Medidor inteligente é homologado pelo INMETRO

Trabalhamos com o objetivo de oferecer aos nossos clientes o melhor serviço de atendimento, garantindo a segurança e a qualidade do fornecimento da energia.

Para isso, investimos constantemente em inovação e novas tecnologias. Somos pioneiros em um projeto de redes inteligentes, conhecido também como smart grid, em uma cidade da região metropolitana. É um novo modelo de distribuição de energia, que permite monitorar e melhorar a operação da rede elétrica à distância.

Agora, somos a primeira distribuidora de energia do país a ter os medidores inteligentes fabricados no Brasil e homologados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O grande diferencial do equipamento é a comunicação híbrida, possibilitando selecionar a melhor interface para cada situação: sem fio por rádio frequência (RF) ou com fio pela rede elétrica (PLC).

Quais os benefícios para os nossos clientes?
O medidor inteligente foi desenvolvido pela WEG, a pedido da concessionária. O equipamento possibilita que os clientes acompanhem o consumo da energia elétrica por meio de um portal, diariamente. Com isso, é possível controlar e planejar os gastos com a conta de luz, no final do mês, e evitar desperdícios.

O medidor também identifica e comunica à distribuidora, remotamente, eventuais ocorrências no fornecimento de energia, o que permite aos nossos técnicos localizar o defeito rapidamente, garantindo maior rapidez no atendimento. Dessa forma, além de agilizarmos o serviço, para que o cliente não precise ligar na concessionária para comunicar a falta de energia, evitamos deslocamentos desnecessários dos nossos profissionais, o que reduz as emissões de gases de efeito estufa, provenientes dos transportes utilizados.

Antônio Almeida, gerente do projeto na AES Eletropaulo, mostra o novo medidor e explica os benefícios para os clientes que terão o equipamento instalado em suas residências. Clique aqui e veja o vídeo.

A implantação começou em Barueri
Realizaremos o projeto em Barueri porque a cidade tem diferentes perfis de clientes, que representam a maior parte da área de concessão da AES Eletropaulo. No início do próximo ano começaremos a instalação de mais de 5 mil medidores nas residências do município. Nossa previsão é disponibilizar a nova tecnologia para 60 mil clientes dessa região, até o final de 2018.

Para Maria Tereza Vellano, diretora da AES Eletropaulo, “É uma grande conquista. Esse novo modelo de distribuição de energia veio para ficar. Os medidores inteligentes são os equipamentos que estarão nas casas dos nossos clientes. Atualmente, utilizamos tecnologias de automação avançada na rede de distribuição de energia e de comunicação para viabilizar o projeto de redes inteligentes”.

Clique aqui ​e conheça o site do nosso projeto Redes Inteligentes.