Notícias

Férias, reforma e segurança garantida para todos

O período de festas chegou. Com ele, vem o esperado 13º salário, e as férias da garotada. E, como não poderia deixar de ser, a energia elétrica está presente na maioria desses momentos, seja dentro de casa, nas ruas, nos hotéis, e em diversos locais de lazer e entretenimento. Por isso, vamos dar algumas dicas para você aproveitar melhor essa época do ano, sem acidentes ou preocupações.
 
A importância da parte elétrica em uma reforma
No final do ano, muitas famílias se programam para fazer reformas em casa – troca de pisos, pintura nas paredes, reforma do telhado e outras modificações necessárias para deixar o ambiente mais bonito e confortável. Porém, é preciso estar muito atento às instalações elétricas. Uma rede elétrica antiga pode provocar fuga de energia, aumento na conta de luz, curtos-circuitos e até incêndios. E, geralmente, nos esquecemos dessa parte que não é tão visível, mas que é extremamente importante.
 
Mantenha distância da rede elétrica da rua
Ao construir ou reformar a sua casa cuide para não aproximar qualquer parte do corpo ou objeto na rede elétrica, onde a tensão é tão alta que só de se aproximar você pode levar um choque de mais de 13 mil volts.
 
Os reparos na rede elétrica, desde os mais simples até a revisão completa da instalação, devem ser feitos por eletricistas qualificados. Por isso, ao pensar numa reforma, priorize também a parte elétrica e evite acidentes, pois, embora a casa possa ter recebido aquela repaginada, a rede elétrica pode necessitar da inspeção de um especialista. Assim, você economiza na conta de luz e, principalmente, garante a segurança para todos da sua casa.
 
Empinar pipas sim, mas com segurança
Com as férias escolares, a garotada tem mais tempo livre para brincar. Muitas gostam de empinar pipas, porém, é preciso cuidado para aproveitar a brincadeira com total segurança.
 
• Procure um lugar aberto e longe dos fios, como praças, parques e campos de futebol.
• Se a pipa enroscar nos cabos elétricos, nem pense em resgatá-la! Subir em postes ou tentar retirar a pipa com madeiras, canos ou bambus pode acarretar choques fatais.
• Linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum e as "rabiolas" devem ser evitadas, pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques.
• Chuva não combina com pipa. O brinquedo funciona como para-raios, conduzindo energia.
• Não suba nas lajes das casas para empinar pipa, qualquer distração pode causar uma queda.
 
AES e seu compromisso com a segurança
Segurança é o valor número um para nós da AES. Por isso, até o período das festas de final de ano, nossos agentes estarão percorrendo diferentes áreas da região metropolitana de São Paulo para orientar a população sobre os cuidados necessários com a rede elétrica.
 
Durante essa semana, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, as blitz de segurança ocorrerão nas regiões de Santo André, Osasco, zona sul e zona oeste de São Paulo. Curta suas férias, mas não esqueça: segurança vem sempre em primeiro lugar.
© Copyright 2018 AES Eletropaulo - Todos os direitos reservados