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2 Via Boleto ENEL / ELETROPAULO – Como Tirar

AES ELETROPAULO 2 Via de Boleto

A Enel (AES Eletropaulo virou Enel em SP) é conhecida por ser uma das maiores empresas privadas brasileiras do setor elétrico. Atua fortemente no campo de desenvolvimento de fontes renováveis de energia no Brasil. Trabalha também, na produção de geração de energia, distribuição, comercialização e transmissão, além de buscar constantemente por soluções aos problemas enfrentados com o campo de energia.

Ela se encontra dividida em 04 (quatro) distribuidoras, nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo e Goiás. Atende mais de 17 milhões de pessoas, fornecendo energia a residências, indústrias, comércio, meio urbano e rural, inclusive atende ao setor público.

Se você é um dos usuários dos serviços da empresa Enel, saiba que a mesma disponibiliza diversos benefícios nos seus canais de atendimento. Um deles é a emissão da 2ª via do boleto para pagamento.

Sim, isso mesmo, a Enel disponibiliza em seu site a possibilidade de emissão da segunda via do boleto, o qual pode ser pago em qualquer agência bancária, ou ainda, pelo internet banking, caso você tenha o aplicativo. Mas cuidado! Os boletos da Enel não são aceitos em casas lotéricas! Por esta razão, a empresa Enel criou pontos de pagamentos em supermercados e lojas afiliadas, aumentando os postos de atendimento, no intuito de facilitar a vida de seus usuários. Deste modo, a Enel está sempre em busca de novas melhorias que possam trazer mais qualidade na prestação de serviços aos seus clientes.

Além dos postos de atendimentos em supermercados e lojas conveniadas, como dito acima, a Enel também possui bancos conveniados, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Safra, Itaú, Banco Regional, Bancoob, Santander, Banco Regional de Brasília, Bradesco, Banco Intermedium e Sicredi.

Como emitir a segunda via do boleto Enel / Eletropaulo

Para emissão da segunda via do boleto Enel é muito fácil, primeiro você entra no site eletrônico disponibilizado pela empresa na internet. Após, você irá verificar a possibilidade de selecionar o seu Estado, pois a empresa se encontra em vários Estados do Brasil. Então, selecione o seu Estado.

Em seguida, clique na opção “Para Você” no canto superior esquerdo da tela, e selecione a opção segunda via de conta. Para os moradores dos Estados do Rio de Janeiro e Ceará, é necessário apenas apresentar o número do CPF, em que está feito o cadastro da conta, mas para os usuários dos serviços da Enel que residem no Estado de Goiás, é preciso além do CPF o número de Unidade Consumidora, ou seja, o registro do imóvel no sistema da empresa. Basta consultá-lo em um antigo boleto de luz, o qual pode ser consultado  no site da Enel, em campo próprio, caso você não saiba.

Agora, se você é residente na cidade de São Paulo, para emitir a segunda via do boleto da Enel basta entrar no site e descer a página e clicar em “2ª via de conta”. Pronto! É simples e seguro!

Mas caso não tenha acesso a internet ou “não sabe mexer direito”, poderá requerer a segunda via, enviando SMS com a palavra “conta” para o número 27373, ou ainda, entre em contato com o telefone 0800 727 2120.

Outra possibilidade é o envio da segunda via do boleto Enel por e-mail. Para isso, é preciso entrar no site da ENEL, selecionar o item “Para Você” , após clicar em “Conta por e-mail”, em seguida, acrescente os seus dados e confirme a ação.

Após a realização do procedimento acima, fique atento a caixa de entrada do seu e-mail cadastrado e verifique se os e-mails da Enel não estão sendo direcionados à caixa de spam.

Outra forma que também pode ser utilizada é o aplicativo Enel, onde todos os usuários brasileiros dos serviços da empresa, podem emitir sua segunda via Enel, para isso é necessário apenas baixar o aplicativo na loja de aplicativos do seu aparelho Android ou iOS.

