

Hoje em dia existem escritórios 100% digitais, que atendem lojistas de qualquer CEP do Brasil. Essa é uma ótima opção para quem quer economia, praticidade e agilidade.

Contabilidades online costumam oferecer:

  • Atendimento via WhatsApp, e-mail ou chat
  • Painel com relatórios e guias disponíveis
  • Aplicativos próprios para acompanhar a empresa
  • Planos mensais a partir de R$ 79 para MEIs

Já os escritórios físicos tradicionais ainda oferecem um contato mais próximo e presencial, o que pode ser bom para quem prefere reuniões cara a cara.

O ideal é escolher o tipo de serviço que mais combina com o seu perfil.

Dicas para escolher um bom contador para loja virtual

Antes de contratar, preste atenção nestes pontos:

  • Verifique se o contador tem experiência com e-commerce

  • Peça para ver exemplos de clientes do mesmo segmento
  • Veja se ele entende de ICMS ST, substituição tributária e regras fiscais específicas de vendas interestaduais
  • Confira se oferece atendimento rápido e com linguagem simples
  • Desconfie de preços muito baixos sem suporte adequado

Contabilidade barata que não entrega obrigações pode sair caro no fim das contas.

Conclusão

Ter uma loja virtual de sucesso não é só vender bastante. É também manter a casa em ordem — e isso passa diretamente pela contabilidade. Um escritório especializado em e-commerce pode oferecer muito mais do que simples guias de impostos. Ele se torna um parceiro estratégico para te ajudar a crescer com segurança e pagar menos tributos, dentro da lei.

Se você quer dormir tranquilo, saber que está em dia com a Receita e ainda otimizar os lucros da sua loja, ter um contador ao seu lado não é um luxo. É uma necessidade.

Como mudar o nome do titular da conta de luz?

Se você acabou de se mudar, alugou um imóvel ou comprou uma casa, é provável que precise fazer a troca de titularidade da conta de luz. Essa mudança, embora pareça algo simples, ainda gera dúvidas em muita gente. Afinal, quais documentos são necessários? Dá pra fazer pela internet? E se tiver dívida no nome antigo?

Neste guia completo e bem direto, você vai entender passo a passo como mudar o nome do titular da conta de luz, o que pode impedir a troca, quanto tempo demora e dicas importantes para evitar dor de cabeça com a concessionária de energia.

Quando é necessário mudar o titular da conta de luz?

A troca de titularidade é fundamental em diversas situações do dia a dia. Veja os principais casos:

  • Compra ou venda de imóvel
  • Contrato de aluguel iniciado ou encerrado
  • Falecimento do antigo titular
  • Regularização de imóvel em nome de outra pessoa
  • Separação ou divórcio

Em qualquer um desses cenários, o ideal é atualizar os dados do titular da conta com a concessionária para evitar cobranças indevidas, acúmulo de dívidas no nome de terceiros e problemas com religação ou inadimplência.

O que acontece se não mudar o nome?

Muita gente acha que é só pagar a conta em dia e tudo certo. Mas não é bem assim. Quando o nome do titular não é atualizado, podem ocorrer:

  • Dificuldades para solicitar serviços (como segunda via, parcelamento ou religação)
  • Cobranças indevidas ou em nome de outra pessoa
  • Responsabilização por dívidas anteriores
  • Recusa de atendimento pela concessionária em casos de reparo
  • Dificuldades judiciais em disputas envolvendo o fornecimento

Por isso, a dica é simples: regularize assim que possível.

Quais documentos são necessários para mudar o titular?

A documentação pode variar de acordo com a concessionária, mas de forma geral, os documentos exigidos são:

Para pessoa física:

  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH)
  • CPF
  • Comprovante de vínculo com o imóvel (contrato de aluguel, escritura ou IPTU)
  • Conta de luz mais recente (se tiver)

Para pessoa jurídica:

  • Contrato social da empresa
  • CNPJ
  • Documento de identidade do representante legal
  • Comprovante de posse do imóvel (locação ou compra)

Em casos de falecimento do titular anterior, pode ser necessário apresentar certidão de óbito e um documento que comprove o vínculo com o imóvel.

Como fazer a mudança de titularidade?

O processo pode ser feito de forma presencial, por telefone ou online, dependendo da empresa de energia da sua região. Veja o passo a passo genérico que funciona para a maioria das concessionárias:

1. Separe os documentos

Antes de qualquer coisa, junte todos os documentos exigidos, como identidade, CPF e contrato do imóvel.

2. Entre em contato com a empresa de energia

  • Acesse o site oficial da concessionária da sua região
  • Vá até o campo “Troca de titularidade” ou “Atualização cadastral”
  • Faça login, crie um cadastro ou acesse com CPF
  • Preencha os dados solicitados e envie os documentos digitalizados

Também é possível realizar o processo:

  • Pelo telefone da central de atendimento
  • Presencialmente em uma agência ou posto de atendimento

3. Aguarde a análise

Depois de enviar os documentos, a empresa faz a análise. O prazo costuma ser de até 5 dias úteis.

4. Confirme a atualização

A confirmação vem por e-mail, SMS ou pode ser consultada no site da empresa. A partir da próxima fatura, o novo nome já aparece como titular.

Cada estado tem uma empresa diferente?

Sim! O nome da concessionária muda de acordo com o estado ou região. Veja alguns exemplos:

  • São Paulo (capital): Enel SP
  • Rio de Janeiro: Light ou Enel RJ
  • Minas Gerais: Cemig
  • Paraná: Copel
  • Bahia: Coelba
  • Pernambuco: Neoenergia Pernambuco
  • Distrito Federal: Neoenergia Brasília
  • Rio Grande do Sul: RGE ou CEEE Equatorial
  • Ceará: Enel CE

Cada uma tem suas regras específicas, então é importante consultar o site oficial da sua região.

E se o antigo titular tiver dívida?

Essa é uma dúvida comum. Na maioria das vezes, a dívida fica no CPF da pessoa anterior, e não no novo morador. Mas tem um detalhe importante: a concessionária pode se recusar a mudar o nome se houver débito ativo no endereço.

Nesses casos, há três caminhos possíveis:

  1. Negociar a dívida com o antigo titular (nem sempre fácil)
  2. Pedir uma nova ligação em nome do novo morador, com novo número de instalação
  3. Apresentar provas de que você não tem vínculo com a dívida (ex: contrato recente, troca de proprietário)

Se nada disso resolver, é possível acionar o Procon ou entrar com ação judicial para não ser penalizado por dívida que não é sua.

A troca pode ser feita pela internet?

