Dúvidas frequentes

Dúvidas Frequentes

 
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Agência virtual - Serviços online

Conheça todos os serviços que a AES Eletropaulo oferece para você na agência virtual.
 
É muito fácil, prático e rápido de usar.
Acesse Já!
Canais de atendimento

Agência Virtual

O que é a Agência Virtual?

A Agência Virtual​ é um ambiente no site da AES Eletropaulo onde é possível solicitar serviços. É um canal rápido e seguro, onde você tem acesso, 24 horas por dia. Todas as solicitações feitas pela Agência Virtual são registradas imediatamente. Para ter acesso a essas facilidades, basta informar o documento do titular (CPF ou CNPJ), o número da instalação e o código de ​segurança gerado pelo site.

Onde posso consultar meus débitos no site?

​Sim, você pode consultar seus débitos pela Agência Virtual.
Para se logar na Agência Virtual basta ser cliente cadastrado, informar seu e-mail de login, a senha de acesso e o código de segurança gerado pelo site.
Selecionar na Agência Virtual a opção Faturas e 2ª Via, você poderá visualizar os doze últimos faturamentos e a situação. Você pode consultar, imprimir e ainda pagar através de acesso automático com seu banco. Esse serviço funciona 24h e é gratuito.
Nota : Não é possível visualizar informações como débitos acima 13 meses, débitos que estejam atrelados a contratos encerrados, taxas diversas de débitos e/ou créditos, encargos, consumo Irregular, débitos de serviços, faturas de liminar e parcelas de plano de pagamento através da Agência Virtual.
Para essas informações é necessário o contato com seu gestor, com a Central de Relacionamento  Clientes Corporativos e Poder Público ou diretamente no setor de cobrança através do telefone 2195-2891 ou e-mail cobranca@aes.com. Para agilizar seu atendimento informar o nº de sua instalação. 

Posso solicitar a 2ª via da minha conta pela Agência Virtual?

Sim, você pode solicitar a 2ª via de conta de energia pela Agência Virtual. Na parte superior da página inicial, na opção Minhas Contas, você poderá ter acesso a esse serviço. A 2ª via pedida pelo site é exibida imediatamente para que você possa consultar, imprimir e ainda pagar através de acesso automático com seu banco. Esse serviço funciona 24h e é gratuito. Para se logar na Agência Virtual, informe o documento do titular (CPF ou CNPJ), número da instalação e o código de segurança gerado pelo site.

Posso solicitar a religação da energia pela Agência Virtual? Como?

​Sim, você pode solicitar a Religação pela Agência Virtual.
Para se logar na Agência Virtual basta ser Cliente cadastrado, informar seu e-mail de login, a senha de acesso e o código de segurança gerado pelo site.
Selecionar na Agência Virtual a opção Solicitação de Serviços/ Religação de Energia, você poderá ter acesso a esse serviço.

Quais serviços estão disponíveis nesse canal?

​A Agência Virtual possui uma variedade de serviços e informações para facilitar sua vida. Clique no link abaixo para ser direcionado aos serviços correspondentes o acesse a Agência Virtual para navegar e conhecer esse canal que é rapido, seguro e funciona 24 horas por dia.

 

2ª via de conta;

 
 
 
 
 
 
 

 

Ouvidoria

O que é a Ouvidoria? Quando posso registrar uma reclamação na Ouvidoria?

A Ouvidoria é um canal de contato com o cliente responsável por receber sugestões, críticas, reclamações e elogios.
Tem como principais funções registrar, analisar e tratar as manifestações relativas aos serviços prestados que não foram solucionadas pelos demais canais de atendimento, observando as normas legais e regulamentação setorial vigentes além de propor melhorias nos processos internos.
Para o registro de sua manifestação na Ouvidoria tenha sempre em mãos o número de protocolo de atendimento recebido em um dos canais de atendimento,isso agilizará seu atendimento.

 

Para entrar em contato com a Ouvidoria ligue para 0800 72 73 110(em dias úteis, das 8h às 18h), clique aqui para preencher o formulário em nosso website  ou envie um email paraouvidoria.eletropaulo@aes.com.

 

Quais os contatos e horários de atendimento da Ouvidoria?

O atendimento telefônico da Ouvidoria da AES Eletropaulo funciona de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 18h, no telefone 0800 72 73 110 ou através do preenchimento de fomulário em nosso site. Para registrar uma reclamação tenha em mãos o protocolo obtido em um dos nossos Canais de Relacionamento.

Torpedo Fácil

​O que é o Torpedo Fácil? Como utilizá-lo?

A AES Eletropaulo sempre busca inovar e oferecer aos seus clientes um número cada vez maior de opções para se relacionar conosco. O Torpedo Fácil é mais um canal de relacionamento  automatizado e GRATUITO  que a AES Eletropaulo coloca a disposição  dos seus clientes  24 horas por dia e 365 dias por ano.                                                                                                                                                                                               

Tudo de maneira simplificada utilizando somente o seu celular. Envie uma mensagem de texto para comunicar falta de luz, solicitar 2ª via de conta e religação de energia. É só enviar seu número de instalação e serviço que deseja solicitar para 27373.
Através do Torpedo Fácil você solicita serviços de forma confiavel e agil, sem precisar sair de casa ou falar com um de nossos atendentes. Saiba mais.

Como saber se o Torpedo encaminhado foi recebido pela AES?

Após enviar o Torpedo, você receberá uma mensagem com a informação solicitada e o número do Protocolo do atendimento. Ele é sua garantia de que o serviço foi registrado e repassado as equipes responsáveis. Além disso é importante para você acompanhar sua solicitação.

Posso registrar Falta de Luz pelo Torpedo Fácil? Como?

​Sim, você também pode registrar Falta de Luz pelo Torpedo Fácil de forma gratuita. Basta enviar uma mensagem de texto do seu celular para 27373  com o número de instalação e a palavra Luz. Através do Torpedo Facil ou da Agência Virtual seu pedido é registrado imediatamente.                                                                                 

Você também pode solicitar esse serviço pelos telefones abaixo:
Unidades ligadas em Média e Alta Tensão - 0800 72 71 196
Unidades Ligadas em Baixa Tensão  0800 72 72 196.

