Dúvidas frequentes

Dúvidas Frequentes

 
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Agência virtual - Serviços online

Conheça todos os serviços que a AES Eletropaulo oferece para você na agência virtual.
 
É muito fácil, prático e rápido de usar.
Acesse Já!
Canais de atendimento

Agência Virtual

O que é a Agência Virtual?

A Agência Virtual​ é um ambiente no site da AES Eletropaulo onde é possível solicitar serviços. É um canal rápido e seguro, onde você tem acesso, 24 horas por dia. Todas as solicitações feitas pela Agência Virtual são registradas imediatamente. Para ter acesso a essas facilidades, basta informar o documento do titular (CPF ou CNPJ), o número da instalação e o código de ​segurança gerado pelo site.​​

O que é número de instalação Onde encontrá-lo?

O número de instalação é utilizado para identificar um imóvel que pertence a um cliente da AES Eletropaulo.
Eles são encontrados na parte superior da conta de energia em uma caixa própria e com destaque.
Clique aqui para localizá-lo em sua conta.
 

Onde posso consultar meus débitos no site?

Você pode consultar seus débitos a qualquer hora na Agência Virtual. Na parte superior da página inicial, na opção Minhas Contas, você terá acesso a um extrato de suas ultimas faturas, além de consultar seus débitos e pagá-los automaticamente no site do seu banco. Clique aqui para acessar a Agência Virtual, digitando seu documento (CPF ou CNPJ), número de instalação e código de segurança gerado pelo site e consultar suas contas de energia.

Posso alterar a data de vencimento da minha conta de energia pela Agência Virtual?

Sim. Esse é o canal mais rápido para alterar a data de vencimento da sua conta. Você terá acesso as datas disponíveis para que faça sua melhor escolha. Basta acessar a Agência virtual, informando o documento do titular (CPF ou CNPJ), número da instalação e o código de segurança apresentado pelo site e selecionar o serviço.

Posso alterar nome e CPF pela Agência Virtual?

Não. Para atualização de nome e CPF ou CNPJé necessária a apresentação dos documentos pessoalmente. Desta forma, essa alteração só pode ser feita em nossa rede de atendimento presencial. Consulte o Ponto de Atendimento mais próximo de você.

Posso alterar o endereço de entrega da conta de energia através do site?

Sim. O canal mais rápido para alterar o endereço de entrega da sua conta é a Agência Virtual. Esse serviço está disponivel na opção Minhas Contas, localizada na parte superior da pagina inicial. Clique aqui para logar na Agência Virtual, digitando seu documento do titular (CPF ou CNPJ), número de instalação e código de segurança gerado pelo site para alterar o endereço de entrega da conta.

Posso solicitar a 2ª via da minha conta pela Agência Virtual?

Sim, você pode solicitar a 2ª via de conta de energia pela Agência Virtual. Na parte superior da página inicial, na opção Minhas Contas, você poderá ter acesso a esse serviço. A 2ª via pedida pelo site é exibida imediatamente para que você possa consultar, imprimir e ainda pagar através de acesso automático com seu banco. Esse serviço funciona 24h e é gratuito. Para se logar na Agência Virtual, informe o documento do titular (CPF ou CNPJ), número da instalação e o código de segurança gerado pelo site.

Posso solicitar a religação da energia pela Agência Virtual? Como?

Sim, você pode solicitar a religação da energia elétrica em seu imóvel pela Agência Virtual. Você encontra esse serviço na parte superior da página inicial, na opção Ligação/ Religação de Energia. Acesse a Agência Virtual, informe o documento do titular (CPF ou CNPJ), número da instalação, o código de segurança gerado pelo site e siga as orientações. Você poderá escolher o tipo de religação de sua preferência: Normal com prazo de até 24h ou religação de urgência com prazo de até 4 horas (indisponivel caso o medidor tenha sido retirado). Confira aqui ​as taxas correspondentes.

Quais dados posso atualizar pela Agência Virtual?

Através da Agência Virtual você pode atualizar dados pessoais como e-mail, telefone fixo, celular e data e local de nascimento, basta clicar aqui ou realizar atualizações do seu cadastro tais como a data do vencimento, local de entrega das contas, cadastrar débito automatico entre outros disponiveis no menu da pagina principal. Além de realizar tais atualizações, você também pode permitir que a AES Eletropaulo te mantenha atualizado sobre informações diversas e do seu interesse.

Quais serviços estão disponíveis nesse canal?

Ouvidoria

O que é a Ouvidoria? Quando posso registrar uma reclamação na Ouvidoria?

A Ouvidoria da AES Eletropaulo é um canal para registrar sugestões, criticas ou elogios sobre os nossos serviços. Antes de entrar em contato com a Ouvidoria para registrar uma reclamação é necessário que procure inicialmente um de nossos Canais de Relacionamento para te auxiliar. A Ouvidoria vai avaliar com total imparcialidade os direitos e deveres do cliente e da empresa. Clique aqui para acessar esse serviço através da Agência Virtual.

Quais os contatos e horários de atendimento da Ouvidoria?

O atendimento telefônico da Ouvidoria da AES Eletropaulo funciona de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 18h, no telefone 0800 72 73 110 ou através do preenchimento de formulário em nosso site. Para registrar uma reclamação tenha em mãos o protocolo obtido em um dos nossos Canais de Relacionamento.

Rede de Atendimento Presencial

Há serviços que só podem ser realizados na Rede de Atendimento Presencial?

Sim, devido as suas caracteristicas e necessidades, alguns serviços somente podem ser realizados através de um Ponto de Atendimento Presencial. A solicitação de Transferência de Nome e a análise de isenção de débitos, são exemplos de serviços que, devido a necessidade de apresentação de documentos, só podem ser executados através da Rede de Atendimento Presencial. Confira aqui os endereços da Rede de Atendimento Presencial da AES Eletropaulo.

Quais os endereços da Rede de Atendimento Presencial?

Confira aqui os endereços da Rede de Atendimento Presencial da AES Eletropaulo.

Qual o horário de Atendimento da Rede de Atendimento Presencial?

A rede de atendimento presencial da AES funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Não há expediente nos finais de semana ou feriados. Confira aqui os endereços dos pontos de atendimento presencial da AES Eletropaulo.

Torpedo Fácil

Como saber se o Torpedo encaminhado foi recebido pela AES?

Após enviar o Torpedo, você receberá uma mensagem com a informação solicitada e o número do Protocolo do atendimento. Ele é sua garantia de que o serviço foi registrado e repassado as equipes responsáveis. Além disso é importante para você acompanhar sua solicitação.

O que é o Torpedo Fácil? Como utilizá-lo?

A AES Eletropaulo sempre busca inovar e oferecer aos seus clientes um número cada vez maior de opções para se relacionar conosco. O Torpedo Fácil é mais um canal de relacionamento automatizado e GRATUITO que a AES Eletropaulo coloca a disposição dos seus clientes 24 horas por dia e 365 dias por ano. Tudo de maneira simplificada utilizando somente o seu celular. Envie uma mensagem de texto para comunicar falta de luz, solicitar 2ª via de conta e religação de energia. É só enviar seu número de instalação e serviço que deseja solicitar para 27373. Através do Torpedo Fácil você solicita serviços de forma confiavel e agil, sem precisar sair de casa ou falar com um de nossos atendentes. Saiba mais.

Posso registrar Falta de Luz pelo Torpedo Fácil? Como?

Sim, você também pode registrar Falta de Luz pelo Torpedo Fácil de forma gratuita. Basta enviar uma mensagem de texto do seu celular para 27373  com o número de instalação e a palavra Luz. Através do Torpedo Facil ou da Agência Virtual seu pedido é registrado imediatamente. Você também pode solicitar esse serviço pelo telefone 0800 7272 196 ou através da Rede de Atendimento Presencial.

Posso solicitar a 2ª via da conta pelo Torpedo Fácil? Em quanto tempo a recebo?

Sim, você pode solicitar a 2ª via de sua conta pelo Torpedo Fácil de forma gratuita. Basta enviar uma mensagem de texto do seu celular para 27373 com o número de instalação e a palavra Conta. Esse serviço também está disponivel através da Agência Virtual, podendo ser visualizada imediatamente para impressão.