Sim. A maioria das concessionárias permite a troca de titularidade 100% online, com envio de documentos por foto ou PDF. A tendência para 2025 é que cada vez mais empresas ofereçam atendimento digital sem fila nem papelada.

Mas atenção: se os dados estiverem incorretos ou faltarem documentos, a solicitação é recusada e você terá que começar de novo.

Quanto custa para mudar o titular da conta?

Na grande maioria dos casos, a troca de titularidade é gratuita. Algumas empresas podem cobrar taxa simbólica em caso de nova ligação ou se houver necessidade de vistoria técnica.

Em situações em que a instalação foi cortada por inadimplência, pode haver taxa de religação, que varia entre R$ 7 e R$ 40, dependendo da urgência e da concessionária.

Quais erros evitar nesse processo?

Fique de olho em alguns erros comuns que atrasam ou impedem a troca de nome:

  • Enviar documentos rasurados ou ilegíveis
  • Não ter vínculo com o imóvel (sem contrato ou comprovante)
  • Usar dados de terceiros sem autorização
  • Tentar transferir conta com débitos sem resolver a situação
  • Fornecer endereço ou número de instalação incorretos

Evitar esses erros já garante metade do caminho andado.

Dica extra: peça a leitura do medidor

Quando houver troca de titular, vale solicitar a leitura exata do medidor no dia da mudança. Assim, o consumo do antigo morador é separado do novo e você paga apenas o que realmente usou.

Em resumo: passo a passo prático

  • Junte os documentos
  • Acesse o site ou ligue para a empresa
  • Envie fotos dos documentos exigidos
  • Aguarde a confirmação (até 5 dias úteis)
  • Confira se o nome foi alterado na próxima fatura

Mudar o nome do titular da conta de luz é um passo simples, mas muito importante para evitar dores de cabeça futuras. Seja você inquilino, proprietário ou herdeiro, manter os dados atualizados evita cobranças indevidas, bloqueios e até negativação indevida.

Com os documentos certos em mãos e um pouco de atenção aos prazos, você resolve tudo em menos de uma semana. E se encontrar algum obstáculo pelo caminho, lembre‑se: você tem direito a atendimento digno e pode buscar apoio do Procon ou da justiça se necessário.

10 Melhores Chuveiros para Comprar

Na hora de tomar um banho relaxante, nada pior do que um chuveiro fraco, com jato fraco ou com água fria, né? Em 2025, os chuveiros estão cada vez mais modernos, com funções que melhoram o conforto e ainda ajudam a economizar energia. Se você está pensando em trocar o seu, veio ao lugar certo. Aqui vai uma lista com os 10 melhores chuveiros para comprar, com modelos que se destacam pela potência, durabilidade e praticidade. Essa seleção foi feita com base em avaliações reais, características técnicas e custo-benefício.

Vamos te mostrar os modelos mais recomendados, o que cada um tem de bom, e como escolher o ideal pro seu banheiro.

1. Chuveiro Advanced Lorenzetti 7500W

Esse é um dos mais populares do Brasil. O Advanced da Lorenzetti é um chuveiro potente, com design moderno e bom desempenho até em casas com pouca pressão d’água.

  • Potência: 7500W
  • Voltagem: 220V
  • Comando eletrônico de temperatura
  • Espalhador grande que distribui melhor a água
  • Ideal para dias frios e banhos longos

Ponto forte: controle gradual de temperatura e ótimo custo-benefício.

2. Bella Ducha 4T Lorenzetti 6800W

Outro queridinho da Lorenzetti. É aquele modelo simples, barato, mas que entrega um banho quente e confortável.

  • Potência: 6800W
  • Voltagem: 127V ou 220V
  • Quatro temperaturas ajustáveis
  • Resistência de troca rápida
  • Fácil instalação

Ponto forte: modelo econômico, ótimo para quem quer gastar pouco sem abrir mão de um banho quentinho.

3. Hydra Safira Digital Bivolt

Se você gosta de tecnologia, vai curtir esse modelo. Ele tem um painel digital que permite ajustar a temperatura com precisão.

  • Potência: até 7700W
  • Bivolt automático
  • Controle eletrônico com visor digital
  • Design sofisticado
  • Sensor de temperatura

Ponto forte: ajuste fino da temperatura e visual moderno.

4. Maxi Ducha Lorenzetti 5500W

Compacto e eficiente, o Maxi Ducha é ótimo para banheiros pequenos e para quem não precisa de nada muito avançado.

  • Potência: 5500W
  • Voltagem: 127V ou 220V
  • Três temperaturas
  • Chave seletora de fácil acesso
  • Boa durabilidade

Ponto forte: custo baixo e instalação simples.

5. Fame Ducha Intense 7800W

Para quem quer um banho forte mesmo com pouca pressão d’água, essa ducha é ideal. Ela vem com pressurizador embutido.

  • Potência: 7800W
  • Voltagem: 220V
  • Alta vazão de água
  • Jato forte e uniforme
  • Haste para troca de temperatura

Ponto forte: ótimo desempenho em locais com pressão baixa.

6. Acqua Duo Ultra Lorenzetti

Esse é um modelo mais premium. Une design bonito com um banho delicioso, e ainda tem opção de ducha manual.

  • Potência: até 7800W
  • Duas saídas de água: ducha e chuveiro
  • Resistência blindada
  • Controle eletrônico de temperatura
  • Ideal para banheiros modernos

Ponto forte: dois tipos de jato em um só aparelho.

7. Corona Optima Eletrônica

Um dos modelos mais silenciosos e estáveis em temperatura. Tem acabamento bonito e também um ótimo espalhador.

  • Potência: 7500W
  • Voltagem: 220V
  • Comando eletrônico
  • Design elegante e compacto
  • Fácil instalação

Ponto forte: banho constante sem oscilação de temperatura.

8. Zagonel Sublime Eletrônica

Talvez menos conhecida que as marcas tradicionais, mas surpreende pela potência e eficiência.

  • Potência: 7500W
  • Voltagem: 220V
  • Controle eletrônico
  • Espalhador grande
  • Visual moderno

Ponto forte: excelente custo-benefício com desempenho acima da média.

9. Bognar Autolimpante Cromado

Esse é pra quem se preocupa com visual e durabilidade. Tem um acabamento cromado que dá um toque de sofisticação ao banheiro.

  • Potência: 6800W
  • Voltagem: 220V
  • Sistema autolimpante
  • Design moderno
  • Resistente à corrosão

Ponto forte: ótimo para quem quer unir estética e praticidade.

10. Ducha Duo Shower Quadra Lorenzetti

Um modelo top de linha da Lorenzetti, com ducha manual e várias funções. Ótimo para banheiros de alto padrão.

