Notícias

Horário de verão ligado no consumo consciente

Ele é polêmico. Uns gostam, outros não, e pode até causar algum desconforto nos primeiros dias. Mas, uma coisa é certa: o horário de verão contribui bastante para a redução do consumo de energia elétrica. 
 
Trinta países, de todos os continentes, adotam o adiantamento do relógio. No Brasil, a medida foi implantada pela primeira vez em 1931. Porém, somente a partir de 1985 passou a ser praticada anualmente. Em 2008 foi decretado seu período fixo de duração, que vai do terceiro domingo de outubro ao terceiro domingo de fevereiro.
 
As regiões Norte e Nordeste ficam fora do programa por serem mais próximas à linha do Equador, onde dias e noites têm a mesma duração ao longo do ano. Ocasionalmente, alguns estados podem ser incluídos ou excluídos da regra.
 
Acertando os ponteiros com consciência
Aproveitando que 15 de outubro é o dia do consumo consciente, vale nossa reflexão sobre como o horário de verão auxilia a economia do país e o combate ao desperdício de energia. 
       
Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos, ou seja, o sol surge mais cedo e põe-se mais tarde. Para aproveitar melhor a luz natural, adiantamos o relógio em uma hora, o que gera uma economia de energia nos chamados horários de pico, nos quais a demanda energética é maior. Assim, reduz-se a iluminação artificial, quando a maioria das pessoas está retornando para casa, após o expediente de trabalho.
 
Ano passado, a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), em todo o território nacional. Em termos de consumo de energia elétrica, a AES Eletropaulo estima, para esta nova temporada 2016/2017, uma economia de 85 GWh em sua área de concessão. Isso daria para abastecer, por um mês, os municípios de Itapecerica da Serra e São Caetano do Sul, que possuem cerca de 169.103 e 158.825 mil habitantes, respectivamente.
 
É bom lembrar que, apesar da implantação do horário de verão, é importante adotarmos o consumo consciente em todos os dias do ano. Medidas simples como utilizar lâmpadas de LED, mudar o chuveiro para o modo “verão”, desligar os aparelhos que ficam em stand by, evitar o abre e fecha de geladeiras e reduzir o uso do ar condicionado, contribuem consideravelmente para um modo de vida mais econômico e sustentável.

 
© Copyright 2018 AES Eletropaulo - Todos os direitos reservados