Posso solicitar a 2ª via da conta pelo Torpedo Fácil? Em quanto tempo a recebo?

​Sim, você pode solicitar a 2ª via de sua conta pelo Torpedo Fácil de forma gratuita. Basta enviar uma mensagem de texto do seu celular para 27373  com o número de instalação e a palavra Conta. Esse serviço também está disponivel através da Agência Virtual, podendo ser visualizada imediatamente para impressão.

Confira o valor da taxa.

Posso solicitar a religação de energia pelo Torpedo Fácil? Como?

​Sim, você também pode solicitar Religação pelo Torpedo Fácil de forma gratuita. Basta enviar uma mensagem de texto do seu celular para 27373  com o número de instalação e a palavra Religa. Através do Torpedo Facil ou da Agência Virtual seu pedido é registrado imediatamente.

Confira o valor da taxa.

Quais serviços acesso pelo Torpedo Fácil? Como funciona?

 

​Através do Torpedo Fácil, serviço GRATUITO de mensagem à disposição dos clientes AES, você tem acesso aos serviços de:

Aviso de falta de luz; 2ª via da conta e Religação de energia elétrica de urgência (prazo de 4 horas para atendimento)

                                                                                                                                                          

Para solicitar, basta enviar uma mensagem de texto para 27373 com o número de instalação e o nome do serviço que deseja solicitar:                                                                                                                                         
- Para informar falta de luz: digite Luz  e o número da instalação
- Para solicitar 2ª Via: Conta  e o número de instalação                                                   

- Para solicitar Religação de Urgência: Religa e o número de instalação
Após o envio das mensagens de texto, você  receberá retorno da AES Eletropaulo com o número do protocolo para acompanhar o seu pedido. Clique aqui e saiba mais.    

 

IMPORTANTE:  O envio das mensagens para o Torpedo Fácil é gratuito. Contudo poderá ser cobrada a taxa pela realização do serviço, como por exemplo a religação de urgência. Clique aqui e confira o valor das taxas de serviços.

Conta

Alteração de Razão Social

Quando devo solicitar a alteração da Razão Social?

​A solicitação de alteração de Razão Social tem por objetivo corrigir o cadastro e adequar o contrato de fornecimento de energia elétrica do cliente quando houve a alteração da Razão Social com a manutenção do mesmo CNPJ.
Documentos necessários:
Carta de solicitação do cliente ou representante legal autorizado.
Cópia da última alteração do Contrato Social, ou documento similar (Atas de Assembléia, etc...);
Cópia do cartão do CNPJ.
O prazo para resposta e envio do novo contrato de fornecimento para a assinatura do cliente, após a validação da documentação, é de  até 10 dias úteis.  

Indicadores de Qualidade de Fornecimento

Quais são os indicadores de qualidade de fornecimento de energia elétrica?

​Os indicadores de qualidade de fornecimento de energia elétrica, são apurados mensalmente e apresentados em sua  fatura de energia elétrica, com base na apuração de dois meses anteriores.
Havendo transgressão a indenização é feita espontâneamente pela concessionária , em forma de desconto na fatura de energia elétrica.

DIC - Duração de Interrupção Individual por Consumidor (Horas que o cliente ficou sem energia)
Indicador que exprime o intervalo de tempo, contínuo ou não, em que um determinado consumidor ficou privado do fornecimento de energia elétrica, no período de apuração, considerando-se as interrupções maiores ou iguais a 3 (três) minutos.
 
FIC -  Freqüência de Interrupção Individual por Consumidor (Vezes que o cliente ficou sem energia)
Indicador que exprime o número de interrupções que um determinado consumidor sofreu no período de apuração, considerando-se as interrupções maiores ou iguais a 3 (três) minutos.
 
DMIC - Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora (Máximo de horas contínuas que o cliente ficou sem energia)
Indicador que exprime o maior intervalo de tempo contínuo em que um determinado consumidor ficou privado do fornecimento de energia elétrica, no período de apuração, considerando-se as interrupções maiores ou iguais a 3 minutos, conforme estabelecido na Resolução 024/2000 da ANEEL.
 
DICRI – Duração de Interrução individual ocorrida em dia crítico por unidade consumidora:
Trata-se da relação das interrupções de longa duração (acima de 3 minutos) ocorridas em dias críticos.

Leitura

Como calcular as constantes de medição, nos medidores eletrônicos?

​Constante de Ativo e Reativo =

Relação do TC X Relação do TP X 0,3
__________________________
                   1000
Constante de Potência ( Demanda) = Resultado Acima multiplicado por 4

Como calcular o registro de consumo para os seguimentos do horário de Fora de Ponta, quando há perda de transformação?

​Leitura atual menos ( - ) a leitura anterior, o resultado deve ser multiplicado (X) por 100, e em seguinda
multiplicado (X) pela constante de ativo ou reativo.

O resultado deve ser somado ao valor apurado conforme o percentual de perda correspondente a unidade consumidora.

 

Como calcular o registro de consumo para os seguimentos do horário de Fora de Ponta, quando não há perda de transformação?

​Leitura atual menos ( - ) a leitura anterior, o resultado deve ser multiplicado (X) por 100, e em seguinda
multiplicado (X) pela constante de ativo ou reativo.

Como calcular o registro de consumo para os seguimentos do horário de Ponta, quando há perda de transformação?

Leitura atual menos( - ) a leitura anterior, o resultado deve ser multiplicado (X) pela constante de ativo ou reativo.
O resultado deve ser somado ao valor apurado conforme o percentual de perda correspondente a unidade consumidora

Em que situações a demanda é faturada proporcionalmente?

​Somente no fechamento da conta final em função de remanejamento de lote para migração ao mercado livre

Por quanto tempo a unidade consumidora pode ser faturada por média, pelo motivo de impedimento de acesso?

