Redes Inteligentes - de São Paulo para o mundo

Consciente de que para crescer é preciso inovar, a AES investe constantemente na modernização de suas atividades e está colhendo excelentes resultados por isso. O projeto Redes Inteligentes​, lançado em 2013 pela AES Eletropaulo e considerado o maior do Brasil, foi reconhecido pela revista The Global Smart Energy Elites 2015, que reúne as principais iniciativas e profissionais de smart grid do mundo.

Maria Tereza Vellano, diretora da AES Eletropaulo e responsável pelo projeto Redes Inteligentes, foi listada na categoria People da publicação como uma das 10 profissionais mais visionárias do mundo no setor de smart grid.

“É um reconhecimento gratificante para o importante trabalho que fazemos. Estamos levando à população de Barueri um novo modelo de distribuição de energia, que poderá ser replicado a outros municípios, inclusive à capital de São Paulo”, diz Vellano.

Com o sistema de smart grid, a AES Eletropaulo é capaz de identificar remotamente eventuais ocorrências no fornecimento de energia, isolar o defeito e até restabelecer o sistema à distância. Dessa forma, além de agilizar o serviço, é possível evitar deslocamentos desnecessários da frota da empresa e, consequentemente, reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes de transporte.

O sistema inteligente ainda envia ao cliente informações, em tempo real, sobre a previsão de restabelecimento da energia e sobre seu consumo de eletricidade. E mais: no projeto Redes Inteligentes, é possível utilizar a tecnologia de geração distribuída (com painéis fotovoltaicos, por exemplo) para consumo próprio e entregar o excedente para a rede elétrica.

“Respirar inovação faz parte da estratégia de crescimento sustentável da AES e tem rendido excelentes resultados ao Grupo. O momento que vivemos é perfeito para inovar. Temos um mundo de oportunidades pela frente nessa nova fase do setor elétrico. Vamos enxergá-las cada vez mais”, promete Teresa Vernaglia, vice-presidente de Negócios da Distribuição da AES.

A previsão é de que, até 2017, o projeto Redes Inteligentes esteja disponível para os mais de 62 mil clientes da cidade de Barueri e possa ser replicado para outros municípios de São Paulo.​