Novembro com bandeira amarela

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é a entidade federal responsável por regular e fiscalizar os serviços de energia elétrica, assim como fixar o valor da tarifa para todas as concessionárias de distribuição de energia do Brasil.

Em 2015, a ANEEL implantou o sistema de bandeiras tarifárias, para compensar o aumento dos custos com a geração de energia, por conta do acionamento das usinas termelétricas. Esse sistema, aplicado por todas as concessionárias conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.
quadro bandeiraamarela.png
Em qualquer cenário hidrológico, nós da AES Eletropaulo sempre incentivamos nossos clientes a adotarem o uso consciente e seguro da energia elétrica no seu dia a dia. Com ações simples é possível reduzir o consumo, diminuir o valor da conta de luz e, ainda, contribuir com o meio ambiente. Confira algumas dicas que preparamos para você:

1. Chuveiro elétrico: Nos dias mais quentes, coloque a chave na posição “verão”. O modo “inverno” consome 30% a mais de eletricidade.
2. Máquinas de lavar roupas e louças: Acumule o máximo possível de roupas ou louças para lavar de uma só vez e mantenha os filtros das máquinas sempre limpos.
3. Iluminação: Sempre que possível utilize a luz natural. Ao sair de um local apague a luz. Prefira as lâmpadas de LED. Elas duram mais e consomem menos energia.
4. Ferro de passar roupas: Acumule grande quantidade de roupa e passe de uma vez só. Roupas de tecidos leves (como nylon) e lingeries podem ser passadas com o ferro desligado.
5. Geladeira: Evite abrir a porta da geladeira constantemente. Procure colocar ou retirar alimentos de uma só vez.
6. Televisão: Desligue a TV quando ninguém estiver assistindo. Quando comprar um aparelho, dê preferência aos modelos que possuem programação para desligamento automático (timer).
7. Ar-condicionado: Ligue o ar-condicionado apenas quando estiver no local. Ao sair desligue-o. E lembre-se de manter os filtros sempre limpos.