Notícias

Armazenar energia é a aposta da AES Brasil

A AES Brasil, consciente de que para crescer é preciso inovar, foi a primeira empresa brasileira a realizar um projeto de pesquisa e desenvolvimento para minimizar os riscos causados pela interrupção de fontes renováveis.

A energia eólica e solar pretende contribuir com o futuro da geração de energia no Brasil, principalmente hidrelétrica, melhorando cada vez mais a qualidade no abastecimento e atendimento à demanda. 

Para contar um pouco mais sobre essa história, a FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo -  realizou o workshop “A operação do SIN (Sistema Interligado Nacional) com a expressão das fontes intermitentes na matriz”. 

Durante a palestra, especialistas discutiram sobre novas tecnologias que devem tornar o funcionamento do sistema energético brasileiro mais seguro e confiável. 

Na mesa de discussão, Rodrigo D´Elia, diretor de Geração Distribuída e Energy Storage da AES Tietê, comentou sobre a experiência de oito anos da AES no mundo em armazenamento de energia com baterias. 

"Temos plantas instaladas nos EUA, América Latina e Europa, sendo a primeira do Brasil na Usina Hidrelétrica de Bariri, administrada pela AES Tietê. Recentemente, fechamos a construção de uma planta de 100 MW de Energy Storage na Califórnia, cujo custo de operação é menor que uma usina termelétrica, executando a mesma função de suprir a demanda de energia em horário de ponta.", relatou o executivo.

Além de D'Elia, Amilcar Guerreiro, Diretor na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Élbia Gannoum e Presidente da Abeeolica, Leontina Pinto, Diretora na Engenho Consultoria, participaram do evento.

A AES Brasil realizou recentemente um workshop, na sede da empresa, para apresentar o SMART-SEN e contou com a presença do Dr. Warren Powell, pesquisador da Universidade de Princeton, de Julian Nebreda, novo presidente da AES no Brasil, Ítalo Freitas, presidente da AES Tietê e AES Uruguaiana da AES no Brasil. Veja mais aqui.​

*Intermitência é o mesmo que interrupção momentânea, aquilo que não pode ser fornecido continuamente devido a fatores não controláveis
. ​
© Copyright 2018 AES Eletropaulo - Todos os direitos reservados