Estamos no Guia EXAME Mulheres na Liderança

As empresas têm dado mais voz a questões como a inclusão, a promoção da diversidade e a igualdade de oportunidades. Um dos fatores que contribuem para que o tema ganhe cada vez mais relevância nas companhias é a percepção de que a diversidade traz inovação e faz bem aos negócios. Segundo recente levantamento da consultoria McKinsey, o resultado nas empresas que apostam na diversidade de gênero na gestão é 15% superior em relação à média de suas concorrentes diretas.

Nesse novo cenário, o papel da mulher nas organizações, especialmente em cargos de liderança, vem ganhando destaque. Embora as estatísticas mostrem que a igualdade de gênero ainda é um desafio a ser superado, de dez anos para cá esse panorama vem se transformando.

Guia EXAME Mulheres na Liderança

Para discutir o tema da equidade de gênero com maior profundidade, a revista EXAME, em parceria com a associação Women in Leadership in Latin America (WILL) e apoio técnico da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), fez um levantamento inédito para mostrar quais são as empresas que mais promovem a equidade de gênero no Brasil.

O estudo, bastante abrangente, coletou dados das empresas participantes, em diversos setores da economia, e entrevistou as lideranças dessas companhias​ para elencar as que estão mais dedicadas à promoção da igualdade entre homens e mulheres. Nessa publicação, a AES Eletropaulo está entre os destaques: foi a melhor colocada no setor de energia.

Para Marcelo Pereira, Diretor Executivo de Recursos Humanos da AES Eletropaulo, “ao fomentar a equidade de gênero em uma organização, o maior diferencial é o ganho em inovação. A chance de termos soluções melhores e que agreguem mais valor à empresa é muito grande. A inovação é um dos princípios que a companhia tem adotado como estratégia, ainda mais nesse momento em que o setor elétrico passa por uma grande revolução. A AES Eletropaulo gente quer liderar essa transformação”.

Compromissos da AES Eletropaulo com a equidade de gênero

Marcelo destaca que, para se criar um ambiente de trabalho inclusivo e que valorize a diversidade, as ações precisam ir além do departamento de RH. “É preciso envolver toda a empresa, desde as altas lideranças até as áreas operacionais para que os valores de respeito às diferenças estejam, de fato, internalizadas em todos os colaboradores da empresa”.

Outro ponto destacado pelo executivo é a assinatura do compromisso com os Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU. “Adotamos esses princípios, vamos envolver a alta liderança, promover mais iniciativas de treinamentos e desenvolvimento para as colaboradoras, e promover iniciativas junto aos nossos parceiros e fornecedores. E, consequentemente aumentar o número de mulheres na liderança da companhia”, destaca.

Ele também falou das metas da companhia para se atingir a igualdade entre homens e mulheres em cargos de liderança. “Temos um plano de aumentar em 10% o número de mulheres na liderança, anualmente, até atingir o equilíbrio em 2029. “É uma meta ousada, mas é um caminho que já estamos trilhando. Além disso, definimos que nossos processos seletivos de áreas administrativas devem ter, pelo menos, uma mulher finalista”, reforçou.

Por fim, Marcelo diz que “é importante ressaltar que a diversidade cria um ambiente no qual os colaboradores são encorajados a buscarem aprimoramento profissional, independentemente do sexo, idade, deficiência ou nacionalidade. Essa visão meritocrática impulsiona uma cultura de alto desempenho, na qual todos têm igualdade de oportunidades. É isso o que buscamos”.
GUIA EXAME MULHERES.jpg