  • Potência: 7800W
  • Voltagem: 220V
  • Design quadrado e elegante
  • Ducha articulável e chuveiro principal
  • Controle eletrônico

Ponto forte: conforto, potência e visual moderno em um só produto.

O que observar antes de comprar um chuveiro?

Na hora de escolher o melhor chuveiro para você, é importante prestar atenção em alguns detalhes:

✔ Potência

Quanto maior a potência, mais quente será a água. Em regiões frias, escolha modelos com pelo menos 6800W.

✔ Tipo de controle

  • Comando eletrônico: permite ajuste mais preciso da temperatura.
  • Multitemperaturas: oferece 3 ou 4 opções fixas.

✔ Tamanho do espalhador

Modelos com espalhador grande deixam o banho mais confortável, pois a água cobre melhor o corpo.

✔ Pressão da água

Se sua casa tem baixa pressão, procure modelos com pressurizador embutido.

✔ Instalação

Cheque a voltagem do seu chuveiro (127V ou 220V) e se a fiação suporta a potência. Um eletricista pode ajudar nessa etapa.

Vantagens de investir em um bom chuveiro

  • Conforto térmico: nada como um banho quentinho no inverno.
  • Economia de energia e água: modelos mais modernos economizam até 30%.
  • Durabilidade: modelos de qualidade duram anos com pouca manutenção.
  • Segurança: chuveiros certificados têm proteção contra choques.

Comparativo Rápido dos Modelos

Modelo Potência Controle de temperatura Pressurizador Destaque
Advanced Lorenzetti 7500W Eletrônico Sim Custo-benefício e potência
Bella Ducha 4T 6800W 4 temperaturas Não Econômico
Hydra Safira Digital 7700W Digital Não Design e tecnologia
Maxi Ducha 5500W 3 temperaturas Não Simples e eficiente
Ducha Intense Fame 7800W Haste Sim Pressão alta
Acqua Duo Ultra 7800W Eletrônico Sim 2 em 1: ducha e chuveiro
Corona Optima 7500W Eletrônico Não Temperatura estável
Zagonel Sublime 7500W Eletrônico Não Desempenho e preço
Bognar Autolimpante 6800W 3 temperaturas Não Estética e fácil limpeza
Duo Shower Quadra 7800W Eletrônico Sim Alto padrão e funcionalidade

Escolher o melhor chuveiro faz toda a diferença no dia a dia. Seja para começar o dia com disposição ou relaxar depois do trabalho, o banho é aquele momento só seu. Com tantas opções no mercado, é possível encontrar chuveiros potentes, econômicos e modernos, seja você uma pessoa mais prática ou alguém que valoriza cada detalhe.

Se busca custo-benefício, o Advanced e o Bella Ducha são escolhas certeiras. Para quem prefere um banho mais potente e tecnológico, o Safira ou o Duo Shower Quadra são os favoritos. Basta avaliar seu orçamento, o espaço do seu banheiro e a instalação elétrica para fazer a escolha certa.

Da para pagar conta de luz com cartão de crédito?

Sabe aquele dia em que a conta de luz vence e o dinheiro do mês já foi quase todo embora? Se você já se perguntou “dá para pagar conta de luz com cartão de crédito?”, a resposta é sim. Mas antes de sair passando o cartão na fatura, é bom entender direitinho como isso funciona, quando vale a pena e quais são os riscos envolvidos. Neste artigo completo, vamos explicar tudo de forma clara, simples e direta — do jeito que a maioria das pessoas gosta. Bora entender?

Como funciona o pagamento de conta de luz com cartão de crédito?

Hoje em dia, graças à tecnologia e aos aplicativos, dá para pagar quase tudo com o cartão. Com a conta de energia elétrica não é diferente. O pagamento pode ser feito de duas formas:

1. Pelo site ou app da distribuidora de energia

Algumas companhias elétricas já oferecem a opção de pagamento com cartão diretamente em seus canais digitais. Por exemplo, clientes da Enel ou CPFL conseguem pagar suas faturas usando cartão de crédito sem sair do app oficial.

2. Por aplicativos e carteiras digitais

Plataformas como:

  • PicPay
  • Mercado Pago
  • RecargaPay
  • PagBank
  • 99Pay
  • Nubank (em alguns casos)

…também permitem pagar contas de consumo com cartão. Basta escanear o código de barras ou digitar a numeração e escolher “crédito” como forma de pagamento.

Quais são as vantagens de pagar no crédito?

Usar o cartão pode parecer arriscado para alguns, mas em certos momentos, é uma salvação. Veja os principais benefícios:

  • Adiar o pagamento por até 40 dias (a depender da data de fechamento da fatura do cartão)
  • Parcelamento da conta em várias vezes

  • Acumular pontos, cashback ou milhas no cartão
  • Não ficar com o nome sujo por atraso na fatura da luz
  • Resolver tudo sem sair de casa, direto do celular

Tem algum custo extra envolvido?

Sim, e esse é o grande ponto de atenção. Quando você paga uma conta de luz com cartão de crédito por meio de apps ou carteiras digitais, normalmente existe uma taxa de serviço, que varia entre 1,99% e 4,99% sobre o valor da conta.

Por exemplo:
Se sua conta de luz for R$ 200, e a taxa for de 3,99%, o custo adicional será de R$ 7,98. Então, o total cobrado no cartão será de R$ 207,98.

Alguns aplicativos até oferecem promoções de taxa zero, mas geralmente é só na primeira vez ou para usuários que fazem parte de um plano pago (como o RecargaPay Prime+).

Posso parcelar a conta de luz com cartão?

Sim, em muitos apps dá para parcelar em até 12 vezes. Porém, assim como na taxa de serviço, o parcelamento com juros também precisa ser bem avaliado.

Por exemplo:

  • Conta de luz: R$ 300
  • Parcelamento: 3x de R$ 110
  • Total final: R$ 330
  • Juros embutidos: R$ 30

Dependendo do seu limite disponível e do valor da conta, talvez não compense entrar no parcelamento.

É seguro pagar conta de luz com cartão?

Sim, desde que você utilize aplicativos confiáveis e com boa reputação. Nunca passe seus dados de cartão em sites desconhecidos. Verifique se o app tem boas avaliações na loja do seu celular e se possui certificados de segurança.

As plataformas mais populares como PicPay, Mercado Pago e Nubank oferecem proteção antifraude, criptografia e autenticação em duas etapas.

Vale a pena pagar conta de luz no crédito?