​Impedimento de acesso – Leitura estimada

Artigo 87 Res. 414/2010.
A leitura  por média, só pode ser realizada por até 03 ciclos consecutivos de faturamento.

 

Qual o período de intervalo de leitura permitido para o primeiro faturamento e para os

​De acordo com o Art. 84 Res. 414/2010.
No mínimo 15 e no máximo 47 dias.

Qual o período mínimo e máximo de intervalo de leitura permitido pela Resolução 414/2010 a

​Art. 84 Res. 414/2010.
O intervalo de leitura pode variar de 27 a 33 dias de acordo com o calendário de
Leitura

Exceto:
O Primeiro Faturamento,  intervalo de mínimo 15 dias e máximo 47 dias ;
Remanejamento de Rota (com comunicação escrita, pode ser feita na fatura);     
Cliente livre, livre especial ou qualquer cliente com telemedição tem intervalo de leitura  correspondente ao mês civil ( 30 dias).
Nas unidades consumidoras com telemedição a leitura é feita sempre às 00:00 hrs. do dia 1º de cada mês.

Não Entregue

Não recebi a conta de energia elétrica este mês, o que devo fazer?

É possivel obter a 2ª Via da conta de energia através de todos os canais de relacionamento da AES Eletropaulo.

A Agência Virtual é o acesso mais rapido pois você visualiza, imprime e paga sua conta automaticamente através do seu banco sem custo e prazo de entrega, pois faz tudo na hora.

Esse serviço está disponivel também através do Torpedo Fácil, enviando mensagem gratuita do seu celular para 27373 com o número de instalação e a palavra Conta. Você recebe retorno imediato com o codigo de barras para pagamento e a AES Eletropaulo envia uma 2a via para seu imóvel respeitando os seguintes prazos: Conta a vencer, até cinco dias úteis e Conta vencida até 30 dias com o custo da segunda via na proxima fatura.

A segunda via também pode ser obtida pela nossa Central de Atendimento ao Cliente. Lá, nosso atendente poderá enviá-la por e-mail com recebimento imediato ou enviá-la via Correios (prazo citado acima), além de poder imprimí-la em nossa Rede de atendimento Presencial.

Pagamento

Minha conta veio sem valor a pagar, qual o motivo?

​Pode ter havido revisão de faturamento ou pagamento em duplicidade do mês anterior com compensação realizada no mês vigente;

Pode tratar-se de faturamento de Liminar, consta no item informações o número do processo que se refere;

Qual a documentação e critérios para a Devolução de Valores referente a Res. 250/2007?

​O processo de devolução de valores da Res. 290/2007 está susejito a análise prévia.
A indenização será efetuada em nome do Titular pelo pagamento do Recibo Fatura e estará vinculada à:
Apresentação da notificação,
Recibo de pagamento do Atendimento Técnico original ou cópia autenticada;
Carta em papel timbrado (informando e-mail, telefone e conta bancária da empresa que consta no recibo de pagamento) e documentação de identificação abaixo indicada:

 - Pessoa Física:
RG, CPF ou outro documento emitido por orgão oficial que identifique o cliente, ou nos casos de representação do cliente cadastrado, procuração com fim específico com firma reconhecida;
 
 - Pessoa Jurídica:
Contrato Social, Estatuto Social, Atas de Assembléia e Eleição, RG, CPF ou outro documento emitido por orgão oficial e procurações com fim específico com firma reconhecida ou de plenos poderes para receber e dar quitação pela empresa solicitante;
 
 Após análise e deferimento da documentação encaminharemos o termo para restituição em conta corrente.
 Após a devolução do termo, assinado pelo cliente, o processo segue para a liberação do crédito na conta corrente,     cujo depósito será efetivado em até 05 dias uteis após a conferência e deferimento da área de controladoria.
 
Havendo qualquer divergência o cliente será comunicado via e-mail ou carta.
 
A Concessionária não se responsabiliza por informações bancárias, indevidas, fornecidas pelo cliente.

Pagamento em Atraso

A AES Eletropaulo pode cobrar juros e multa se houver atraso no pagamento da conta de energia?

​Sim, as contas pagas após o vencimento sofrem acréscimo moratório (multa) de 2%
(dois por cento) e juros moratório de 1% (um por cento) ao mês, além de atualização financeira (prórata-die) pela variação do IGPM, de acordo com o artigo 17, § 2º, da Lei nº. 9.427/96, com as alterações introduzidas pela Lei nº. 10.438/2002, o  art. 389 do Código Civil, com o art. 52 da Lei 8078/90 do Código de Defesa do Consumidor e a Resolução ANEEL 414 de 09 de setembro de 2010 - art. 126.

A AES Eletropaulo pode negativar meu nome no SERASA?

​Sim. A AES Eletropaulo tem parceria com o SERASA. A partir do primeiro dia útil após a data do vencimento  da conta ou de parcela de negociação o cliente fica sujeito a ter o nome incluído no cadastro da SERASA. Antes da negativação, a SERASA informa todos os clientes por meio de uma carta. O cliente tem 10 dias corridos (a contar da data de emissão da carta) para efetuar o pagamento. Após esse período, seu nome é incluído nos registros da  SERASA.                                                  

A regularização do CPF ou CNPJ do cliente é feita automaticamente após a quitação do(s) débito(s), sem que haja necessidade de o cliente entrar em contato com a  AES Eletropaulo. Clique aqui para consultar débitos através da Agência Virtual.

Recebi uma notificação do SERASA que considero indevida ou não sei a que unidade consumidora se refere, o que devo fazer?

​Nessa situação o cliente deve entrar em contato com o nosso departamento de cobrança, através do e-mail cobranca@aes.com ou telefone 2195-2891 de segunda a sexta-feira das 8h00min as 15h30min.
Se possível, informar seu nº de instalação,  anexar ao
e-mail o aviso recebido e relatar o motivo do não reconhecimento da cobrança.