Atendimento presencial ENEL

Para aqueles que não conseguem resolver seus problemas ou dirimir dúvidas pelos canais online, seja por falta de acesso ou conhecimento, a Enel oferece o atendimento presencial, mas para isso é preciso seguir alguns passos, haja vista os últimos acontecimentos no cenário mundial, algumas medidas de segurança precisam ser tomadas.

Então, se você precisa de atendimento presencial, primeiramente, precisará entrar no site da empresa e selecionar a loja e o motivo de agendamento. Após, indicar o dia e horário desejado para o atendimento, informar os dados pessoais e endereço de e-mail do cliente que será atendido e, por fim, marcar os Termos de Uso e validações de segurança.

Cuidado para não esquecer o dia de agendamento e também, se possível, compareça com alguns minutos de antecedência, portando consigo o protocolo de agendamento em meio físico ou digital, o documento original de identificação utilizado no ato do agendamento.

Portanto, verifica-se que a Enel possibilita várias formas de emissão da segunda via do boleto, cabe aos seus clientes escolherem a opção que mais lhe agrada.

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Dicas para Economizar Energia e Baixar a Conta de Luz

Como Diminuir a Conta de Energia

Se uma boa quantia da sua renda vai para a conta de luz já deve ter tentado diferentes formas de economizar. Às vezes parece que economizar luz é um bicho de sete cabeças, mas calma é bem simples na verdade. Agora iremos dar algumas dicas de como você pode economizar energia e baixar a conta de luz de forma simples. Assim você poderá ter mais tranquilidade financeira e economizar energia sem dor de cabeça. Veja abaixo algumas das dicas.

Bandeiras tarifárias Energia Elétrica

Uma das grandes dúvidas para quem quer economizar energia são as bandeiras de cobrança. Você sabe o que é? Como funciona? e qual o impacto no valor final da sua conta de energia? Agora iremos falar um pouco sobre o assunto para que possamos entender esse primeiro passo para a economia.

As bandeiras têm relação com o valor cobrado por kWh de energia utilizada. Se o valor cobrado é x, por exemplo, e a bandeira está vermelha terá um acréscimo. Assim você estará pagando mais pela mesma quantidade de energia consumida. As bandeiras são amarelas e vermelhas. Elas são colocadas nos custos a depender da situação no país e da época do ano.

Portanto, o primeiro passo para começar a economizar na conta de energia é ficar de olho na bandeira que seu estado está. Se ela está na amarela ou na vermelha, se prepare para uma conta mais alta. Caso você não queira ou não possa pagar por mais esse valor é preciso que a economia de energia fique ainda maior nesses períodos.

O valor da conta de luz é cobrado sobre o kWh utilizado na residência como um todo. Sendo então o valor da bandeira sobre esse valor total também. Por isso é importante a conscientização de todos na casa para que a economia seja mais alta.

Agora que você já sabe o que são as bandeiras na conta de energia vamos falar algumas dicas para a economia. Seja qual for a bandeira que o seu estado esta é importante que tenha uma economia no uso para a conta não vir muito alta todos os meses.

Economia de Energia – O que Fazer?

Uma das dicas mais importantes da economia de energia é a passada acima, fique de olho na bandeira do seu estado. O segundo é conhecer seus eletrodomésticos. Sim! por incrível que pareça duas geladeiras podem gastar energia de forma diferente. Portanto, quando você for comprar eletrodomésticos, principalmente os indispensáveis, verifique o kWh que gastar.

Outra dica é que se o aparelho não está sendo usado, retire -o da tomada. Alguns aparelhos mesmo desligados continuam consumindo energia. Portanto, retirar da tomada é um ponto importante. Seja carregador, televisão, microondas ou outros sempre prefira retirar da tomada.

Quando ninguém estiver no ambiente também é indicado que as luzes estejam apagadas. E nas escolhas dessas lâmpadas também podem ser realizadas economias apenas olhando o gasto energético delas. Dormir com TV, luz e outros aparelhos ligados também acabam por pesar na conta no final do mês.

Caso você use ar condicionado acione o timer dele, isso poderá te auxiliar na economia. Assim você dormirá em um ambiente fresco porém sem deixar ele gastando energia a noite inteira. Aparelhos eletrônicos como luminárias ou bebedouros de gatos ligados nas tomadas também podem ser substituídos em muitos casos.