Depende. Veja alguns cenários onde pode valer a pena:

  • Você está com pouco dinheiro no momento e precisa adiar o gasto
  • Quer juntar milhas ou pontos no programa do seu cartão
  • Está numa promoção de taxa zero no app
  • Vai parcelar para não atrasar o pagamento
  • Precisa manter o nome limpo e não tem outra opção no momento

Agora, se o cartão já está cheio, os juros são altos ou você tem outro meio de pagar sem taxas, talvez não seja a melhor ideia.

Como pagar conta de luz com cartão passo a passo

Se você quer experimentar pagar sua próxima conta de luz no cartão, veja um passo a passo básico usando um app comum como o Mercado Pago:

  1. Abra o app no celular
  2. Toque em “Pagar Contas”
  3. Escaneie o código de barras da conta ou digite manualmente
  4. Selecione “Cartão de Crédito” como forma de pagamento
  5. Escolha a quantidade de parcelas (se quiser)
  6. Confira os valores, taxas e o total final
  7. Confirme o pagamento com sua senha ou biometria

Pronto! Em segundos a conta estará paga e o comprovante será gerado no app.

Dá para agendar o pagamento ou deixar automático?

Sim, e isso ajuda bastante quem tem rotina corrida ou costuma esquecer vencimentos. Em alguns aplicativos, como o RecargaPay, dá para cadastrar a conta de luz como “conta recorrente”. Todo mês, o valor será pago com seu cartão automaticamente.

Mas cuidado: o valor da conta pode variar. Se o limite do seu cartão estiver baixo, o agendamento pode falhar. Sempre monitore os valores.

Posso pagar contas atrasadas com cartão?

Em muitos casos, sim. Desde que o código de barras esteja válido, dá para pagar faturas vencidas com o cartão. Mas, atenção:

  • Pode haver multas e juros embutidos

  • Algumas companhias reemitem um novo boleto atualizado

  • O código de barras pode ser diferente após o vencimento

Se o app não aceitar, entre no site da sua fornecedora de energia e veja se há a opção de gerar uma 2ª via atualizada.

Quais cuidados devo ter?

  • Não se acostume a usar o cartão sempre, pois isso pode virar uma bola de neve
  • Evite parcelar várias contas ao mesmo tempo
  • Confira o total da fatura do cartão antes de usar o crédito
  • Priorize formas de pagamento sem taxa, se possível
  • Guarde os comprovantes por segurança, principalmente se for a conta de luz de empresas

Dúvidas frequentes

Se eu pagar no crédito, a energia continua ativa mesmo sem o valor cair na hora?
Sim. O pagamento é considerado imediato, mesmo que o cartão vá pagar só na sua próxima fatura.

Posso usar cartão virtual?
Pode sim! A maioria dos aplicativos aceita cartões virtuais gerados pelo app do banco ou fintech.

O cartão precisa estar no meu nome?
Nem sempre. Alguns apps aceitam cartões de terceiros, mas é bom conferir as regras para evitar bloqueios.

E se o pagamento for recusado?
Você será notificado na hora. Tente outro cartão ou forma de pagamento e entre em contato com a operadora se necessário.

Então sim, dá para pagar conta de luz com cartão de crédito, e essa é uma opção real, prática e até estratégica para quem sabe usar bem. Só é preciso ficar de olho nas taxas, nos juros e no limite do seu cartão. Quando bem usado, o crédito pode te tirar de um aperto, permitir benefícios como cashback e ainda evitar que seu nome vá parar nos birôs de cobrança.

Mas atenção: isso não deve virar hábito. O ideal é manter suas contas em dia dentro do orçamento mensal e usar o cartão como ferramenta, não como bengala financeira. Com equilíbrio, planejamento e atenção às condições, pagar a conta de luz com cartão vira mais um recurso ao seu favor.

Quais são os Canais de Atendimento da Enel São Paulo?

Você já ficou sem energia em casa ou precisou resolver alguma pendência na conta de luz e não sabia por onde começar? Se mora na capital paulista ou em algum município atendido pela Enel SP, entender quais são os canais de atendimento da Enel São Paulo pode poupar tempo e dor de cabeça. A empresa oferece diferentes formas de contato, desde canais digitais até atendimento presencial. A seguir, veja cada opção explicada de forma prática, humana e sem enrolação.

Por que conhecer os canais de atendimento da Enel?

Ter à mão os canais certos da Enel é importante para:

  • Informar falta de luz rapidamente
  • Solicitar a segunda via da conta
  • Negociar débitos ou fazer reclamações
  • Alterar titularidade ou endereço
  • Pedir nova ligação de energia

Com o número correto ou o link direto, você evita filas, economiza tempo e resolve tudo de forma mais tranquila.

Telefone Enel São Paulo

Central de Atendimento (SAC)

O principal canal para atendimento geral é o número 0800 72 72 120. Nele, você consegue:

  • Falar com atendente humano
  • Solicitar 2ª via da conta
  • Informar problemas na rede elétrica
  • Pedir religação
  • Tirar dúvidas sobre cobranças

Funciona todos os dias, 24 horas por dia.

Emergência – Falta de energia

Se faltou luz na sua casa ou teve algum problema urgente com a rede elétrica, ligue para o 0800 72 72 196. Esse canal é exclusivo para emergências e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Atendimento para pessoas com deficiência auditiva ou de fala

Existe um canal exclusivo para pessoas com deficiência auditiva, no número 0800 77 28 626. A comunicação é adaptada para melhor acessibilidade.

WhatsApp Enel São Paulo

A Enel oferece atendimento via WhatsApp com a assistente virtual “Elena”. Para iniciar uma conversa, é só adicionar o número (21) 99601-9608 no seu celular.

Pelo WhatsApp você consegue:

  • Solicitar 2ª via da conta
  • Informar falta de luz
  • Consultar débitos
  • Ativar débito automático
  • Solicitar religação
  • Atualizar cadastro

O atendimento é rápido, prático e pode ser feito a qualquer hora.

SMS Enel

Se você não está com internet no momento e precisa registrar a falta de energia, envie uma mensagem de texto (SMS) para o número 27373 com a palavra “LUZ” seguida do número da instalação. Exemplo: LUZ 123456789

Também é possível solicitar a conta por SMS. Para isso, mande:
CONTA 123456789 para o mesmo número 27373.

Esse canal é muito útil quando o sinal da internet está ruim, mas você ainda consegue enviar mensagens.

Aplicativo Enel

O app da Enel está disponível gratuitamente para Android e iOS. Nele, você consegue:

  • Gerar 2ª via da conta
  • Registrar falta de energia
  • Acompanhar solicitações
  • Solicitar ligação nova
  • Fazer alteração cadastral
  • Solicitar religação
  • Ativar débito automático

É uma das formas mais práticas de resolver suas demandas, sem precisar falar com ninguém.