Recebi uma notificação do SERASA, da qual reconheço a responsabilidade, que devo fazer?

​Após a emissão da carta de notificação, o SERASA fornece o prazo de 10 dias para que o cliente possa quitar suas pendências antes da negativação do CPF ou CNPJ. Portanto, se neste período você quitar seus débitos, a negativação não ocorrerá. A negativação é suspensa ou removida logo após confirmado o pagamento, sem a necessidade de informar a AES Eletropaulo.

Valor

A AES cobra taxa de assinatura ou de disponibilidade?

​Sim. Para as unidades consumidoras do Grupo A, o custo de disponibilidade (demanda contratada) é de no mínimo 30 kw.

Exceto:
Para clientes Rurais ou Sazonais, que podem contratar conforme cronograma de demanda mensal;
Cliente B Optante (Clientes atendidos em tensão de fornecimento do Grupo A que fazem a opção pelo faturamento do Grupo B);

Como calcular se a demanda faturada está correta, quando há perda de transformação?

​Multiplica-se (x) o maior valor de leitura de demanda registrado, pela constante de potência, o resultado deve ser somado ao valor apurado conforme o percentual de perda correspondente a unidade consumidora
Nota: Após período de teste, caso a demanda registrada seja menor que a contratada, será faturado o valor de contrato.

Como calcular se a demanda faturada está correta, quando não há perda de transformação?

​Multiplica-se (x) o maior valor de leitura de demanda registrado, pela constante de potência.

Nota: Após período de teste, caso a demanda registrada seja menor que a contratada, será faturado o valor de contrato.

 

Como é feito o faturamento da demanda, após o período de testes?

​O cliente é faturado pelo maior valor entre as seguintes demandas:
- Demanda Contratada
- Valor contratado pelo consumidor, correspondente à máxima carga a ser solicitada do sistema, no intervalo de 15 minutos;
- Demanda Registrada
Máximo valor da potência integralizada (média), no intervalo de 15 minutos consecutivos, verificado no período de faturamento.

Como sei se estou consumindo mais ou menos energia?

​Avalie o consumo de energia através do histórico dos últimos 12 meses registrado em sua conta de energia elétrica ou  acesse nossa Agência Virtual que disponibiliza em graficos seu historico de consumo.

Existe diferença entre os valores de tarifa de energia?

​Sim, o valor tarifário sofre alteração de acordo com a classe da unidade consumidora (residencia/comercial/industrial) e Grupo e Subgrupo Tarifário A (Média e Alta Tensão), Grupo B (Baixa Tensão) e de acordo com o Ambiente de Contratação (Livre ou Cativo)

Clique aqui e veja os valores de tarifa em vigor.

 

O cliente pode solicitar um novo valor de demanda durante ou após o período de testes?

Sim, o cliente tem direito, ao final do período de testes, ajustar a demanda respeitando os seguintes critérios. LIgação Nova - Pode reduzir até 50% (cinquenta por cento) da demanda inicial contratada.
Acréscimo de demanda - Pode reduzir até 50% da demanda adicional ou acréscimo solicitado, contanto que o resultado seja superior a 105% (cento e cinco por cento) da demanda contratada anteriormente.
Pode solicitar qualquer valor de acréscimo.

O que devo fazer quando observar a cobrança de Energia Reativa em minha fatura?

​Sanadas as possibilidades de erro de leitura e problemas nos equipamentos de medição, você deve contratar a ajuda de um profissional habilitado para fazer a correção do fator de potência, que deve ser sempre superior a 0,92. (Adequar o banco de capacitores).

O que fazer caso eu descorde do calculo da minha conta de energia elétrica?

Você deve analisar o seu histórico de consumo e demanda, considerando se houve aumento na produção, acréscimo de carga devido à instalação de novos equipamentos.

Avaliar se houve cobrança de multa de ultrapassagem de demanda e se há necessidade de ajuste do Contrato de Fornecimento.
Se houve faturamento por média nos últimos meses, o que pode gerar compensação no próximo ciclo de faturamento;
Se após prévia análise, você não concorde com o cálculo de sua conta de energia elétrica, pode solicitar a revisão de faturamento, através da Agência Virtual.
Para se logar basta ser cliente cadastrado, informar seu e-mail de login, a senha de acesso e o código de segurança gerado pelo site.
Selecionar Agencia Virtual, opção Solicitação de Serviços/ selecionar solicitação Revisão de Faturas, no campo Comentário informar o motivo do pedido de Revisão.

 

Posso ser ressarcido quando há falta de luz várias vezes no mês?

​Sim. Cada circuito possui um limite estabelecido para a quantidade de interrupções e o tempo em que ficou desligado. Se for identificado ultrapassagem desses indicadores, o cliente tem direito a ser ressarcido. Esse valor virá como crédito em sua conta de luz correspondente aos indicadores  DIC e do FIC, que indicam por quanto tempo e quantas vezes houve falta de luz em um determinado período. Para acompanhá-los, o cliente deve verificar o  DIC (número de horas que o cliente ficou sem energia), FIC (número de vezes em que ficou sem energia) e DMIC (máximo de horas contínuas sem energia). Os dados são encontrados na conta de luz, no campo INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇO. O processo de apuração dos indicadores técnicos da AES é certificado pela norma ISO 9001:2008. Mais informações podem ser encontradas no site da ANEEL.

Quais os percentuais aplicáveis como compensação de perdas nas unidades consumidoras que não tenham instalados os equipamentos destinados à medição de perdas de transformação? (Cabine Simplificada)

​1%  nos fornecimentos em tensão superior a 44kv (Sub Grupo A1, A2 e A3)

2,5%  nos fornecimentos em tensão igual ou inferior a 44kv (Sub Grupo A3A, A4)

Quando a unidade consumidora tem direito à Período de Testes?