Você também pode solicitar pelo telefone 0800 7272 120, na rede de atendimento presencial e nos totens. Confira o valor da taxa​.

Posso solicitar a religação de energia pelo Torpedo Fácil? Como?

Sim, você também pode solicitar Religação pelo Torpedo Fácil de forma gratuita. Basta enviar uma mensagem de texto do seu celular para 27373 com o número de instalação e a palavra Religa. Através do Torpedo Facil ou da Agência Virtual seu pedido é registrado imediatamente.

Você também pode solicitar esse serviço pelo telefone 0800 7272 120, na Rede de Atendimento Presencial e nos totens. Confira o valor da taxa​.

Quais serviços acesso pelo Torpedo Fácil? Como funciona?

Através do Torpedo Fácil, serviço GRATUITO de mensagem à disposição dos clientes AES, você tem acesso aos serviços de:

  • Aviso de falta de luz;
  • 2ª via da conta;
  • Religação de energia elétrica de urgência (prazo de 4 horas para atendimento).

Para solicitar, basta enviar uma mensagem de texto para 27373 com o número de instalação e o nome do serviço que deseja solicitar:

  • Para informar falta de luz: digite Luz e o número da instalação;
  • Para solicitar 2ª Via: Conta e o número de instalação;
  • Para solicitar Religação de Urgência: Religa e o número de instalação.

Após o envio das mensagens de texto, você receberá retorno da AES Eletropaulo com o número do protocolo para acompanhar o seu pedido.

Após o envio das mensagens de texto, você vai receber um número do protocolo para acompanhar o seu pedido. Clique aqui e saiba mais.

IMPORTANTE: O envio das mensagens para o Torpedo Fácil é gratuito. Contudo poderá ser cobrada a taxa pela realização do serviço, como por exemplo a religação de urgência. Clique aqui​ e confira o valor das taxas de serviços.

Totem

O que é um totem e o que ele faz?

Os totens são centrais de auto-atendimento localizadas na Rede de Atendimento Presencial da AES Eletropaulo. Atráves dele você pode realizar vários serviços como: Atualização Cadastral, 2ª Via de Conta, Ligação Nova, Encerramento da Relação Contratual, Religação de Energia Elétrica, Mudança de Endereço de Entrega de Conta, Consulta de Débitos, Cadastramento de Débito Automático, Nova Data de Vencimento, Verificação de Medidor, Negociação de Débitos e etc. Tudo isso de forma agil sem precisar falar com um de nossos atendentes.
Conta

2ª Via de Conta

A data de vencimento da minha conta é prorrogada quando pago a 2ª via?

Não, a segunda via de conta não prorroga a data da vencimento. Ela é uma cópia fiel da sua conta original.

Como solicitar o benefício?

Sua família pode solicitar o cadastro em nossa Central de Atendimento (0800 72 72 120) ou em nossa Rede de Atendimento Presencial, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, observando que tal solicitação será avaliada.  Os dados a serem informados são: nome completo, CPF e carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial com foto ou ainda o RANI, no caso de indígena) informar se a família é indígena ou quilombola, número de Identificação Social – NIS ou, no caso de recebimento do Benefício de Prestação Continuada – BPC, o Número do Benefício – NB.

Para mais informações acesse a página de tarifas de energia elétrica.

Existe taxa para emissão de segunda via de conta?

Sim, sempre que o cliente solicitar uma 2a via a ser entregue novamente no endereço da instalação haverá cobrança de taxa na próxima conta. Acesse esse serviço através da Agência Virtual. É possivel visualizar, imprimir e pagar automaticamente sua conta sem taxa ou prazo de entrega.

O que é a Tarifas Social de Energia Elétrica?

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um desconto na conta de energia que pode ser concedido aos primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais

Onde solicito a 2ª via da minha conta? Em quanto tempo eu a recebo?

É possivel obter a 2ª Via da conta de energia através de todos os canais de relacionamento da AES Eletropaulo.

A Agência Virtual é o acesso mais rapido pois você visualiza, imprime e paga sua conta automaticamente através do seu banco sem custo e prazo de entrega, pois faz tudo na hora.

Esse serviço está disponivel também através do Torpedo Fácil, enviando mensagem gratuita do seu celular para 27373 com o número de instalação e a palavra Conta. Você recebe retorno imediato com o codigo de barras para pagamento e a AES Eletropaulo envia uma 2a via para seu imóvel respeitando os seguintes prazos: Conta a vencer, até cinco dias úteis e Conta vencida até 30 dias com o custo da segunda via na proxima fatura.

A segunda via também pode ser obtida pela nossa Central de Atendimento ao Cliente. Lá, nosso atendente poderá enviá-la por e-mail com recebimento imediato ou enviá-la via Correios (prazo citado acima), além de poder imprimí-la em nossa Rede de atendimento Presencial.

Quais os dados necessários para a solicitação de segunda via?

Para solicitar a 2ª via da conta de energia é necessário informar o número da instalação e o documento (CPF ou CNPJ) do titular.

Alteração de Data de Vencimento

Posso alterar a data de vencimento da minha conta de energia? Onde?

Sim. O canal mais rápido para alterar a data de vencimento da conta de energia é a Agência Virtual. Esse serviço está disponivel na opção Minhas Contas, localizada na parte superior da pagina inicial. Clique aqui para realizar essa alteração. Ressaltamos que ao realizar a alteração do vencimento o sistema só permitirá nova mudança após o período de 12 (doze) meses. Para logar na Agência Virtual, digite o documento do titular (CPF ou CNPJ), número de instalação e código de segurança gerado pelo site para alterar o endereço de entrega da conta. Esse serviço também está disponivel através do telefone 0800 7272 120 ou através da Rede de Atendimento Presencial.

Posso alterar o endereço de entrega da conta de energia? Onde?

Sim. O canal mais rápido para alterar o endereço de entrega da conta de energia é a Agência Virtual. Esse serviço está disponivel na opção Minhas Contas, localizada na parte superior da pagina inicial. Clique aqui para realizar essa alteração. Para logar na Agência Virtual, digite o documento do titular (CPF ou CNPJ), número de instalação e código de segurança gerado pelo site para alterar o endereço de entrega da conta. Esse serviço também está disponivel através do telefone 0800 7272 120 ou através da Rede de Atendimento Presencial.

Alteração de Titularidade

O que preciso fazer para que a conta de energia elétrica do meu imóvel venha no meu nome e não no do antigo morador?

Sempre que você mudar para um novo endereço solicite a alteraração de titularidade da conta de energia para o seu nome por meio do site da AES Eletropaulo ou da Rede de Atendimento Presencial. Você deverá levar RG, CPF ou CNPJ originais ou autenticados e o endereço do imóvel. Da mesma forma, ao sair de um imóvel, retire do seu nome a conta de energia elétrica, evitando assim que o consumo de um novo morador se torne de sua responsabilidade.

Onde posso alterar a titularidade da conta de energia e quais os documentos necessários?

Segundo a Resolução Normativa 315 de 13/05/2008 da ANEEL, para imóveis residenciais cujo responsável é pessoa fisica, é exigida a apresentação do RG, do CPF e dos documentos do imóvel. Caso a transferência de nome seja para pessoa juridica, é necessário o CNPJ, contrato social atualizado, documentos pessoais do socios responsáveis. Esse atendimento é realizado através do site e da Rede de Atendimento Presencial para Pessoa Física, para Pessoa Jurídica está disponível apenas na Rede de Atendimento Presencial.

Por que é necessário alterar a responsabilidade do imóvel para o novo morador?

Para a AES Eletropaulo o responsável pelo consumo e utilização da energia de um imóvel é o titular da conta de energia. Por isso é de grande importância manter esses dados sempre atualizados. A atualização dos dados na conta de energia é uma segurança de que somente estará em seu nome as contas geradas durante sua responsábilidade, ou seja, durante o periodo que for o titular da conta de energia elétrica.