Agência Virtual no site da Enel SP

O site oficial da Enel São Paulo tem uma área chamada “Agência Virtual”, onde você pode:

  • Consultar débitos
  • Emitir segunda via
  • Alterar dados cadastrais
  • Solicitar ligação nova
  • Registrar falta de luz
  • Fazer denúncia

A navegação é simples e o serviço pode ser feito de qualquer computador ou celular com internet.

Atendimento Presencial

Se você prefere resolver tudo pessoalmente, também dá para ir até uma loja física da Enel. Em São Paulo e na região metropolitana, existem várias unidades.

Nas agências, você pode:

  • Tirar dúvidas com um atendente
  • Levar documentação para novos pedidos
  • Resolver pendências mais específicas
  • Apresentar reclamações pessoalmente

Antes de ir até uma loja, o ideal é agendar pelo site ou pelo aplicativo, evitando filas e tempo de espera.

Atendimento para Empresas e Construtoras

A Enel tem canais exclusivos para empresas, construtoras e clientes do setor público. Isso inclui WhatsApp e e-mail.

WhatsApp corporativo

  • (11) 94551-5574 – para empresas e órgãos públicos
  • (11) 2195-7695 – para construtoras ou múltiplas unidades

Esses canais atendem demandas como:

  • Projetos de ligação
  • Atendimento técnico
  • Negociação de grandes contas

E-mails de atendimento empresarial

Alguns e-mails que você pode utilizar:

  • captacao.sp@br.enel.com
  • clientes.corporativos.sp@br.enel.com
  • clientes.governo.sp@br.enel.com
  • ligacao.emuc.sp@br.enel.com
  • servicos.tecnicos.sp@br.enel.com

Importante sempre colocar no e-mail:

  • Nome da empresa
  • CNPJ
  • Telefone para retorno
  • Detalhamento do pedido

Ouvidoria Enel São Paulo

A Ouvidoria é o canal usado quando os outros não resolvem seu problema. Para acionar esse serviço, é importante já ter passado por outro canal (SAC, WhatsApp, etc.) e ter um número de protocolo.

Como entrar em contato com a Ouvidoria:

  • Telefone: 0800 72 73 110 (de segunda a sexta, das 8h às 18h)
  • Carta: pode enviar correspondência com os detalhes da solicitação, anexando documentos, caso necessário.

Esse canal é indicado para:

  • Reclamações que não foram resolvidas
  • Denúncias
  • Sugestões e elogios
  • Casos que envolvam descaso ou falhas no atendimento

Redes Sociais

A Enel também está presente nas redes sociais e responde mensagens via:

  • Facebook (caixa de mensagens)
  • Twitter (DM e replies)
  • Instagram (comentários e inbox)

Não é o canal mais rápido, mas pode ser útil para alertar em situações emergenciais que estão afetando um bairro inteiro, por exemplo.

Tabela Resumo dos Canais

Canal Contato Indicação Principal
Central SAC 0800 72 72 120 Dúvidas, 2ª via, atendimento geral
Emergência 0800 72 72 196 Falta de luz ou acidentes elétricos
WhatsApp Elena (21) 99601-9608 2ª via, falta de luz, débitos
WhatsApp Corporativo (11) 94551-5574 / (11) 2195-7695 Empresas, construtoras
SMS 27373 Falta de luz e solicitação de conta
Aplicativo Enel (Android / iOS) Serviços digitais completos
Agência Virtual Site oficial Segunda via, débitos, solicitações online
Atendimento Presencial Lojas Enel Atendimento presencial com documentos
Ouvidoria 0800 72 73 110 Reclamações formais e não resolvidas

Dicas para resolver mais rápido

  • Tenha sempre o número da instalação em mãos (fica na conta).
  • Salve o WhatsApp Elena no celular e já inicie a conversa com o número.
  • Para problemas que envolvam contas antigas ou erros graves, sempre anote o protocolo.
  • Em caso de urgência, ligue, não espere resposta por e-mail ou redes sociais.

Saber quais são os canais de atendimento da Enel São Paulo pode evitar muita dor de cabeça, principalmente quando surge uma urgência como queda de energia ou problemas na conta. A boa notícia é que existem várias formas de resolver tudo, seja por telefone, WhatsApp, aplicativo ou até mesmo indo numa loja presencial. Com o número da instalação em mãos e paciência, dá pra resolver quase tudo sem sair de casa.

10 Melhores Modelos de Nobreaks para Comprar

Se você já perdeu um documento importante por causa de uma queda de energia ou teve prejuízo com equipamentos eletrônicos queimados, já deve ter pensado em comprar um nobreak. Esse equipamento essencial funciona como um backup automático de energia, protegendo seus aparelhos contra apagões repentinos, picos de tensão e até surtos elétricos.

Neste guia completo, vamos listar os 10 melhores modelos de nobreaks para comprar, explicando os diferenciais de cada um, para qual tipo de uso são mais indicados e os critérios importantes para não errar na hora de escolher. Tudo isso com uma linguagem simples, prática e direta ao ponto.

O que é um Nobreak?

Antes de mergulhar na lista dos modelos, vale lembrar rapidamente o que é um nobreak. O nome vem do inglês “no break”, ou seja, sem interrupção. Ele mantém seus equipamentos funcionando por alguns minutos (ou até horas) mesmo quando a energia acaba, além de proteger contra picos, variações e instabilidades da rede elétrica.

Ideal para:

  • Computadores de trabalho
  • Câmeras de segurança
  • Centrais telefônicas
  • Equipamentos hospitalares
  • Caixas registradoras

Como Escolher um Bom Nobreak?

Nem todo nobreak serve para qualquer situação. Alguns são mais simples e baratos, ideais para casa. Outros são robustos e indicados para empresas ou servidores.

Veja o que observar:

  • Potência em VA (volt-ampère): indica a capacidade de carga. Quanto mais equipamentos você tiver, mais VA vai precisar.
  • Autonomia da bateria: quanto tempo o nobreak mantém os aparelhos ligados após queda de energia.
  • Tipo: interativo, online ou standby. O interativo já resolve para uso residencial. Para servidores e equipamentos sensíveis, prefira os online.
  • Número de tomadas: verifique se ele suporta todos os aparelhos que deseja conectar.
  • Funções extras: alarme sonoro, visor LCD, estabilizador interno, recarga automática da bateria.

10 Melhores Nobreaks para Comprar em 2025

Vamos ao que interessa. Abaixo está a lista com 10 modelos de nobreaks confiáveis, atualizados para quem busca desempenho, segurança e bom custo-benefício.