​O período de testes deve ter três ciclos consecutivos e completos de faturamento, e pode acontecer nas seguintes situações:

•  Início do fornecimento
•  Migração da opção de faturamento do Grupo B para o Grupo A
•  Migração para tarifa horossazonal azul (somente no horário de ponta)
•  Acréscimo de demanda, quando maior que 5% em relação à demanda já contratada

 

Quando o cliente paga ultrapassagem de demanda, mesmo estando no período de testes?

​Durante o período de teste a cobrança por ultrapassagem de demanda poderá ser aplicada quando os valores medidos excederem à soma dos seguintes componentes de cálculo:

• A nova demanda contratada ou inicial
• 5% da demanda anterior ou inicial
• 30% da demanda adicional ou inicial

Nesses casos, a conta de energia será faturada com base na demanda medida. Quando a solicitação de acréscimo for maior que 5% da demanda contratada anteriormente, a conta será faturada com o maior valor entre a demanda registrada e a demanda contratada antes da solicitação de acréscimo.

Tenho como reduzir o valor da minha conta de energia?

​Acompanhe mensalmente seu histórico de consumo e demanda, mantendo o seu Contrato de Fornecimento adequado à essa necessidade.

Informe-se sobre projetos de Eficiência Energética, tratam-se de projetos desenvolvidos pelo cliente com ou sem parceria da Concessionária, com o objetivo de otimizar o uso de energia elétrica.

A Resolução 414/2010, Artigos 66 e 67 dispõe sobre o assunto.

 

Denúncia

Posso denunciar a utilização indevida da energia elétrica? Preciso me identificar?

​​Sim, o furto de energia é crime (artigo 155 do Código Penal), sujeito a pena de até quatro anos de reclusão. A Agência Virtual é a forma mais prática de registrar esse serviço que funciona 24 horas por dia e mantêm sigilo a respeito de quem denuncia os crimes. A denúncia também pode ser feita através de nossa Central de Atendimento ao Cliente e Rede de Atendimento Presencial.

Serviço

Como posso solicitar desligamento programado para manutenção em minha cabine primária?

​Basta ser Cliente Corporativo cadastrado, se logar na Agência Virtual informando seu e-mail de login, a senha de acesso e o código de segurança gerado pelo site. Esse serviço está disponivel na Agência Virtual, localizada na parte superior da pagina inicial, Serviços, Solicitação de Serviços, será remetido a um formulário, preencher todos os campos obrigatórios e no campo Solicitação, selecione Desligamento Programado, observar orientações do procedimento com relação ao prazo de antecedência necessário e taxa de serviço.
No campo comentário, Informar data e horário do desligamento e religação, dados de contato do responsável que estará no local no dia da execução do serviço. Anexar, ART recolhida e cópia da carteirinha do CREA do responsável técnico ( Engenheiro Eletricista ou Eletrotécnico) e Termo de Responsabilidade para desligamento de Cabine, devidamente preenchido e assinado.    

O cliente pode escalonar a demanda?

​Não, o cliente pode solicitar uma demanda com cronograma gradativo, mas só acrescendo.

Quando a AES pode realizar o corte no fornecimento de energia do meu imóvel?

​A AES pode interromper o fornecimento de energia elétrica nas seguintes situações:

1) ligações clandestinas;

2) uso de energia elétrica sem que haja relação de consumo;

3) fornecimento ilícito de energia a terceiros;

4) deficiência técnica;

5) risco eminente ou falta de segurança na unidade consumidora;

6) inadimplência precedida de notificação

Quando o cliente pode solicitar acréscimo de demanda?

​A qualquer tempo, observado o prazo de 30 dias corridos para análise e resposta técnica.

Quando o cliente pode solicitar redução de demanda? Ela é concedida imediatamente?

​O cliente pode solicitar a redução de demanda uma vez a cada 12 meses, mas ela só será considerada para efeito de faturamento após  180 dias após a data de sua solicitação.

Toda alteração de demanda solicitada pelo cliente exige análise técnica, independente do valor solicitado? Qual o prazo para resposta técnica?

​Sim, e o prazo para análise é de 30 dias corridos.

Aferição

Qual o trâmite do processo de aferição?

Aferição é feita para comparar se o valor observado no ato da vistoria e o que é aceitável pela Legislação estão iguais.
No ato da aferição forneceremos o laudo ao cliente, mediante sua assinatura.
O cliente tem a possibilidade de apresentá-lo no prazo de 30 (trinta) dias, no órgão metrológico.
Caso o medidor esteja em ordem, haverá a cobrança da taxa de  serviços, na próxima fatura.
Clique aqui e veja o prazo de atendimento e a taxa de serviço vigente, em caso de improcedência. ​

Alteração de Carga

Qual é a documentação necessária para o atendimento a solicitação de Alteração de Carga?

​Para que possamos analisar e atender  a seu pedido de alteração de carga na unidade consumidora de baixa tensão é necessário que você apresente a documentação abaixo que deve ser anexada ao formulário de solicitação de serviços Alteração de Carga.
Documentos necessários: 
Relação de Cargas detalhada por aparelhos com potência declarada em Kw, CV ou HP;(formato  pdf)
Memorial de Cálculo de Demanda; (formato  pdf)
Memorial descritivo do padrão de entrada (para carga declarada de até 40KW); (formato  pdf)
Projetos e as plantas assinados por responsável técnico em 3 vias (para carga declarada  superior a 40 KW), na extensão DWF ou DWG, desde que respeitados os limites de até 2Mb (megabyte) por arquivo, e de até 5Mb (megabyte) por email.
ART de projeto recolhida mais cópia da carteirinha do   CREA do profissional técnico responsável (Engenheiro eletricista ou técnico em eletricidade ou eletrotécnica); (formato  pdf)
ART projeto de coluna (quando ligação na coluna ou fachada) mais cópia  da carteirinha o CREA do Engenheiro Civil Responsável.(formato  pdf)
Essa solicitação é sujeita a conferência da documentação e a análise técnica, cujo prazo é de até 30 dias corridos, exceto para solicitações de redução de carga vinculadas a projetos de eficiência energética, cujo prazo é de até 45 dias.
Se você é Engenheiro ou Técnico Clique aqui e saiba mais sobre como obter a certificação digital e poder solicitar  serviços por meio eletrônico e enviar  projetos e plantas diretamente pelo email, sem a necessidade de ir até um ponto de atendimento da AES Eletropaulo.