Economizar na conta é sempre bom, mas fique de olho também para manter a qualidade de vida. Um equilíbrio entre ambos os lados é muito importante para a vida e para melhorar a dor de cabeça. Porém com pequenos atos como os ditos acima você poderá diminuir o valor da sua conta de energia. Veja agora outras formas que você pode realizar em casa e na energia.

Mais Formas de economizar Energia

No caso das bandeiras explicadas acima, você pode realizar cortes maiores quando a bandeira estiver amarela ou vermelha para maiores economias em sua conta de energia. Ou realizar trocas de alguns eletrodomésticos. O que parece ser um gasto futuramente poderá se tornar uma economia. Já que alguns eletrodomésticos gastam muito mais que outros, como dito acima. Nessa troca de preferência por equipamentos que são essenciais e muito usados como geladeira, televisão e lâmpadas. São pequenos gestos que vão fazer com que sua conta final caia no seu bolso.

Além da conta de energia você pode ter outras economias em contas em casas com atitudes simples. Na água, por exemplo, você pode realizar economias usando a água de roupa para lavar a varanda. No caso de gasolina você pode escolher ir a pé em locais que são próximos e possíveis de ir. São pequenas atitudes que acabam por subir muito nossas contas no fim do mês. Manter um equilíbrio é o principal. Faça economias no supermercado buscando promoções e evitando desperdício. Junto com a economia na conta de energia isso irá lhe render um custo de vida menor no geral.

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Enel Goiás 2 Via de Conta: Emitir Boleto

A distribuidora de energia Enel atua em algumas áreas brasileiras e também de maneira mundial. Conheça mais informações sobre a empresa e também os serviços que ela disponibiliza logo abaixo.

Ademais, se você já é um cliente e deseja solicitar ou emitir a 2 via de conta na Enel Goiás, verá o passo a passo para proceder na emissão.

Enel GO

Assim como diversas empresas de distribuição de energia, a Enel Goiás atua no ramo de distribuição para atender E propagar a energia para diversos locais do estado.

A Enel Brasil SA foi fundada  há aproximadamente 17 anos. Ela centraliza as participações societárias da companhia.

A empresa possui as participações majoritárias em algumas distribuidoras de energia. As suas distribuições atuam no nordeste, no sudeste eu também no centro-oeste do Brasil.

A Enel Goiás foi adquirida no ano de 2016 e atende aproximadamente 240 municípios do estado, o que dá em média 3,3 milhões de clientes atendidos com energia da companhia.

Serviços da Enel Goiás Agência Virtual

A Enel Goiás também faz parte da gestam de iluminação pública do estado de Goiás e a sua principal função é atender com responsabilidade os logradouros públicos.

Ademais, é de Extrema importância que ela também faça implementação, expansão e a manutenção das instalações seja em ruas ou outras áreas da região.

Através do site da empresa Enel Goiás é possível visualizar as taxas, tarifas e impostos acrescentados em sua conta.

Na aba minha conta, basta clicar na parte de taxas tarifas e impostos e escolher a informação que deseja adquirir.

Além do serviço de visualização nas tarifas e também da emissão de segunda via de boleto, a Enel Goiás disponibiliza um serviço para atendimento online.

Em caso de falta de luz é possível clicar no campo falta de energia caso haja algum cabo partido ou outra situação que gere risco de vida.

Basta preencher a unidade consumidora, o clima, o nome do solicitante, o telefone do solicitante um ponto de referência informações adicionais.

Se não conseguir acessar a internet de algum local devido à falta de luz, é possível entrar em contato com o telefone 0800 062 0196.

Outros serviços como por exemplo solicitação para que a conta seja feita em débito automático, o portal da negociação, consulta de débitos, conta por e-mail, troca de titularidade também podem ser solicitados.

Para tal, é eu preciso acessar a sua conta através do site www.enel.com.br e clicar na aba minha conta.