1. Nobreak SMS Station II 600VA Bivolt

Um dos mais populares no mercado, ideal para uso doméstico e home office. Aguenta um computador e periféricos básicos por um bom tempo.

Destaques:

  • 4 tomadas de saída
  • Estabilizador interno
  • Alarme sonoro
  • Design compacto

Indicado para quem quer proteção simples e eficaz sem gastar muito.

2. Nobreak Intelbras XNB 1440 VA

Modelo robusto para quem precisa alimentar vários aparelhos ao mesmo tempo, como modem, roteador, PC e impressora.

Diferenciais:

  • 6 tomadas
  • Bivolt automático
  • Bateria de longa duração
  • Boa ventilação interna

Ideal para escritórios pequenos.

3. NHS Premium PDV 1400VA

Modelo muito usado em comércios com caixas, maquininhas e sistemas PDV. Oferece boa autonomia e estabilidade.

Principais vantagens:

  • 6 saídas
  • Estabilizador incluso
  • Proteção contra surtos
  • Sistema inteligente de recarga

Recomendado para ambientes comerciais.

4. Ragtech Easy Way 600VA

Compacto, leve e funcional. Perfeito para quem só precisa proteger o notebook e o Wi-Fi em casa.

Características:

  • 2 saídas
  • Autonomia entre 10 a 20 minutos
  • Proteção contra subtensão
  • Preço acessível

Bom para quem não quer complicação.

5. APC Back-UPS 1500VA – BR1500G

Esse aqui é quase um tanque de guerra. Aguenta quedas longas e flutuações graves sem perder o desempenho. Bastante usado por profissionais.

Recursos premium:

  • Display LCD
  • Regulação automática de tensão
  • Software de monitoramento
  • Alta potência

Mais indicado para estúdios, gamers ou escritórios exigentes.

6. SMS Atrium 2200VA Bivolt

Nobreak de alta performance, muito usado em ambientes corporativos, clínicas e redes de servidores.

Top de linha em robustez:

  • 8 tomadas
  • Capacidade de até 2000W
  • Proteção total contra surtos
  • Tempo de autonomia prolongado

Para quem precisa de potência e segurança.

7. Intelbras BZ 1200 VA Bivolt

Com design discreto e estrutura reforçada, esse modelo atende bem tanto empresas quanto usuários domésticos que buscam confiabilidade.

Pontos positivos:

  • Conexões inteligentes
  • Carregamento automático
  • Saídas suficientes
  • Boa durabilidade

Simples por fora, forte por dentro.

8. NHS Mini III 600VA

Versão mais compacta da marca, muito escolhida por quem mora em apartamentos ou precisa mobilidade.

Funcionalidades:

  • Bivolt automático
  • Estabilizador embutido
  • LEDs indicadores
  • Baixo consumo de energia

Um dos mais econômicos da lista.

9. SMS New Station 1200VA

A versão mais parruda da Station II. Potente, com ótimos recursos para ambientes com múltiplos dispositivos conectados.

Diferenciais:

  • Display digital
  • Gerenciamento de carga
  • Bivolt com seletor manual
  • Proteção contra sobrecarga

Excelente para home studios e escritórios.

10. APC Smart-UPS 1000VA

Modelo para quem trabalha com equipamentos delicados e não pode ter interrupção alguma, nem ruído na corrente.

Destaques avançados:

  • Sistema online puro
  • Proteção de rede e dados
  • Sistema de bypass automático
  • Monitoramento via cabo USB

O mais tecnológico da lista.

Qual o melhor nobreak para mim?

Se você ainda está em dúvida sobre qual modelo escolher, veja algumas situações e o tipo de nobreak ideal para cada uma:

Residência com internet e notebook:

  • 600VA ou 700VA, com 2 a 4 tomadas
  • Nobreaks simples, interativos

Escritório pequeno com 2 computadores:

  • 1200VA a 1400VA, com 4 a 6 tomadas
  • Funções de estabilizador e proteção térmica

Empresa com servidores e rede:

  • 2000VA a 3000VA, preferencialmente nobreaks online
  • Recursos como visor LCD e gerenciamento de energia

Cuidados e Dicas Extras

  • Não sobrecarregue o nobreak: evite ligar micro-ondas, geladeira ou qualquer item com motor.
  • Faça testes mensais para verificar a autonomia da bateria.
  • Use o nobreak em local ventilado, longe da umidade.
  • Nunca cubra as saídas de ar do aparelho.
  • Em caso de uso contínuo, prefira modelos com recarga inteligente e ventilação forçada.

Vale a pena investir em um nobreak?

Sim! Um nobreak é um investimento em tranquilidade. Ele evita queima de eletrônicos caros, perda de arquivos e até danos a sistemas de segurança ou operação. Um único incidente de energia pode custar muito mais que o valor de um bom nobreak.

Se você trabalha de casa, possui câmeras, um sistema de loja, ou apenas quer proteger o que já comprou com tanto esforço, ter um nobreak é quase obrigatório.

Com tantas opções no mercado, é importante escolher um nobreak que combine com sua rotina e o nível de proteção que seus equipamentos precisam. Seja para uso pessoal, profissional ou comercial, algum dos modelos citados neste artigo certamente vai atender suas expectativas. Só não deixe para pensar nisso depois que a luz cair, né?

A dica final é: compare sempre potência, número de tomadas, tipo de proteção e autonomia da bateria. Evite escolher só pelo preço. Um bom nobreak não é gasto, é segurança com energia garantida.

Falta de luz em São Paulo Agora? Saiba o que fazer

Você tá em casa, no meio de uma tarefa importante, ou curtindo um momento de descanso, e do nada… puf! A energia acaba. A falta de luz em São Paulo já virou quase rotina em algumas regiões e continua pegando muita gente de surpresa. Mas e agora? O que fazer? Esperar? Ligar pra alguém? Tentar resolver sozinho?

Antes de bater o desespero, é importante entender o que está acontecendo, como identificar se o problema é só na sua casa ou se é geral, e o que você pode fazer até tudo se normalizar.

Neste artigo, vamos falar de forma direta e descomplicada sobre o que fazer quando falta luz em São Paulo, o que pode estar causando isso e como se proteger de prejuízos maiores. Bora?

Como saber se a falta de luz é só na sua casa ou no bairro todo?

Esse é o primeiro passo. Porque nem sempre a culpa é da concessionária. Às vezes o problema está dentro do seu próprio imóvel.

Dicas para identificar:

  • Olhe pela janela e veja se a casa do vizinho também tá no escuro.
  • Se mora em prédio, veja se as áreas comuns (escadas, portaria) estão com luz.
  • Teste os disjuntores. Se estiverem caídos, o problema pode ser interno.
  • Tente ligar alguma luz ou tomada de outro cômodo. Pode ser só um circuito afetado.