Posso alterar o nome do responsável pela conta através da Agência Virtual?

​Sim para Pessoa Física. A troca do nome implica em uma alteração de titularidade que pode ser realziada na Agência Virtual para Pessoa Física, mediante o envio de documentos de identificação. Para Pessoa Jurídica somente poderá ser feito através da Rede de Atendimento Presencial com a apresentação de documentos originais ou copia autenticada. Confira aqui os endereços da Rede de Atendimento Presencial da AES Eletropaulo.

Atualização Cadastral

Posso alterar o endereço de entrega da conta de energia? Como?

​Sim. O canal mais rápido para alterar o endereço de entrega da conta de energia é a Agência Virtual. Esse serviço está disponivel na opção Minhas Contas, localizada na parte superior da pagina inicial.  Clique aqui​ para realizar essa alteração. Para logar na Agência Virtual, digite o documento do titular (CPF ou CNPJ), número de instalação e código de segurança gerado pelo site para alterar o endereço de entrega da conta. Esse serviço também está disponivel através do telefone 0800 7272 120 ou através da Rede de Atendimento Presencial.

Posso alterar o nome do titular da conta e documentos através da Agência Virtual?

​Não. A Transferência de responsabilidade somente poderá ser feito através da Rede de Atendimento Presencial com a apresentação de documentos originais ou copia autenticada. Confira aqui os endereços da Rede de Atendimento Presencial da AES Eletropaulo.

Quais dados posso atualizar pela Agência Virtual?

Você pode atualizar dados pessoais como e-mail, telefone, data e local de nascimento, clique aqui para realizar a atualização do seu cadastro. Através da Agência Virtual é possível também alterar a data do vencimento de sua conta de energia, alterar o endereço de entrega da conta de energia e realizar o cadastro da conta em débito automatico. Clique aqui para acessar a Agência Virtual e conhecer essas e outras facilidades para você.

Quais os dados que preciso manter atualizados junto a AES Eletropaulo?

É de grande importância que mantenha seu cadastro junto a AES Eletropaulo sempre atualizado. Isso inclui Nome Completo, documentos do titular (CPF e CNPJ) e meios de contato como telefone, celular e e-mail. Clique aqui e realize uma atualização cadastral através da Agência Virtual.

Dados

Como a AES Eletropaulo localiza meu imóvel?

A maneira mais rápida da AES Eletropaulo localizar seu imóvel é através do número de instalação que está na parte central da sua conta de energia.
 
Para agilizar o serviço, quando contatar a AES Eletropaulo tenha em mãos sua conta de energia e o seu número de instalação.
 
Caso essa informação não seja possível, entre em contato com o número do medidor que está instalado no local, o endereço completo ou o cpf do responsável pela conta no imóvel.
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O que é número de instalação? Onde encontrá-lo?

O número de instalação é utilizado para identificar um imóvel que pertence a um cliente da AES Eletropaulo.
 
Eles são encontrados na parte superior da conta de energia em uma caixa própria e com destaque.
 
Clique aqui para localizá-lo em sua conta.
 

 

Posso alterar a data de vencimento da minha conta de energia? Onde?

Sim. O canal mais rápido para alterar a data de vencimento da conta de energia é a Agência Virtual. Esse serviço está disponivel na opção Minhas Contas, localizada na parte superior da pagina inicial.  Clique aqui​ para realizar essa alteração. Para logar na Agência Virtual, digite o documento do titular (CPF ou CNPJ), número de instalação e código de segurança gerado pelo site para alterar o endereço de entrega da conta. Esse serviço também está disponivel através do telefone 0800 7272 120 ou através da Rede de Atendimento Presencial.​

Quais são os valores que compõem a minha conta?

A conta de energia é composta pelo consumo registrado entre uma leitura e outra. A diferença desses valores multiplicada pela constante, que está descrito na sua conta, é a quantidade de kwh que foi utilizado dentro do período. Esse valor é multiplicado pelo custo do kwh onde se obtem o valor do seu consumo. Após esse cálculo são atribuidos os impostos devidos (PIS, COFINS, ICMS) e o Cosip (taxa que custeia a iluminação pública). Em caso de faturas em atraso no pagamento, são cobrados juros e acréscimos monetários e em caso de solicitação de serviços regulados, é cobrada na conta a taxa correspondente a sua solicitação.

Débito Automático

Como posso cadastrar minha conta de energia em débito automático?

A forma mais rápida para cadastrar sua conta de energia em débito automático é através da Agência Virtual. Esse serviço está disponivel na opção Minhas Contas, localizada na parte superior da pagina inicial e para os bancos Bradesco, Itau, e Banco do Brasil. Clique aqui para realizar agora seu cadastro. Para acessar a Agência Virtual, digite o documento do titular (CPF ou CNPJ), número de instalação e código de segurança gerado pelo site para alterar o endereço de entrega da conta. Esse serviço também está disponivel através do telefone 0800 7272 120 ou através da Rede de Atendimento Presencial.

Posso mudar o banco em que minha conta de luz está cadastrada no débito automático?

Sim. Caso essa alteração seja para um de nossos bancos conveniados (Bradesco,Itaú ou Banco do Brasil) o recadastramento pode ser realizado através da Agência Virtual. Clique aqui para realizar agora seu cadastro. Caso a alteração seja para uma outro banco, será necessário solicitar a mudança na agência bancária correspondente. Esse serviço também está disponivel, somente para os bancos conveniados, através do telefone 0800 7272 120 ou através da Rede de Atendimento Presencial.

Vou continuar recebendo a conta em casa se ela estiver cadastrada em Débito Automático?

Sim. Mesmo pagando via Débito Automático você continuará recebendo o extrato para conferência em sua casa, todos os meses. Clique aqui e cadastre agora sua conta em débito automático.

Leitura

Como a AES Eletropaulo mede meu consumo de energia mensal?

A medição do seu consumo é feito a partir do valor encontrado entre a ultima leitura e a anterior. A diferença desses valores multiplicada pela constante que está descrita na sua conta é a quantidade de kwh que foi utilizado. O total de kwh deve ser multiplicado pelo valor da tarifa que é o custo de cada kwh. Clique aqui para utilizar nossos simulador de consumo.

Como calcular o registro de consumo para os seguimentos do horário de Ponta, quando não há perda de transformação?

​Leitura atual menos( - ) a leitura anterior, o resultado deve ser multiplicado (X) pela constante de ativo ou reativo.

Como é feita a leitura do medidor?

Uma vez por mês um funcionário da AES Eletropaulo mede o consumo do imóvel.A data da próxima leitura é informada na conta do mês atual. Facilite a leitura prendendo cães e fornecendo acesso ao medidor. Se possível, acompanhe a leitura. Nosso leiturista anota a sequencia númerica a partir da direita para a esquerda. Quando o ponteiro estiver entre dois números, anota-se o menor, uma vez que todos os ponteiros giram em ordem crescente. Caso o medidor seja digital, basta anotar a númeração exibida.

Como saber se estou consumindo mais ou menos energia?

Você pode consultar seu historico de consumo através da sua conta de energia elétrica. Nela estão disponíveis seus ultimos consumos para comparação ou através da Agência Virtual. Na página principal, na opção Minhas Contas você encontrará o link para o Historico de Consumo. Para acessar, digite o documento do titular (CPF ou CNPJ), o número de instalação e o código de segurança gerado pelo site.

Minha conta veio com um valor mais alto. O que fazer se o medidor estiver com defeito?

Em primeiro lugar é importante analisar se houve aumento ou alteração no modo de consumo devido a aquisição de novos equipamentos elétricos, aumento no uso do chuveiro, visitas no imóvel que provocou um aumento no uso da energia elétrica e etc. Se nenhuma dessas situações ocorreu e ainda assim houve aumento do valor da fatura é importante avaliar as condições da instalação interna do seu imóvel. Para tanto, desconecte todos os eletrodomésticos da tomada (não basta apenas desligá-los) e apague todas as luzes. Aguarde cerca de 15 minutos. Vá até o local onde está instalado o medidor e observe: Se o disco do medidor continuar girando pode haver fuga de corrente na instalação interna e, por isso, o aumento do consumo. Neste caso convém chamar um eletricista de sua confiança para identificar e sanar o problema. Se o disco do medidor estiver parado, indica que a instalação interna a principio está em ordem. Clique aqui, para acessar nosso simulador de consumo ou acesse a opção de Verificação de Medidor para solicitar uma equipe ao seu imóvel.