Alteração de Data de Vencimento

Posso mudar a data de vencimento de minha conta de energia?

​Sim. O canal mais rápido para alterar a data de vencimento da conta de energia é a Agência Virtual. Para se logar na Agência Virtual basta ser cliente cadastrado, informar seu e-mail de login, a senha de acesso e o código de segurança gerado pelo site. Esse serviço está disponivel na opção Cliente Corporativo, localizada na parte superior da pagina inicial, Serviços, Solicitação de Serviços, será remetido a um formulário, preencher todos os campos obrigatórios e no campo Solicitação, selecione Alteração Data de Vencimento, no campo Comentário, informe pelo menos 3 opções da data fixa de vencimento para análise.

Alteração de Demanda

Quando solicitar a alteração da Demanda de meu contrato de fornecimento de energia?

​A solicitação de acréscimo ou redução de demanda deve ser feita pelo cliente que necessita adequar  a demanda de seu contrato de fornecimento de energia, conforme sua carga total instalada e a  capacidade máxima de utilização.

Para atendimento a essa solicitação basta preencher todos os campos do formulário de solicitação Alteração de Demanda, anexando para todos os pedidos:
A carta de solicitação informando Demanda e tarifa à ser contratada;
Carta do Consumidor autorizando a empresa instaladora a proceder ao Pedido de Alteração de Demanda, quando a solicitação for feita por terceiros;
 
Para Acrescimos de Demanda, também será necessário anexar documentação complementar, conforme o tipo de entrada primária.
 
Cabine Tipo Simplificada
-Carga total instalada e a instalar, potência do transformador;
- Regime de Trabalho (dias da semana e horário);
 
Cabine Tipo Convencional
Simplificada, Convencional ou Multimedição, com entrada aérea ou subterrânea;
- Carga total instalada e a instalar, quantidade e potência individual dos transformadores, inicial e final, e respectivas impedâncias porcentuais;
- Regime de Trabalho (dias da semana e horário);
 
Nos casos em que houver necessidade de adequação das instalações internas por parte do cliente que descaracterize o projeto aprovado na época da solicitação da ligação da unidade consumidora  haverá ainda a necessidade de apresentar as seguintes informações e documentos adicionais:
- Planta da SEE – medição e proteção, com corte transversal e longitudinal.
Responsabilidade Técnica:
- Projeto assinado por profissional técnico habilitado, registrado no CREA;
- Se Pessoa Jurídica, Certidão de Registro no CREA;
- Apresentação de copia da ART (do Projeto e da Execução);
- Carta de apresentação da Instaladora;
- Carta da Instaladora declarando estar ciente de que os prazos estabelecidos na legislação e
normas aplicáveis serão suspensos quando:
a) O interessado não apresentar as informações sob sua responsabilidade;
b) Não forem cumpridas todas as exigências legais.
 
Essa solicitação é sujeita a conferência da documentação e a análise técnica, cujo prazo é de até 30 dias corridos, exceto para solicitações de redução de demanda vinculadas a projetos de eficiência energética, cujo prazo é de até 45 dias.
 
Se você é Engenheiro ou Técnico Clique aqui e saiba mais sobre como obter a certificação digital e poder solicitar  serviços por meio eletrônico e enviar  projetos e plantas diretamente pelo email, sem a necessidade de ir até um ponto de atendimento da AES Eletropaulo.

Alteração de Demanda e Tarifa

Quando devo solicitar a alteração de Demanda e Tarifa?

​A solicitação de acréscimo ou redução de demanda e Tarifa deve ser feita pelo cliente que necessita adequar  a demanda e a tarifa de seu contrato de fornecimento de energia, conforme sua carga total instalada e a  capacidade máxima de utilização.

Para atendimento a essa solicitação basta preencher todos os campos do formulário de solicitação Alteração de Demanda, anexando para todos os pedidos:
A carta de solicitação informando Demanda e tarifa à ser contratada;
Carta do Consumidor autorizando a empresa instaladora a proceder ao Pedido de Alteração de Demanda, quando a solicitação for feita por terceiros;
 
Para Acrescimos de Demanda, também será necessário anexar documentação complementar, conforme o tipo de entrada primária.
 
Cabine Tipo Simplificada
-Carga total instalada e a instalar, potência do transformador;
- Regime de Trabalho (dias da semana e horário);
 
Cabine Tipo Convencional
Simplificada, Convencional ou Multimedição, com entrada aérea ou subterrânea;
- Carga total instalada e a instalar, quantidade e potência individual dos transformadores, inicial e final, e respectivas impedâncias porcentuais;
- Regime de Trabalho (dias da semana e horário);
 
Nos casos em que houver necessidade de adequação das instalações internas por parte do cliente que descaracterize o projeto aprovado na época da solicitação da ligação da unidade consumidora  haverá ainda a necessidade de apresentar as seguintes informações e documentos adicionais:
- Planta da SEE – medição e proteção, com corte transversal e longitudinal.
Responsabilidade Técnica:
- Projeto assinado por profissional técnico habilitado, registrado no CREA;
- Se Pessoa Jurídica, Certidão de Registro no CREA;
- Apresentação de copia da ART (do Projeto e da Execução);
- Carta de apresentação da Instaladora;
- Carta da Instaladora declarando estar ciente de que os prazos estabelecidos na legislação e
normas aplicáveis serão suspensos quando:
a) O interessado não apresentar as informações sob sua responsabilidade;
b) Não forem cumpridas todas as exigências legais.
 