Se perceber que a queda de energia foi só na sua casa ou em parte dela, provavelmente é um problema no seu sistema elétrico. Nesse caso, nem adianta ligar pra concessionária. O ideal é chamar um eletricista de confiança.

Quais são os principais motivos da falta de energia em São Paulo?

A cidade é gigante, movimentada, com prédios, casas, empresas, comércio… Tudo isso exige uma demanda elétrica enorme. E às vezes, não dá conta. Mas existem outros fatores também.

Os motivos mais comuns são:

  • Manutenção programada da rede elétrica
  • Tempestades com raios, ventos fortes ou quedas de árvores
  • Curto-circuito ou falha em transformadores
  • Furto de cabos, que infelizmente ainda é uma realidade
  • Sobrecarregamento da rede em horários de pico
  • Acidentes com postes e fios derrubados

Em alguns casos, a energia acaba por alguns minutos. Em outros, a situação se estende por horas, ou até por dias inteiros em bairros mais afastados.

O que fazer quando falta luz?

Agora que você já percebeu que não é só na sua casa, chegou a hora de agir. Mas com calma, sempre priorizando a sua segurança.

Passo a passo do que fazer:

  1. Desligue todos os aparelhos eletrônicos
    Isso evita que queimem quando a energia voltar de forma instável.
  2. Evite abrir a geladeira ou o freezer
    O ar frio escapa e os alimentos estragam mais rápido.
  3. Use lanternas em vez de velas
    Velas podem causar incêndio. Se não tiver lanterna, use a do celular.
  4. Evite ficar mexendo na fiação
    Se não tem experiência com elétrica, não arrisque. Deixe para um profissional.
  5. Avise familiares ou vizinhos
    Principalmente se você mora com idosos ou pessoas com necessidades especiais.

Como comunicar a falta de energia?

As principais distribuidoras de energia de São Paulo têm canais para receber esse tipo de reclamação. Você pode fazer isso de diversas formas, mas sempre tenha em mãos o número do seu cliente ou o endereço completo.

Canais de atendimento comuns:

  • Aplicativo da concessionária
  • Site oficial (área do cliente)
  • Atendimento via telefone
  • WhatsApp da distribuidora (caso disponível)

Evite ficar tentando ligar várias vezes seguidas. Pode demorar, mas o sistema geralmente registra seu protocolo e informa quando o serviço será normalizado.

Quanto tempo demora pra voltar a luz?

Depende. Em manutenções programadas, o tempo costuma ser avisado antes: 2 a 4 horas. Já em emergências, o prazo pode variar bastante.

Se houver queda de árvore, fios rompidos ou acidentes graves, pode levar muito mais tempo. Às vezes a previsão é de algumas horas, mas se houver dificuldade de acesso ou chuvas contínuas, pode estender por um dia inteiro.

Fique de olho no celular (se tiver internet ou sinal), porque muitas vezes a distribuidora manda SMS avisando sobre atualizações.

O que fazer enquanto espera?

A falta de luz pode ser frustrante, mas tem formas de tornar o momento menos estressante.

Veja algumas ideias para passar o tempo:

  • Ouça música offline
  • Jogue baralho, dominó ou outro jogo de mesa
  • Leia um livro ou revista
  • Tire um cochilo, se estiver calor
  • Organize alguma gaveta ou armário

Se você tiver crianças em casa, prepare atividades simples e seguras para entreter elas. Desenhar com luz natural ou brincar de mímica são boas opções.

Pode pedir ressarcimento por prejuízo?

Sim. Se a falta de luz causar dano em aparelhos, você tem direito a solicitar reembolso. Mas precisa registrar o problema oficialmente.

Para isso, você deve:

  • Ter anotado o protocolo da reclamação
  • Guardar o aparelho danificado
  • Ter nota fiscal do equipamento
  • Fazer o pedido formal à distribuidora

Se o pedido for negado, dá pra recorrer ao Procon ou até entrar com ação judicial. Muita gente já ganhou causa por causa de perdas com quedas de energia, especialmente em áreas onde isso ocorre com frequência.

Dicas para evitar problemas com a falta de luz

Mesmo que você não consiga impedir que falte energia, dá pra se preparar para que o impacto seja menor.

Veja algumas dicas que ajudam:

  • Tenha lanternas carregadas e pilhas de reserva em casa
  • Invista em estabilizadores ou no-breaks para equipamentos sensíveis
  • Guarde água em garrafas (em caso de prédio com bomba elétrica)
  • Tenha velas seguras e suportes apropriados, só por emergência
  • Mantenha seu quadro de energia em bom estado
  • Faça revisão elétrica pelo menos 1 vez por ano

Quem mora em áreas com muitas árvores ou em bairros mais afastados da capital deve estar ainda mais preparado. As quedas costumam ser mais frequentes nessas regiões.

E se faltar luz com frequência?

Se você percebe que a energia vive caindo, mesmo sem motivo aparente, isso pode indicar problema na rede ou até má qualidade de serviço da distribuidora. Neste caso, é possível:

  • Abrir reclamações frequentes e anotar todos os protocolos
  • Pedir avaliação técnica no imóvel
  • Juntar provas e levar ao Procon, ANEEL ou outros órgãos
  • Conversar com vizinhos e registrar reclamação conjunta (isso costuma ter mais força)

Não se acostume com o descaso. Energia elétrica é um direito básico e essencial para a vida em sociedade

A falta de luz em São Paulo pode acontecer a qualquer momento, seja por problemas climáticos, acidentes, ou falhas na rede. O mais importante é manter a calma, verificar se o problema é só na sua casa, e entrar em contato com os canais oficiais da distribuidora.

Desligue seus aparelhos, preserve seus alimentos, e evite riscos desnecessários. Se os prejuízos forem grandes ou frequentes, corra atrás dos seus direitos e exija melhorias. Sua segurança e conforto devem vir em primeiro lugar.

Tarifa Social Baixa Renda: Quem Tem Direito

Quando a conta de luz começa a pesar no bolso, muita gente se pergunta se existe algum tipo de ajuda para reduzir os gastos. A boa notícia é que sim: existe um benefício chamado Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece desconto para famílias de baixa renda. Ele é um direito garantido por lei e pode fazer muita diferença no fim do mês. Só que, apesar disso, ainda tem muita gente que nem sabe que pode ter acesso ou como pedir. Se você quer entender quem tem direito à Tarifa Social, como funciona o desconto, quais documentos são exigidos e como solicitar, fica comigo até o fim deste artigo.