O que fazer caso eu descorde do calculo da minha conta de energia elétrica?

Em primeiro lugar é importante analisar se houve aumento ou alteração no modo de consumo devido a aquisição de novos equipamentos elétricos, aumento no uso do chuveiro, visitas no imóvel que provocou um aumento no uso da energia elétrica e etc. Se nenhuma dessas situações ocorreu e ainda assim houve aumento do valor da fatura é importante avaliar as condições da instalação interna do seu imóvel. Para tanto, desconecte todos os eletrodomésticos da tomada (não basta apenas desligá-los) e apague todas as luzes. Aguarde cerca de 15 minutos. Vá até o local onde está instalado o medidor e observe: Se o disco do medidor continuar girando isso pode indicar a existência de um defeito interno na instalação e por isso, o aumento do consumo. Neste caso convém chamar um eletricista de sua confiança para identificar e sanar o problema. Se o disco do medidor estiver parado, indica que a instalação interna a principio está em ordem. Clique aqui, para acessar nosso simulador de consumo ou entre em contato com nossa Central de Atendimento Telefônico através do 0800 72 72 120.

Tenho que permitir que a AES Eletropaulo realize a leitura do medidor todos os meses?

Sim, pois o medidor é um equipamento que pertence a AES Eletropaulo. Por isso, seu acesso para leitura e verificações deve sempre ser permitido. Quando nossos leituristas não conseguem ter acesso ao medidor para realizar a leitura, segue uma mensagem na conta solicitando a regularização para o próximo mês. Sua conta será faturada com base na média dos últimos 12 (doze) meses anteriores à constatação do impedimento. Esse procedimento está garantido pelos nossos orgãos Reguladores. Não havendo regularização mesmo após a notificação, a AES Eletropaulo pode solicitar uma suspensão no fornecimento.

Não Entregue

Não recebi a conta de energia elétrica este mês, o que devo fazer?

É possivel obter a 2ª Via da conta de energia através de todos os canais de relacionamento da AES Eletropaulo.

A Agência Virtual é o acesso mais rapido pois você visualiza, imprime e paga sua conta automaticamente através do seu banco sem custo e prazo de entrega, pois faz tudo na hora.

Esse serviço está disponivel também através do Torpedo Fácil, enviando mensagem gratuita do seu celular para 27373 com o número de instalação e a palavra Conta. Você recebe retorno imediato com o codigo de barras para pagamento e a AES Eletropaulo envia uma 2a via para seu imóvel respeitando os seguintes prazos: Conta a vencer, até cinco dias úteis e Conta vencida até 30 dias com o custo da segunda via na proxima fatura.

A segunda via também pode ser obtida pela nossa Central de Atendimento ao Cliente. Lá, nosso atendente poderá enviá-la por e-mail com recebimento imediato ou enviá-la via Correios (prazo citado acima), além de poder imprimí-la em nossa Rede de atendimento Presencial.

Solicitei à AES Eletropaulo a ligação de energia em um novo imóvel, em quanto tempo receberei a primeira conta?

A primeira conta de energia chega em até 47 dias após a instalação do medidor. Nesse momento é entregue também o contrato de adesão com os Direitos e Deveres do cliente e da Concessionária. Selecione o link para conhecer a conta de energia e o Contrato de adesão.

Negociação

Como posso negociar meus débitos?

A AES Eletropaulo possui algumas regras para realizar parcelamento de débitos: O solicitante deverá ser o responsável pela conta de energia elétrica. O imóvel deve possuir pelo menos uma conta em aberto, com data de vencimento igual ou superior a 65 dias e não possuir negociação em andamento. Se as análises forem realizadas com sucesso, será ofertada três formas de parcelamento a sua escolha. Já para os imóveis comerciais, a negociação só poderá ser realizada através da Rede de Atendimento Presencial munido de documentação que comprove autoridade para negociar debitos do comércio. Clique aqui e verifique as condições para realizar uma negociação de débitos através da Agência Virtual. Esse serviço também está disponivel, somente para os bancos conveniados, através do telefone 0800 7272 120 ou através da Rede de Atendimento Presencial.

Não tenho como pagar a conta de energia elétrica. A AES Eletropaulo pode parcelar essa conta?

A AES Eletropaulo possui algumas regras para realizar uma negociação de débitos. Algumas delas são:deve haver pelo menos uma conta em aberto, com data de vencimento igual ou superior a 65 dias e não possuir outra negociação no imóvel. Clique aqui e verifique as condições para realizar uma negociação de débitos através da Agência Virtual. Esse serviço também está disponivel, somente para os bancos conveniados, através do telefone 0800 7272 120 ou através da Rede de Atendimento Presencial. Importante: Negociação de debito para imóvel comercial só poderá ser realizada através da Rede de Atendimento Presencial, munido de documentação que comprove autoridade para negociar debitos do comércio.

Onde posso negociar meus débitos?

Em caso de imóveis residenciais, a negociação pode ser realizada através da Agência Virtual, Central de Atendimento Telefonico ou Rede de Atendimento Presencial. Já os débitos dos imóveis comerciais podem ser negociados apenas através da Rede de Atendimento Presencial munido de documentação que comprove autoridade para negociar debitos do comércio.

Pagamento

Não tenho como pagar a conta de energia elétrica nesse mês. A AES pode negociar o meu débito?

​A AES Eletropaulo possui algumas regras para realizar uma negociação de débitos. Algumas delas são: O imóvel deve possuir pelo menos uma conta em aberto, com data de vencimento igual ou superior a 65 dias e não possuir outra negociação no imóvel. Clique aqui e verifique as condições para realizar uma negociação de débitos através da Agência Virtual. Esse serviço também está disponivel, somente para os bancos conveniados, através do telefone 0800 7272 120 ou através da Rede de Atendimento Presencial. Importante: Negociação de debito para imóvel comercial só poderá ser realizada através da Rede de Atendimento Presencial, munido de documentação que comprove autoridade para negociar debitos do comércio.

Onde posso pagar a conta de energia elétrica?

Você pode pagar a conta de energia elétrica através da Agência Virtual que o direcionará automaticamente ao site dos nossos bancos conveniados: Bradesco, Itau, Santander ou Banco do Brasil. O pagamento Através do seu banco on-line, caixas eletrônicos e qualquer agência bancária exceto banco Itaú, Santander e HSBC na boca do caixa, além de casas lotéricas. Outra opção é colocar a conta em Débito Automático. Prático, o serviço evita que o cliente esqueça a data de vencimento ou pegue filas. Clique aqui para se cadastrar.

Posso mudar o banco em que minha conta de luz está cadastrada como débito automático? Como?

​Sim. Caso essa alteração seja para um de nossos bancos conveniados  (Bradesco, Itaú, Santander ou Banco do Brasil) o recadastramento pode ser realizado através da Agência Virtual. Clique aqui para realizar agora seu cadastro. Caso a alteração seja para uma outro banco, será necessário solicitar a mudança na agência bancária correspondente. Esse serviço também está disponivel, somente para os bancos conveniados, através do telefone 0800 7272 120 ou através da Rede de Atendimento Presencial.

Pagamento em Atraso

A AES Eletropaulo pode cobrar juros e multa se houver atraso no pagamento da conta de energia?

Sim, as contas pagas após o vencimento sofrem acréscimo moratório (multa) de 2%(dois por cento) e juros moratório de 1% (um por cento) ao mês, além de atualização financeira (prórata-die) pela variação do IGPM, de acordo com o artigo 17, § 2º, da Lei nº. 9.427/96, com as alterações introduzidas pela Lei nº. 10.438/2002, o art. 389 do Código Civil, com o art. 52 da Lei 8078/90 do Código de Defesa do Consumidor e a Resolução ANEEL 414 de 09 de setembro de 2010 - art. 126. Para evitar esse transtorno, você pode realizar alteração na data de vencimento da conta, escolhendo o dia em que fica melhor pagar a sua conta de luz e ainda cadastrá-la em débito automático para não precisar se preocupar. clique no link e saiba mais.