As opções estão disponíveis e após clicar no serviço desejado você será redirecionada para o login. Caso não tenha uma conta será necessário realizar o cadastro

Como emitir 2 Via de Conta de Luz Enel Goiás

A emissão da 2 via de conta boleto Enel Goiás é realizada através do site e do serviço disponibilizado na sua conta.

Acesso é feito pelo site disponibilizado acima e será necessário a inserção do e-mail ou senha cadastrados.

Além disso, existe a possibilidade de ingressar com o celular o que foi cadastrado basta clicar em login com o celular, inserir o número com DDD e a senha cadastrada.

Após isso, será possível emitir um boleto com a segunda via da sua conta em atraso.

Caso possua mais contas em atraso existe a possibilidade de acessar o portal de negociação para efetuar a negociação dos seus débitos em atraso.

É possível realizar também o pagamento online da sua conta Enel Goiás através da solicitação do código de Barras.

Para isso é necessário seja inserido o nome da unidade consumidora e o CPF ou CNPJ.

Posteriormente, você receberá o código de Barras para realizar o seu pagamento da maneira que preferir.

Em caso de dúvidas a empresa disponibiliza uma aba sobre nossos canais, onde é possível tirar as suas dúvidas através de perguntas frequentes ou verificar os telefones de atendimento.

Telefone 0800 Enel Goiás

No caso da Enel Goiás os telefones para atendimento são todos gratuitos. É possível entrar em contato com a empresa pela sua central de atendimento através do número 0800 062 0196.

Os deficientes auditivos possuem um canal de atendimento exclusivo através do número 0800 28 21 887. Já a ouvidoria pode ser contatada pelo número 0800 062 1500.

Whatsapp Enel Goiás

Se ainda assim você não conseguir entrar em contato com a empresa existe a possibilidade de clicar no link no atendimento pelo WhatsApp. O número de contato é o 21 99601 9608.

Por uma simples conversa de WhatsApp é possível registrar a falta de luz, solicitar uma segunda via e também consultar débitos.

Graças às informações colocadas neste artigo, é possível sem preocupações proceder com cautela para emissão da segunda via do seu boleto.

Siga as orientações dadas eu passo a passo estabelecido para efetuar com rapidez todo o processo e obter êxito.

Seja sábio na organização das suas finanças para não esquecer das contas futuras e assim, evitar encargos em decorrência de juros dos atrasos.

Para isso, basta seguir os passo a passo informado neste artigo para realizar a emissão da 2º Via da sua conta na Enel Goiás.

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ENEL Telefone 0800 – Falar com Atendente

ENEL Falar com Atendente

Se você é de Goiás, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro deve utilizar os serviços de distribuição elétrica da Enel. Nesses casos é comum surgir dúvidas de contato caso alguma coisa aconteça ou para pedir informações. Nesse caso o mais indicado é ligar para o 0800 da empresa. Se você não sabe qual o número iremos te ajudar agora. Abaixo iremos falar qual o telefone 0800 da Enel e como você pode falar com atendente. Saiba também outras formas de ter serviço e entrar em contato com a empresa caso precise.

A ENEL

A ENEL é um dos maiores grupos de geração e distribuição de energia elétrica no Brasil. Ela atende diferentes estados como Goiás, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.  Além do Brasil a empresa presta serviço em mais de 30 países em cinco continentes.

Com Inovação e sustentabilidade a empresa busca prestar o melhor serviço no fornecimento de energia em todos os países de atuação. Sendo esses dois princípios fundamentais na atuação. Além da diversidade tecnológica, mundialmente reconhecida. A ENEL também preza pela diversidade dos colaboradores.

Sendo líder na tecnologia com energia renovável no Brasil a empresa vem se destacando há anos no mercado. Com geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia sendo seus serviços prestados. Esse reconhecimento do serviço prestado pode ser visto pelos prêmios que a empresa já recebeu. Entre esses prêmios está o de empresa mais sustentável do ano de 2018.

Com responsabilidade de quem disponibiliza um serviço de qualidade a ENEL preza pelo bom atendimento dos consumidores. Para isso são disponibilizadas diferentes formas de atendimentos para informações, reclamações ou solicitações de serviços. Abaixo iremos falar um pouco mais de como você pode falar com atendente da ENEL pelo 0800 da empresa. Saiba também outras formas de contato pelo aplicativo e site.