Essa solicitação é sujeita a conferência da documentação e a análise técnica, cujo prazo é de até 30 dias corridos, exceto para solicitações de redução de demanda vinculadas a projetos de eficiência energética, cujo prazo é de até 45 dias.
Se você é Engenheiro ou Técnico Clique aqui e saiba mais sobre como obter a certificação digital e poder solicitar  serviços por meio eletrônico e enviar  projetos e plantas diretamente pelo email, sem a necessidade de ir até um ponto de atendimento da AES Eletropaulo.

Alteração de Endereço de Entrega

Posso alterar o endereço de entrega da conta de energia?

​Sim. O canal mais rápido para alterar a data de vencimento da conta de energia é a Agência Virtual. Para se logar na Agência Virtual basta ser cliente cadastrado, informar seu e-mail de login, a senha de acesso e o código de segurança gerado pelo site. Esse serviço está disponivel na opção Cliente Corporativo, localizada na parte superior da pagina inicial, Serviços, Solicitação de Serviços, será remetido a um formulário, preencher todos os campos obrigatórios e no campo Solicitação, selecione Alteração Endereço de Entrega, no campo Comentário, informe o endereço completo com CEP, onde a conta deve ser entregue.

Atualização Cadastral

Por que é necessário manter a fatura de energia elétrica em nome do atual responsável?

Para a AES Eletropaulo o responsável pelo consumo e utilização da energia de uma unidade consumidora é o titular da conta de energia. Por isso é de grande importância manter esses dados sempre atualizados.
A atualização dos dados na conta de energia é uma segurança de que somente estará sob sua responsabilidade as obrigações contratuais e as faturas geradas em seu nome durante a vigência do Contrato de Fornecimento de Energia firmado entre as partes.

 

Posso corrigir ou atualizar dados cadastrais como Dados Cadastrais como: Número do CNPJ, Inscrição Estadual/Municipal, Número do prédio, erro de digitação na Razão Social, E-mail, Telefone, Fax, pela Agência Virtual?

​Sim. Basta ser Cliente Corporativo cadastrado, se logar na Agência Virtual informando seu e-mail de login, a senha de acesso e o código de segurança gerado pelo site. Esse serviço está disponivel na Agência Virtual, localizada na parte superior da pagina inicial, Serviços, Solicitação de Serviços, será remetido a um formulário, preencher todos os campos obrigatórios e no campo Solicitação, selecione Alteração Cadastral, no campo Comentário, informe os dados que necessitam ser alterados.

Corte a Pedido

Quando devo retirar da minha responsabilidade a conta de energia de uma unidade consumidora, solicitando o corte definitivo?

​Clientes do Grupo A - Instalações de Média e Alta Tensão:

O cliente deve formalizar o pedido de  Rescisão Contratual com antecedência mínima de 180 (cento e oitenta) dias da data pretendida para o corte, informando o motivo da rescisão contratual e o endereço para envio da fatura final (consumo / demanda).
Esta solicitação deverá ser efetuada somente pelo titular da fatura de energia elétrica e não poderá ser condicionada à quitação dos débitos.
O cliente deve informar a data pretendida para Corte Definitivo.

Débito Automático

Posso cadastrar minha conta para pagamento através de Débito Automático?

​Sim. Caso essa alteração seja para um de nossos bancos conveniados  (Bradesco,Itaú ou Banco do Brasil) o recadastramento pode ser realizado através da Agência Virtual. Clique aqui para realizar agora seu cadastro. Caso a alteração seja para uma outro banco, será necessário solicitar a mudança na agência bancária correspondente.

Iluminação Pública

Onde reclamo sobre lâmpadas do sistema de iluminação pública acesas durante o dia, apagadas durante a noite ou quebradas?

​O canal mais rápido para solicitar reparos na Iluminação Pública é através do site. 

Na pagina inicial, selecione Serviços e Coberturas/Iluminação Pública, você poderá solicitar o serviço de acordo com o Município.
Lembrando que alguns locais esses reparos não são de responsabilidade da AES Eletropaulo. Clique aqui para conhecer essa facilidade.

 

Liberação/Fornecimento de pulsos

Qual a finalidade do controle de fornecimento de Pulso?

A liberação de fornecimento ou sinal de pulso, possibilita ao cliente  acompanhar, através de seu controlador de pulsos de potência, os valores medidos e totalizados a cada 15 minutos para sua unidade consumidora.
Possibilita um maior controle sobre seus picos de utilização de demanda e dá ao cliente condições de adequar o fator de potência.
Haverá a formalização de um contrato de prestação de serviços entre as partes 
que  está sujeito a cobrança de taxa, conforme previsto em contrato.
A aquisição, instalação e manutenção do controlador de demanda, é de responsabilidade do cliente e o equipamento deve ser adquirido no mercado. A concessionária só realiza a liberação do sinal óptico.
Clique aqui para informação sobre a taxa de serviço vigente.

Pagamento em Atraso

A AES Eletropaulo pode recusar o atendimento de uma solicitação/serviço se eu estiver em débito?

​Sim. Em conformidade com a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, as concessionárias de energia, pode condicionar o atendimento de alguns serviços à quitação de débitos, inclusive em caso de troca de responsabilidade.

Pedido de Indenização

A AES pode me ressarcir pelo estrago de equipamentos elétricos e eletrônicos provocado por falha na rede de distribuição? Como solicito a indenização?

​No que diz respeito a possibilidade de ressarcimento para unidades consumidoras atendidas no Grupo A - Média e Alta Tensão, conforme Resolução 414/2010, Artigo 203, não confere às Concessionárias de Distribuição indenizar os aparelhos eletro-eletrônicos danificados por perturbação de Rede Elétrica de Distribuição em unidades atendidas em tensão superior a 2,3 kV.

Poda de Árvore

Qual o trâmite e critérios a observar para a execução de poda de árvore?

​Após a abertura do pedido de poda de árvore, por iniciativa do cliente ou da Prefeitura Municipal, a AES Eletropaulo realiza uma vistoria local para avaliar os riscos e a necessidade de apoio de terceiros como DETRAN,
para posteriormente programar a execução do serviço.