A AES Eletropaulo pode executar o corte de energia em qual horário?

O horário para a suspender o fornecimento de energia é das 08h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira.

A AES Eletropaulo pode interromper o fornecimento de energia da minha casa mesmo que minhas contas estejam pagas?

A AES Eletropaulo pode realizar a suspensão do fornecimento de energia elétrica por motivos diferentes de falta de pagamento. Pode por exemplo, interromper o fornecimento se detectar alguma irregularidade no ponto de entrega, inclusive para garantir a segurança do imóvel. Esta prática é autorizada pela ANEEL.

A AES Eletropaulo pode interromper o fornecimento de energia elétrica da minha casa?

A AES pode interromper o fornecimento de energia elétrica nas seguintes situações:

  1. Ligações clandestinas;
  2. Uso de energia elétrica sem que haja relação de consumo;
  3. Fornecimento ilícito de energia a terceiros;
  4. Deficiência técnica;
  5. Risco eminente ou falta de segurança na unidade consumidora;
  6. Inadimplência precedida de notificação.

A AES Eletropaulo pode negativar meu nome no SERASA?

Sim. A AES Eletropaulo tem parceria com o SERASA. A partir do primeiro dia útil após a data do vencimento da conta ou de parcela de negociação o cliente fica sujeito a ter o nome/ razão social incluído no cadastro da SERASA. Antes da negativação, a SERASA informa todos os clientes por meio de uma carta. O cliente tem 10 dias corridos (a contar da data de emissão da carta) para efetuar o pagamento. Após esse período, seu nome/razão social é incluído nos registros da SERASA.

A regularização do CPF/CNPJ do cliente é feita automaticamente após a quitação do(s) débito(s), sem que haja necessidade de o cliente entrar em contato com a AES Eletropaulo. Clique aqui para consultar débitos através da Agência Virtual.

A AES Eletropaulo pode recusar o atendimento de uma solicitação/serviço se eu estiver em débito?

Sim. Em conformidade com a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, as concessionárias de energia, pode condicionar o atendimento de alguns serviços à quitação de débitos, inclusive em caso de troca de responsabilidade.

A AES Eletropaulo precisa me avisar que vai cortar a energia da minha casa?

Sim, a AES Eletropaulo comunica sobre débitos e sobre o risco de suspensão no fornecimento, através da conta de energia subsequente. Após esse aviso o cliente tem um prazo de 15 dias para regularizar a situação. A partir desse prazo pode ocorrer a suspensão do fornecimento.

A energia elétrica da minha casa foi cortada por falta de pagamento, o que devo fazer?

Primeiro você deve regularizar os débitos e posteriormente solicitar a Religação de energia. Através da Agência Virtual você pode registrar imediatamente esse serviço, podendo escolher, de acordo com a situação do imóvel, entre religação normal com prazo de 24 horas ou religação de urgência com prazo de 4 horas. Através do Torpedo Fácil você também pode solicitar a religação de urgência. Basta encaminhar uma mensagem de texto do seu celular para 27373 com o número de instalação e a palavra religa. Clique aqui e saiba mais sobre essa facilidade. Também é possível solicitar a religação de energia através do nosso atendimento telefônico e da Rede de Atendimento Presencial.

Importante: é necessário que tenha um responsável no imóvel para permitir a entrada dos técnicos até o medidor e para apresentar as contas pagas. Caso a opção seja de religa se urgência, haverá um termo a ser assinado no ato da religação.

O que acontece quando não pagamos a conta de energia elétrica?

As contas de energia quando pagas com atraso, tem incidência de juros, acrescimo moratório e atualização financeira. Tais encargos serão inclusos em faturas futuras. Caso o período se estenda, a AES Eletropaulo, comunicará o cliente sobre a pendência e sobre o risco de suspensão através da conta de energia e, se não sanado o débito o fornecimento poderá ser suspenso. Para evitar esse transtorno, você pode realizar uma alteração na data de vencimento da conta, escolhendo o dia em que fica melhor pagar a sua conta de luz e ainda cadastrá-la em débito automático para não precisar se preocupar. Clique aqui para consultar suas contas de energia e conhecer as facilidades disponiveis em nossa Agência Virtual.

Recebi uma notificação do SERASA, o que devo fazer?

Após a emissão da carta de notificação, o SERASA fornece o prazo de 10 dias para que o cliente possa quitar suas pendências antes da negativação do CPF/CNPJ. Portanto, se neste período você quitar seus débitos, a negativação não ocorrerá. A negativação é suspensa ou removida logo após confirmado o pagamento, sem a necessidade de informar a AES Eletropaulo.

Tarifa Social de Energia Elétrica

Como solicitar?

Sua família pode solicitar o cadastro em nossa Central de Atendimento (0800 72 72 120) ou em nossa Rede de Atendimento Presencial, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, observando que tal solicitação será avaliada.  Os dados a serem informados são: nome completo, CPF e carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial com foto ou ainda o RANI, no caso de indígena) informar se a família é indígena ou quilombola, número de Identificação Social – NIS ou, no caso de recebimento do Benefício de Prestação Continuada – BPC, o Número do Benefício – NB.

Para mais informações acesse a página de tarifas de energia elétrica.

O que é Tarifa Social de Energia Elétrica?

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um desconto na conta de energia que pode ser concedido aos primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais (pessoa física).

Quem tem direito?

Têm direito à Tarifa Social as famílias que se enquadrarem em uma das seguintes condições:

1.       Inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou;
2.       Usufruem do Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), caracterizado pelas espécies 87 – Amparo Assistencial ao Portador de Deficiência - ou 88 – Amparo Assistencial ao Idoso - ou inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia.
Cada família terá direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) em apenas uma residência.
 

Valor

​A AES pode ter calculado errado o meu consumo? O que devo fazer?

A AES calcula o valor de sua conta de energia elétrica por meio da leitura registrada no medidor. Essa leitura segue descrita em sua conta de luz. Caso você não concorde com o valor da leitura, utilize nossos simuladores para avaliar seu consumo detalhadamente ou ainda, solicite uma análise de fatura disponível em nossa Central de Atendimento, lojas e rede conveniada munido de uma leitura atualizada do medidor para que seja feita uma análise da leitura coletada pelos nossos colaboradores de campo.

A AES cobra taxa de assinatura ou de disponibilidade?

Sim, o valor é cobrado de acordo com os limites fixados por tipo de ligação:30 KW se o imóvel for monofásico; 50 KW se o imóvel for bifásico e 100 KW se for trifásico. Trata-se do custo de disponibilidade do sistema elétrico (antiga taxa mínima), previsto no artigo 98 da Resolução Normativa nº 414. Clique aqui​ para saber os valores.

Como a AES calcula o valor da minha conta de energia elétrica?

A AES Eletropaulo calcula sua conta de energia elétrica com base no seu consumo mensal registrado entre uma leitura e outra. A diferença desses valores multiplicada pela constante que está descrito na sua conta é a quantidade de kwh que foi utilizado dentro do mês. Esse valor é multiplicado pelo custo do kw para se obter o valor do seu consumo. Após esse cálculo são atribuidos os impostos em vigor (PIS, COFINS, ICMS) e a Cosip (taxa que custeia a iluminação pública ). Em caso de fatura paga com atraso, são cobrados juros e acrescimos monetários na próxima conta e em caso de solicitação de serviços regulados, é cobrada na conta a taxa correspondente a sua solicitação.

Como a AES sabe o quanto de energia elétrica utilizei no mês?

A conta de energia é calculada a partir do consumo registrado entre uma leitura e outra. A diferença desses valores multiplicada pela constante que está descrita na sua conta é a quantidade de kwh que foi utilizado. Clique aqui para utilizar nossos simuladores de consumo.