Telefone 0800 ENEL

Como dito acima, a ENEL presta serviço para quatro estados diferentes. Caso você esteja em um desses estados e precise de atendimento pode realizar a ligação para o 0800 do seu estado. Pelo 0800 da ENEL poderá falar com atendente e tirar suas dúvidas ou solicitar serviços.

Atendimento ENEL Goiás – Telefone 0800

Em Goiás o número para contato é 0800 062 0196. Se você precisa de atendimento com acessibilidade a empresa disponibiliza outro número. O 0800 28 21 887 é direcionado para pessoas com deficiência auditiva. Esses números você tem atendimento em Goiás com a ENEL e poderá falar com  um atendente para mais informações.

Atendimento ENEL Ceará – Telefone 0800

No Ceará o número para contato é 080028 50 196. Se você precisa de atendimento com acessibilidade a empresa disponibiliza outro número. O 0800 28 01 887 é direcionado para pessoas com deficiência auditiva. Esses números você tem atendimento no Ceará com a ENEL e poderá falar com  um atendente para mais informações.

Atendimento ENEL Rio de Janeiro – Telefone 0800

No Rio de Janeiro o número para contato é 0800 28 00 120. Se você precisa de atendimento com acessibilidade a empresa disponibiliza outro número. O 0800 28 21 887 é direcionado para pessoas com deficiência auditiva. Esses números você tem atendimento no Rio de Janeiro com a ENEL e poderá falar com  um atendente para mais informações.

Atendimento ENEL São Paulo – Telefone 0800

Em São Paulo o número para contato é 0800 72 72 120 Se você precisa de atendimento com acessibilidade a empresa disponibiliza outro número. O 0800 77 28 626 é direcionado para pessoas com deficiência auditiva. Esses números você tem atendimento em São Paulo com a ENEL e poderá falar com  um atendente para mais informações.

Agora iremos falar de outras formas de contato com a empresa além dos telefones 0800 informados acima. Assim você poderá ter várias opções para entrar em contato com os serviços da ENEL e falar com uma atendente.

Outras formas de atendimento

Como dito acima você tem várias opções de entrar em contato com a empresa caso precise de atendimento. Além dos 0800 para falar com atendente informados acima você pode escolher outras opções.

Entre essas outras opções estão o whatsapp da empresa. Por lá você também pode falar com atendente sem realizar ligação. Também é possível ter acesso a outros serviços pelo número disponibilizado. Além dele você pode baixar o aplicativo da ENEL no seu celular e assim ter acesso a vários serviços na palma da sua mão.

Para ter acesso ao numero de whatsapp e o link para o aplicativo é preciso que você acesse o site da empresa. Por lá você também conhecerá outras formas de atendimento e informações sobre  a empresa.

Reclamações ENEL

E se você teve problemas no atendimento pode entrar em contato com a ouvidoria. Nela é possível realizar reclamações, sugestões e outros. O número para contato com a ouvidoria também é 0800. Para mais informações e acesso a serviços acesse o site da ENEL e busque a opção de atendimento. Não se esqueça de escolher corretamente o estado em que mora para ter as informações de contato corretas.

Por atender muitas pessoas, sempre acontece algum tipo de problema, porém o atendimento da empresa vem melhorando a cada dia e hoje a ENEL já é referência no setor elétrico, sempre solucionando qualquer tipo de problema com rapidez e com muita transparência com o consumidor.

Maiores informações acesse o site oficial da empresa: www.enel.com.br

Quais são os Canais de Atendimento da Enel São Paulo?

Você já ficou sem energia em casa ou precisou resolver alguma pendência na conta de luz e não sabia por onde começar? Se mora na capital paulista ou em algum município atendido pela Enel SP, entender quais são os canais de atendimento da Enel São Paulo pode poupar tempo e dor de cabeça. A empresa oferece diferentes formas de contato, desde canais digitais até atendimento presencial. A seguir, veja cada opção explicada de forma prática, humana e sem enrolação.