Em cumprimento a normas de segurança e legislação ambiental, o trâmite desse processo pode levar de 30 á  120 dias corridos, após a data da solicitação do cliente privado ou Prefeitura Municipal.
 
A Aes Eletropaulo, só está autorizada a executar podas de árvores, sem a autorização da Prefeitura Municipal, em atendimentos emergenciais. Estando a poda limitada aos galhos que impedem o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica local.
 
Observação: Tratando-se de poda/remoção de árvores localizadas em propriedades particulares, a destinação do resíduo vegetal fica sob responsabilidade do proprietário (cliente).
Os serviços de apoio para a poda interna da árvore (galhos que não estão em contato com a rede elétrica) e limpeza do terreno , só devem ser contratados pelo cliente após a confirmação da data programada para a execução do serviço de  poda de árvore solicitado a AES Eletropaulo.

Totem

Com que tarifa é faturado o montante apurado como ultrapassagem de demanda?

​O maior valor de demanda registrado é faturado pelo preço da tarifa correspondente ao Contrato de Fornecimento
(Registro Máximo kW x Tarifa vigente).

A diferença maior entre o montante de contratado e o registrado, considerando o limite de ultrapassagem, será faturado pelo valor correspondente a 2 vezes o valor da tarifa normal.
Verifique aqui os valores das tarifas.

 

Transferência de Responsabilidade

Como posso solicitar a Transferência de Responsabilidade?

​Para solicitar a Transferência de Responsabilidade, é necessário ser cliente cadastrado, se logar na Agência Virtual informando seu e-mail de login, a senha de acesso e o código de segurança gerado pelo site.

Esse serviço está disponivel na opção Cliente Corporativo, localizada na parte superior da pagina inicial, Serviços, Solicitação de Serviços, será remetido a um formulário, preencher todos os campos obrigatórios e no campo Solicitação, selecione Transferência de Responsabilidade, anexar os documentos informados no campo Procedimento e incluir no campo Comentário, informações adicionais que julgar necessárias.

Verificação de Medidor

O que devo checar antes de fazer uma solicitação de verificação do medidor?

​A verificação de medidor é realizada com o objetivo de assegurar o correto funcionamento
do equipamento utilizado para medir o consumo de energia elétrica de um imóvel. Antes de registrar essa solicitação e acionar uma equipe da AES Eletropaulo é importante realizar o teste do medidor, a fim de verificar não se tratar de um defeito na instalação interna. Descartada essa possibilidade, solicite a verificação através do formulário de serviço.
Por não tratar-se de aferição esse atendimento é feito em até 10 dias úteis sem a há cobrança de taxa.

Verificação de Tensão e Interferência

A luz da minha residência oscila ou falta constantemente, o que fazer?

Se você perceber mudanças constantes na luminosidade (ora forte, ora fraca ou piscando) ou que algum equipamento elétrico não funciona, ou micro interrupçãoes frequentes, e que já verificou as instalações internas junto a um profissional de sua confiança e não identificou problemas internos, solicite uma Verificação de Nível de Tensão, Interferência ou Interrupção através da Agência Virtual.

Basta ser cliente cadastrado, se logar na Agência Virtual informando seu e-mail de login, a senha de acesso e o código de segurança gerado pelo site. Esse serviço está disponivel na Agência Virtual, localizada na parte superior da pagina inicial, Serviços, Solicitação de Serviços, será remetido a um formulário, preencher todos os campos obrigatórios e no campo Solicitação, selecione Reclamação de Tensão (RT) ou Reclamação de Interrupção (RI), no campo Comentário, informe as datas e horários das ocorrências e se a tensão fica forte ou fraca. 
Se a solicitação for considerada improcedente, haverá cobrança de taxa. Para saber o valor verifique a tabela de prazos e taxas.  

Taxas e Tarifas

Sou cliente do Grupo A - Média e Alta Tensão, quais são as opções de tarifa à serem contratadas?

​Tarifa Convencional: Demanda de 150 kW a 299 kW até Julho/2013
Demanda única -

Tarifa Convencional: Demanda inferior a 150 kW até Julho/2015;
Demanda única
Tarifa Horo-Sazonal Verde - Demanda única, superior a 30 kW para Subgrupos A4, A3A, AS.
Tarifa Horo-Sazonal Azul - Demanda por o Posto Horário (Ponta e Fora de Ponta), superior a 30 kW para Subgrupos A4, A3A, AS.
Somente na Tarifa Horo-Sazonal Azul, para Subgrupos A1, A2 e A3;
Nota: Clientes Livres podem contratar apenas Tarifas Horo-Sazonal Verde ou Azul.

 

Valor

O que é o Sistema de Bandeiras Tarifárias?

​O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha – as mesmas cores dos semáforos - e indicam o seguinte:

• Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo e parte de um patamar mais baixo que a tarifa calculada pela metodologia atual;
• Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos;
• Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 kWh consumidos.
O acionamento de cada bandeira tarifária será sinalizado mensalmente pela ANEEL, de acordo com informações prestadas pelo Operador Nacional do Sistema – ONS, conforme a capacidade de geração de energia elétrica do país.
A divulgação de aplicação da bandeira tarifária será realizada no site da ANEEL após a disponibilização de informações pelo ONS.
O período de aplicação da bandeira tarifária será o primeiro dia do mês subsequente à data de divulgação.
A aplicação das bandeiras tarifarias envolverá apenas os preços de energia (TE – kW/h).

 

Quais as taxas a AES cobra para realizar seus serviços?

​Confira os prazos e valores de todos os serviços da AES

Quando o cliente pode solicitar a Migração de tarifa?

​A cada 12 ciclos completos de faturamento, exceto nos casos de ajuste após testes,

Após ligação nova e na necessidade de novo enquadramento, em até 03 ciclos,  após ajuste tarifário  

 

Que tarifas são pagas na conta de energia?

​Confira aqui tarifas, impostos e outros encargos cobrados na conta de energia elétrica.

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