Como sei se estou consumindo mais ou menos energia?

Avalie o consumo de energia através do histórico dos últimos 12 meses registrado em sua conta de energia elétrica ou acesse nossa Agência Virtual que disponibiliza em graficos seu historico de consumo.

É concedido período de testes para redução de demanda?

​De acordo com a Resolução 414/2010, partir de 1º de março de 2011 não é concedido período de teste para Redução de Demanda, independentemente do novo modelo contratual ter sido celebrado.

Existe diferença no valor da conta de energia para imóveis residenciais e comerciais?

Sim, o valor tarifário sofre alteração de acordo com a classe do imóvel. Clique aqui​ e veja os valores de tarifa em vigor.

Minha conta veio cheia da asteriscos (******) no campo "valor para pagamento". Por quê?

​Isso ocorre todas as vezes em que o valor consumido no mês for menor que R$ 20. Além de não trazer valor, a conta também não tem data de vencimento. A esses casos damos o nome de conta-extrato que trará a mensagem "Extrato para simples conferência", e esse valor será acumulado na conta seguinte. Assim que o valor acumulado no mês for igual ou maior que R$ 20, a conta será emitida normalmente. IMPORTANTE: Os bancos e as casas lotéricas não recebem o pagamento da conta-extrato.

O que posso fazer para reduzir o valor da minha conta de energia?

​Identifique quais de seus hábitos levam a um grande consumo de energia. Planeje com a família a mudança desses hábitos e estabeleça metas para reduzir o consumo. Fique atento na hora de comprar eletrodomésticos, dando preferência àqueles que têm conceito A do Selo Procel. Em geral, os melhores resultados são obtidos pela combinação de tecnologia apropriada e comportamento adequado. Conheça nosso Simulador de Consumo​.

Onde posso consultar meus débitos?

Você pode consultar seus débitos através da Agência Virtual. Na parte superior da página inicial, na opção Minhas Contas e selecionando Extrato e 2a via, você poderá ter acessar seus débitos, imprimir as faturas correspondentes ou paga-los imediatamente através de acesso automático com seu banco. Esse serviço funciona 24h e é gratuito. Para se logar na Agência Virtual, informe o documento do titular (CPF ou CNPJ), número da instalação e o código de segurança gerado pelo site.

Posso ser ressarcido quando há falta de luz várias vezes no mês?

Sim. Cada circuito possui um limite estabelecido para a quantidade de interrupções e o tempo em que ficou desligado. Se for identificado ultrapassagem desses indicadores, o cliente tem direito a ser ressarcido. Esse valor virá como crédito em sua conta de luz correspondente aos indicadores DIC e do FIC, que indicam por quanto tempo e quantas vezes houve falta de luz em um determinado período. Para acompanhá-los, o cliente deve verificar o DIC (número de horas que o cliente ficou sem energia), FIC (número de vezes em que ficou sem energia) e DMIC (máximo de horas contínuas sem energia). Os dados são encontrados na conta de luz, no campo INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇO. O processo de apuração dos indicadores técnicos da AES é certificado pela norma ISO 9001:2008. Mais informações podem ser encontradas no site da ANEEL.

Quais valores compõem a minha conta?

​A conta de energia é composta pelo consumo registrado entre uma leitura e outra. A diferença desses valores multiplicada pela constante que está descrito na sua conta é a quantidade de kwh que foi utilizado dentro do mês. Esse valor é multiplicado pelo custo do kw  para se obter o valor do seu consumo. Após esse cálculo são atribuidos os impostos em vigor (PIS, COFINS, ICMS) e a Cosip (taxa que custeia a iluminação pública ). Em caso de fatura paga com atraso, são cobrados juros e acrescimos monetários na próxima conta e em caso de solicitação de serviços regulados, é cobrada na conta a taxa correspondente a sua solicitação.​

Qual o limite de tolerância para ultrapassagem de demanda?

​O limite de tolerância para aplicação da tarifa da ultrapassagem passou a ser de 5% para todas as unidades consumidoras do Grupo A,de acordo com a Resolução 414/2010.

Quando a AES pode realizar o corte no fornecimento de energia do meu imóvel?

​A AES pode interromper o fornecimento de energia elétrica nas seguintes situações: 1) ligações clandestinas; 2) uso de energia elétrica sem que haja relação de consumo; 3) fornecimento ilícito de energia a terceiros; 4) deficiência técnica; 5) risco eminente ou falta de segurança na unidade consumidora; 6) inadimplência precedida de notificação.​

Quantas contas posso ter em atraso até que a AES realize o corte de energia do meu imóvel?

A partir de uma conta em atraso. A AES Eletropaulo comunica seu cliente sobre eventuais pendências na conta subsequente a que consta em aberto em nossos sistemas. Após esse comunicado a AES Eletropaulo fornece um prazo de 15 dias para que o cliente possa regularizar sua situação. Vencido esse prazo, poderá ocorrer a suspensão do fornecimento de energia no imóvel. Clique aqui, consulte seus débitos e realize o pagamento automaticamente através da agência virtual.
Corte de Energia

Quando a AES pode cortar o fornecimento de energia do meu imóvel?

A AES pode interromper o fornecimento de energia elétrica nas seguintes situações:

  1. ligações clandestinas;
  2. uso de energia elétrica sem que haja relação de consumo;
  3. fornecimento ilícito de energia a terceiros;
  4. deficiência técnica;
  5. risco eminente ou falta de segurança na unidade consumidora;
  6. inadimplência precedida de notificação.
Denúncia

Posso denunciar a utilização indevida da energia elétrica? Preciso me identificar?

Sim, o furto de energia é crime (artigo 155 do Código Penal), sujeito a pena de até quatro anos de reclusão. A Agência Virtual​ é a forma mais prática de registrar esse serviço que funciona 24 horas e mantêm sigilo a respeito de quem denuncia os crimes. A denúncia também pode ser feita através de nossa Central de Atendimento ao Cliente e Rede de Atendimento Presencial.​

Economia de Energia

Tenho como reduzir o valor da minha conta de energia?

Identifique quais de seus hábitos levam a um grande consumo de energia. Planeje com a família a mudança desses hábitos e estabeleça metas para reduzir o consumo. Fique atento na hora de comprar eletrodomésticos, dando preferência àqueles que têm conceito A do Selo Procel. Em geral, os melhores resultados são obtidos pela combinação de tecnologia apropriada e comportamento adequado. Conheça nosso Simulador de Consumo.
Serviço

Corte a Pedido

Devo retirar da minha responsabilidade a conta de energia de um imóvel que não é mais meu?

Sim. Para a AES Eletropaulo o responsável pelo consumo e utilização da energia de um imóvel é o titular da conta de energia. Por isso é de grande importância manter esses dados sempre atualizados. A atualização dos dados na conta de energia é uma segurança de que somente estará em seu nome as contas geradas durante sua responsábilidade, ou seja, durante o periodo que for o titular da conta de energia elétrica. Desta forma, solicite a Transferência de responsabilidade através da nossa Rede de Atendimento Presencial. Para imóveis residenciais cujo responsável é pessoa fisica, é exigida a apresentação do RG, do CPF e dos documentos do imóvel. Caso a transferência de nome seja para pessoa juridica, é necessário o CNPJ, contrato social atualizado, documentos pessoais do socios responsáveis e documentos do imóvel. Confira aqui os endereços da Rede de Atendimento Presencial da AES Eletropaulo.

Ficarei fora de casa por alguns meses. A AES Eletropaulo continuará emitindo faturas mesmo que não haja consumo no meu endereço?

A AES Eletropaulo fará a leitura mensal e cobrará pelo consumo identificado. Caso não seja percebido consumo, será faturada uma conta com o valor da taxa de disponibilidade correspondente. Lembrando que valores abaixo de R$ 20, são acumulados para cobrança em conta futura. Clique aqui​ para conhecer as tarifas em vigor.​

Iluminação Pública

Onde reclamo sobre lâmpadas do sistema de iluminação pública acesas durante o dia, apagadas durante a noite ou quebradas?