Neste guia completo, vamos responder as principais dúvidas e te mostrar tudo que você precisa saber sobre esse benefício que alivia a conta de energia de milhares de brasileiros.

O que é a Tarifa Social de Energia?

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um programa do Governo Federal criado para garantir que famílias de baixa renda tenham acesso à energia com um custo mais acessível. Ele dá desconto direto na conta de luz, sem a necessidade de inscrição em programas estaduais ou municipais.

Esse desconto é aplicado na fatura mensal da distribuidora de energia da sua região, como Enel, CPFL, Light, Eletropaulo, entre outras. O valor do desconto varia conforme o consumo, ou seja, quanto menos energia a família consome, maior é a porcentagem do desconto.

Quem tem direito à Tarifa Social?

Nem todo mundo pode receber esse desconto, mas os critérios são mais simples do que muita gente imagina. Tem direito à Tarifa Social Baixa Renda quem se encaixa em um dos seguintes grupos:

1. Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico)

  • Devem ter renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (ou seja, metade do salário mínimo por pessoa da família).
  • É obrigatório ter o NIS (Número de Identificação Social) ativo.

2. Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada)

  • Pessoas com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência que não conseguem se sustentar financeiramente e recebem o BPC.

3. Famílias com renda mensal de até três salários mínimos

  • Desde que tenham pessoa com doença ou deficiência que exija o uso contínuo de aparelhos elétricos (como respiradores, cadeiras motorizadas, entre outros).
  • É necessário apresentar laudo médico e a necessidade do equipamento elétrico.

Qual o valor do desconto?

O desconto da Tarifa Social varia de acordo com o consumo mensal da residência. Quanto menor o consumo, maior o desconto. Veja abaixo:

Consumo mensal (kWh) Desconto aplicado
Até 30 kWh 65%
De 31 a 100 kWh 40%
De 101 a 220 kWh 10%
Acima de 220 kWh Não há desconto

Como solicitar a Tarifa Social?

A inscrição no programa é gratuita e pode ser feita de forma simples. Veja os passos abaixo:

Passo 1 – Cadastro no CadÚnico

Se a sua família ainda não está cadastrada no CadÚnico, o primeiro passo é procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo com os seguintes documentos:

  • RG e CPF de todos da família
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda (caso tenha)
  • Certidão de nascimento ou casamento

Passo 2 – Tenha o NIS em mãos

Após o cadastro no CadÚnico, você receberá um número chamado NIS (Número de Identificação Social). Guarde esse número com cuidado, pois ele será necessário para pedir o desconto.

Passo 3 – Entre em contato com a distribuidora de energia

Com o NIS em mãos, entre em contato com a empresa de energia da sua região. Você pode fazer isso por telefone, site, aplicativo ou pessoalmente em uma agência de atendimento.

Tenha em mãos:

  • Número do NIS
  • CPF do titular da conta de luz
  • Número da instalação elétrica (que aparece na própria conta)

Passo 4 – Acompanhe a aprovação

Após o cadastro, a empresa de energia fará a validação junto ao Governo. Se estiver tudo certo, o desconto será aplicado automaticamente nas próximas faturas.

Posso solicitar em nome de outra pessoa?

Sim, é possível. Caso o titular da conta de energia não seja o responsável familiar do CadÚnico, ainda assim pode-se solicitar a inclusão. Nesse caso, será feita a vinculação entre o endereço da conta de luz e os dados do NIS.

A Tarifa Social é automática?

Desde 2022, a Tarifa Social passou a ser ativada automaticamente para quem cumpre os requisitos e está com o CadÚnico atualizado. No entanto, ainda há muitos casos em que o benefício não é aplicado automaticamente, por problemas de cadastro, divergência de dados ou ausência de vínculo entre a conta e o CPF do responsável familiar.

Por isso, vale conferir na sua conta de luz se o desconto está realmente aparecendo. Se não estiver, entre em contato com a distribuidora para regularizar a situação.

O benefício pode ser cortado?

Sim, o desconto pode ser suspenso nas seguintes situações:

  • Cadastro no CadÚnico desatualizado por mais de 2 anos
  • Desligamento voluntário da família do programa
  • Aumento da renda familiar per capita acima do limite permitido
  • Falta de vínculo entre o CPF do titular da conta e o responsável pelo NIS

Por isso, é muito importante manter o CadÚnico atualizado, com todos os dados corretos e renovar o cadastro sempre que houver mudanças na família.

Famílias indígenas e quilombolas têm mais desconto?

Sim, as famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico e com renda per capita de até meio salário mínimo têm desconto de 100% na fatura de até 50 kWh por mês.

Se a família consumir mais que isso, os mesmos percentuais da tabela tradicional são aplicados para o restante da conta.

Vantagens da Tarifa Social

Além do alívio no bolso, a Tarifa Social tem outros benefícios indiretos:

  • Incentiva o consumo consciente de energia
  • Garante acesso à energia elétrica mesmo para famílias mais vulneráveis
  • Ajuda no controle do orçamento doméstico
  • Reduz o risco de inadimplência e corte no fornecimento

Dúvidas comuns sobre a Tarifa Social

  1. Quem mora de aluguel pode ter direito?
    Sim. O que importa é que o endereço da conta de energia seja o mesmo informado no CadÚnico.
  2. Posso acumular com outros benefícios?
    Sim. A Tarifa Social é acumulativa com Bolsa Família, Auxílio Gás e outros programas sociais.
  3. Quem é MEI pode solicitar?
    Pode, desde que a renda familiar por pessoa continue dentro do limite exigido (meio salário mínimo por pessoa).
  4. Como sei se estou recebendo a Tarifa Social?
    A conta de luz deve vir com um campo específico informando o valor do desconto da Tarifa Social.

Como manter o benefício?

Para continuar com o desconto da Tarifa Social, é essencial:

  • Manter o CadÚnico atualizado a cada dois anos ou sempre que houver mudanças
  • Monitorar o consumo mensal de energia
  • Garantir que o CPF do titular da conta esteja vinculado ao NIS

Essa manutenção simples evita que o benefício seja cortado de forma inesperada.

A Tarifa Social Baixa Renda é mais do que um desconto: é um direito de quem mais precisa. Muitas famílias ainda pagam caro por não saberem que se encaixam nos critérios. Saber como funciona, quem tem direito e como solicitar pode mudar a realidade financeira do seu lar. E o melhor de tudo é que o processo não é complicado — basta manter seus dados em dia e estar atento aos requisitos. Se você conhece alguém que poderia se beneficiar da Tarifa Social, compartilha essa informação. Uma atitude simples que pode gerar muito alívio.