O canal mais rápido para solicitar reparos na Iluminação Pública é através da Agência Virtual. Na pagina inicial, dentro da opção Solicitação de Serviços você encontrará o item Iluminação Pública com a devida orientação de acordo com o municipio. Lembrando que alguns locais esses reparos não são de responsabilidade da AES Eletropaulo. Clique aqui para conhecer essa facilidade.

Ligação Nova

A equipe da AES Eletropaulo veio à minha casa efetuar uma nova ligação de energia, mas o serviço não ocorreu? O que devo fazer?

É possivel que sua solicitação tenha sido rejeitada pela equipe que esteve no local.  Neste caso, é deixado uma notificação de comparecimento com o motivo da não execução do serviço no local. Verifique a causa que impediu o seu atendimento e, após solucionar o impedimento entre em contato através do nosso Atendimento Telefônico ou a Rede de Atendimento Presencial para solicitar o reenvio do seu pedido. Desta forma, uma equipe retornará ao local da instalação. Importante: Caso o motivo da rejeição seja de responsábilidade do cliente  é cobrada uma taxa pelo reenvio.  
 

Como solicito uma ligação nova? Em quanto tempo o serviço é realizado?

Primeiro, verifique no imóvel onde pretende morar se o padrão de ligação está pronto e adequado para receber energia segundo a Norma Técnica NT001;   Confira se há rede elétrica próximo ao imóvel. Através do nosso site é possível registrar o pedido de ligação nova para apartamento residencial e salas comerciais. Através do nosso Atendimento Telefônico e Rede de Atendimento Presencial também é possível registrar esse serviço bem como ligação nova de casas e imóveis comerciais. Neste caso os dados necessários, são:

Solicitação para Pessoa Física.
» Nome completo do responsável
»  CPF (não pode estar em situação cadastral cancelada ou anulada na Receita Federal)
» RG, Órgão Emissor e UF (ou outro documento oficial com foto)
» Data de nascimento
» Endereço do local onde a energia será ligada
» Metragem da área construída
» Relação exata da carga instalada e suas respectivas potências
» Contato (Telefone e e-mail - se possuir)
 
Solicitação para Pessoa Jurídica
» Razão Social e Nome Fantasia
» CNPJ
» Data de Início da Atividade
» Número da Inscrição Estadual (exceto para atividades com características autônomas)
» Endereço do local onde a energia será ligada
» Atividade a ser exercida no imóvel 
» Metragem da área construída
» Relação exata da carga instalada e suas respectivas potências
» Contato (Telefone e e-mail - se possuir) Importante: É necessário manter um responsável no local para receber a equipe. A primeira visita para instalação é um serviço gratuito da AES. O retorno da equipe para ligar a energia em caso de rejeição será cobrado.
 
Clique aqui para realizar a sua solicitação.

É necessário que haja alguém no endereço onde a AES Eletropaulo vai efetuar uma ligação nova?

Sim, é necessária a presença de uma pessoa responsável para permitir o acesso ao padrão. Caso o responsável não esteja no local, a solicitação pode ser rejeitada e para reenviar a equipe ao local será cobrada uma taxa pela 2a visita.

O que devo fazer para ser cliente da AES Eletropaulo?

Primeiro, verifique no imóvel onde pretende morar se o padrão de ligação está pronto e adequado para receber energia segundo a Norma Técnica NT001; Confira se há rede elétrica próximo ao imóvel. Através do nosso site é possível registrar o pedido de ligação nova para apartamento residencial e salas comerciais. Através do nosso Atendimento Telefônico e Rede de Atendimento Presencial também é possível registrar esse serviço bem como ligação nova de casas e imóveis comerciais. Neste caso os dados necessários, são:
 
Solicitação para Pessoa Física.
» Nome completo do responsável
»  CPF (não pode estar em situação cadastral cancelada ou anulada na Receita Federal)
» RG, Órgão Emissor e UF (ou outro documento oficial com foto)
» Data de nascimento
» Endereço do local onde a energia será ligada
» Metragem da área construída 
» Relação exata da carga instalada e suas respectivas potências
» Contato (Telefone e e-mail - se possuir)
 
Solicitação para Pessoa Jurídica
» Razão Social e Nome Fantasia
» CNPJ
» Data de Início da Atividade
» Número da Inscrição Estadual (exceto para atividades com características autônomas)
» Endereço do local onde a energia será ligada
» Atividade a ser exercida no imóvel;
» Metragem da área construída
» Relação exata da carga instalada e suas respectivas potências
» Contato (Telefone e e-mail - se possuir)
 
Clique aqui e saiba mais.
 
Importante: É necessário manter um responsável no local para receber a equipe. A primeira visita para instalação é um serviço gratuito da AES. O retorno da equipe para ligar a energia em caso de rejeição será cobrado.

Solicitei à AES Eletropaulo a ligação de energia em um novo imóvel, em quanto tempo receberei a primeira conta?

A primeira conta de energia chega em até 47 dias após a instalação do medidor. Nesse momento é entregue também o contrato de adesão com os Direitos e Deveres do cliente e da Concessionária. Selecione o link para conhecer a conta de energia e o Contrato de adesão.

Pedido de Indenização

A AES pode me ressarcir pelo estrago de equipamentos elétricos e eletrônicos provocado por falha na rede de distribuição? Como solicito a indenização?

Sim, a  AES Eletropaulo poderá ressarci-lo de danos causados em equipamentos elétricos provocados por falha na nossa rede de distribuição.
Essa solicitação pode ser realizada de forma agil e segura através da Agência Virtual. Na pagina inicial, na opção Solicitação de Serviços você encontrará o Pedido de Indenização.
Informações prévias: 
O prazo para solicitação de indenização junto a AES Eletropaulo é de até 90 (noventa) dias corridos a contar da data provável da ocorrência que gerou o dano no equipamento;
Deverá ser informado:
I -  Data e horário provável da ocorrência do dano;
II - Confirmação que o solicitante é o titular da unidade consumidora
III - Descrição e características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, tensão, etc.
Não serão aceitos pedidos de ressarcimento por danos morais, lucros cessantes ou outros danos emergentes. Essa solicitação também poderá ser realizada através do nosso Atendimento Telefônico ou da nossa Rede de Atendimento Presencial.

Onde posso solicitar indenização para equipamentos eletrícos e eletrônicos?

O canal mais rápido para solicitar Pedido de Indenização é através da Agência Virtual. Na pagina inicial, dentro de Solicitação de Serviços você encontrará a opção Pedido de Indenização. Clique aqui para conhecer essa facilidade. Para acessar a Agência Virtual, digite o documento do titular (CPF ou CNPJ), número de instalação e código de segurança gerado pelo site para alterar o endereço de entrega da conta. Esse serviço também está disponivel através do telefone 0800 7272 120 ou através da Rede de Atendimento Presencial. 

Posso tentar consertar equipamentos elétricos e eletrônicos afetados em uma interrupção energia antes de solicitar a indenização da AES?

Não. Para solicitar a indenização da AES Eletropaulo, você não pode consertar ou mesmo abrir os equipamentos elétricos. Caso contrário, o pedido de indenização pode ser negado. Conheça as condições gerais para solicitar um pedido de indenização através da nossa Agência Virtual.

Quanto tempo a AES Eletropaulo leva para indenizar os prejuízos causados por problemas na rede de distribuição?

O atendimento ao pedido de indenização é dividido em algumas etapas, conforme descrito abaixo. Para resposta: Quando necessária a vistoria por parte da AES ELETROPAULO, serão informados a data e o horário aproximado para a inspeção ou disponibilização
do equipamento, devendo ocorrer em até 10 dias corridos,
contados a partir da data de abertura do PID (pedido de
indenização). Para o resultado: A informação sobre o resultado do pedido deve ser dada ao cliente por escrito, no prazo máximo de 15 dias corridos,contados a partir da data da vistoria ou, na falta desta, a partir da data do pedido de ressarcimento. Prazo para pagamento: 20 dias corridos a contar da apresentação do resultado do pedido. Clique aqui e acesse a Agência Virtual para conhecer mais a respeito do Pedido de Indenização

Religação de Energia

A equipe da AES Eletropaulo retirou o medidor/relógio do meu imóvel, o que devo fazer?

Primeiro você deve identificar o motivo da retirada. Caso tenha ocorrido uma suspensão do fornecimento, é importante regularizar os débitos e posteriormente solicitar a Religação de energia. Através da Agência Virtual você pode registrar imediatamente esse serviço com prazo de 24 horas. Também é possível solicitar a religação de energia através do nosso atendimento telefônico e da Rede de Atendimento Presencial. Importante: Em caso de dúvidas, consulte nosso atendente para identificar o motivo da retirada de equipamento.

Acabo de me mudar para um imóvel que está sem energia ou que está com a energia cortada, o que devo fazer?

Caso o motivo da falta de energia seja a suspensão no fornecimento, acesse nossa Agência Virtual, siga as orientações e solicite o serviço de Religação de Energia que poderá ser na opção Normal com prazo de 24 horas ou na opção de Urgência com prazo de 4 horas, de acordo com a situação do imóvel. serviço de religação ou ainda através da nossa Central de Atendimento ao Cliente, lojas, rede conveniada e totens, tendo em mãos nome, RG e CPF/CNPJ do titular da conta. Esse serviço também está disponível através do nosso Atendimento Telefônico e nossa Rede de Atendimento Presencial.                                                                                                                                     
Caso o imóvel esteja seja energia por defeito na rede elétrica, acesse nossa Agência Virtual, siga as orientações e registre uma reclamação de Falta de Energia.  Esse serviço também está disponível através do nosso Atendimento Telefônico e nossa Rede de Atendimento Presencial.                                                                             Em caso de dúvidas sobre o motivo da falta de energia, consulte nosso atendente para que a situação do imóvel possa ser avaliada.

Como a AES Eletropaulo localiza meu imóvel?

A maneira mais rápida da AES Eletropaulo localizar seu imóvel é através do número de instalação que está na parte central da sua conta de energia.

 

Para agilizar o serviço, quando contatar a AES Eletropaulo tenha em mãos sua conta de energia e o seu número de instalação. Caso essa informação não seja possível, entre em contato com o número do medidor que está instalado no local, o endereço completo ou o cpf do responsável pela conta no imóvel.
 

 

Como solicito uma religação de energia?

Primeiro você deve regularizar os débitos e posteriormente solicitar a Religação de energia. Através da Agência Virtual você pode registrar imediatamente esse serviço, podendo escolher, de acordo com a situação do imóvel, entre religação normal com prazo de 24 horas ou religação de urgência com prazo de 4 horas. Através do Torpedo Fácil você também pode solicitar a religação de urgência. Basta encaminhar uma mensagem de texto do seu celular para 27373 com o número de instalação e a palavra religa.  Clique aqui e saiba mais sobre essa facilidade. Também é possível solicitar a religação de energia através do nosso atendimento telefônico e da Rede de Atendimento Presencial. 
                                
Importante: é necessário que tenha um responsável no imóvel para permitir a entrada dos técnicos até o medidor e para apresentar as contas pagas. Caso a opção seja de religa se urgência, haverá um termo a ser assinado no ato da religação.

Verificação de Medidor

Como verifico se há problemas de fuga de energia em meu imóvel?

É possivel realizar um teste rápido em seu medidor para identificar a possibilidade de defeito interno. Passo 1 - Desconecte todos os eletrodomésticos e outros aparelhos elétricos das tomadas e apague todas as lâmpadas.
Passo 2 - Aguarde 15 minutos e verifique se o disco do medidor parou de girar.
Passo 3 - Caso o disco continue em movimento é importante procurar um eletricista de sua confiança para identificar e solucionar o problema. A fuga de energia pode provocar curtos-circuitos, acidentes e desperdício. Geralmente, é causada por fios desencapados, isolamento desgastado,  eletrodomésticos quebrados ou com mau funcionamento. Após a realização do teste, caso não seja identificado nenhum problema interno, mas houver indícios de problemas no medidor, acesse a Agência Virtual para solicitar uma Verificação de Medidor em seu imóvel. Clique aqui e siga as orientações. Esse serviço também está disponível em nosso Atendimento Telefônico e Rede de Atendimento Presencial.

Minha conta veio com um valor mais alto. O que fazer se o medidor estiver com defeito?

Antes de analisar o medidor é importante analisar se houve mudança nos hábitos quanto a utilização de energia elétrica, tais como aquisição de novos equipamentos ou aumento no uso de itens como chuveiro, ar condicionado e etc.
Se você identificou que nenhuma dessas situações ocorreu, convém avaliar as condições da instalação interna do seu imóvel. É possivel realizar um teste rápido em seu medidor para identificar a possibilidade de defeito interno. Passo 1 - Desconecte todos os eletrodomésticos e outros aparelhos elétricos das tomadas e apague todas as lâmpadas.
Passo 2 - Aguarde 15 minutos e verifique se o disco do medidor parou de girar.
Passo 3 - Caso o disco continue em movimento é importante procurar um eletricista de sua confiança para identificar e solucionar o problema. A fuga de energia pode provocar curtos-circuitos, acidentes e desperdício. Geralmente, é causada por fios desencapados, isolamento desgastado,  eletrodomésticos quebrados ou com mau funcionamento. Após a realização do teste, caso não seja identificado nenhum problema interno, mas houver indícios de problemas no medidor, acesse a Agência Virtual para solicitar uma Verificação de Medidor em seu imóvel. Clique aqui e siga as orientações. Esse serviço também está disponível em nosso Atendimento Telefônico e Rede de Atendimento Presencial.

O vidro que protege o medidor da minha casa está sujo ou quebrado. O que devo fazer?

É necessário entrar em contato com um de nossos atendentes através do telefone 0800 7272 120 ou através da Rede de Atendimento Presencial para que seja solicitado o comparecimento de uma equipe  ao local. Essa equipe vai deslacrar o medidor, permitindo a limpeza ou troca do vidro. Em seguinda o medidor é novamente lacrado e o problema estará resolvido. Clique aqui para ver os endereços dos nossos pontos de atendimento presenciais.

Verificação de Tensão e Interferência

A energia da minha residência é interrompida constantemente, o que fazer?

A AES Eletropaulo tem um serviço que avalia casos de interrupções constantes de energia causadas por interferências na rede de distribuição, a "Verificação de Nível de Tensão". Se em sua casa a energia é interrompida constantemente e sempre no mesmo período do dia, solicite a "Verificação de Nível de Tensão” através da Agência Virtual ou Central de Atendimento Telefônico, 0800 72 72 120 e nos postos de atendimento pessoal (TOTEM, Rede Conveniada e Lojas).
Se a solicitação for considerada improcedente, haverá cobrança de taxa. Para saber o valor verifique a Tabela dos Prazos e Taxas:  Clique aqui
 
IMPORTANTE: somente profissionais habilitados podem ter acesso ao equipamento medidor de energia e à rede elétrica. Isso garante sua segurança e o funcionamento adequado da instalação elétrica e de seus equipamentos.  Caso esteja ocorrendo no momento entre em contato com nosso Central de Atendimento de Emergência através do telefone 0800 72 72 196. ATENDIMENTO GRATUITO 24 HORA​

A luz da minha residência oscila constantemente, o que fazer?

Se você perceber mudanças constantes na luminosidade (ora forte, ora fraca ou piscando) ou que algum equipamento elétrico não funciona e que já verificou as instalações internas junto a um profissional de sua confiança e não identificou problemas internos, solicite uma Verificação de Nível de Tensão através da Agência Virtual
Se a solicitação for considerada improcedente, haverá cobrança de taxa. Para saber o valor verifique a tabela de prazos e taxas.   Esse serviço também está disponivel através do nosso Atendimento Telefônico ou Rede de Atendimento Presencial.
Taxas e Tarifas

Quais as taxas a AES cobra para realizar seus serviços?

​Confira os valores​ de todos os serviços da AES

Que tarifas são pagas na conta de energia?

​Confira aqui tarifas, impostos e outros encargos cobrados na conta de energia elétrica.

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