Por que conhecer os canais de atendimento da Enel?

Ter à mão os canais certos da Enel é importante para:

  • Informar falta de luz rapidamente
  • Solicitar a segunda via da conta
  • Negociar débitos ou fazer reclamações
  • Alterar titularidade ou endereço
  • Pedir nova ligação de energia

Com o número correto ou o link direto, você evita filas, economiza tempo e resolve tudo de forma mais tranquila.

Telefone Enel São Paulo

Central de Atendimento (SAC)

O principal canal para atendimento geral é o número 0800 72 72 120. Nele, você consegue:

  • Falar com atendente humano
  • Solicitar 2ª via da conta
  • Informar problemas na rede elétrica
  • Pedir religação
  • Tirar dúvidas sobre cobranças

Funciona todos os dias, 24 horas por dia.

Emergência – Falta de energia

Se faltou luz na sua casa ou teve algum problema urgente com a rede elétrica, ligue para o 0800 72 72 196. Esse canal é exclusivo para emergências e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Atendimento para pessoas com deficiência auditiva ou de fala

Existe um canal exclusivo para pessoas com deficiência auditiva, no número 0800 77 28 626. A comunicação é adaptada para melhor acessibilidade.

WhatsApp Enel São Paulo

A Enel oferece atendimento via WhatsApp com a assistente virtual “Elena”. Para iniciar uma conversa, é só adicionar o número (21) 99601-9608 no seu celular.

Pelo WhatsApp você consegue:

  • Solicitar 2ª via da conta
  • Informar falta de luz
  • Consultar débitos
  • Ativar débito automático
  • Solicitar religação
  • Atualizar cadastro

O atendimento é rápido, prático e pode ser feito a qualquer hora.

SMS Enel

Se você não está com internet no momento e precisa registrar a falta de energia, envie uma mensagem de texto (SMS) para o número 27373 com a palavra “LUZ” seguida do número da instalação. Exemplo: LUZ 123456789

Também é possível solicitar a conta por SMS. Para isso, mande:
CONTA 123456789 para o mesmo número 27373.

Esse canal é muito útil quando o sinal da internet está ruim, mas você ainda consegue enviar mensagens.

Aplicativo Enel

O app da Enel está disponível gratuitamente para Android e iOS. Nele, você consegue:

  • Gerar 2ª via da conta
  • Registrar falta de energia
  • Acompanhar solicitações
  • Solicitar ligação nova
  • Fazer alteração cadastral
  • Solicitar religação
  • Ativar débito automático

É uma das formas mais práticas de resolver suas demandas, sem precisar falar com ninguém.

Agência Virtual no site da Enel SP

O site oficial da Enel São Paulo tem uma área chamada “Agência Virtual”, onde você pode:

  • Consultar débitos
  • Emitir segunda via
  • Alterar dados cadastrais
  • Solicitar ligação nova
  • Registrar falta de luz
  • Fazer denúncia

A navegação é simples e o serviço pode ser feito de qualquer computador ou celular com internet.

Atendimento Presencial

Se você prefere resolver tudo pessoalmente, também dá para ir até uma loja física da Enel. Em São Paulo e na região metropolitana, existem várias unidades.

Nas agências, você pode:

  • Tirar dúvidas com um atendente
  • Levar documentação para novos pedidos
  • Resolver pendências mais específicas
  • Apresentar reclamações pessoalmente

Antes de ir até uma loja, o ideal é agendar pelo site ou pelo aplicativo, evitando filas e tempo de espera.

Atendimento para Empresas e Construtoras

A Enel tem canais exclusivos para empresas, construtoras e clientes do setor público. Isso inclui WhatsApp e e-mail.

WhatsApp corporativo

  • (11) 94551-5574 – para empresas e órgãos públicos
  • (11) 2195-7695 – para construtoras ou múltiplas unidades

Esses canais atendem demandas como:

  • Projetos de ligação
  • Atendimento técnico
  • Negociação de grandes contas

E-mails de atendimento empresarial

Alguns e-mails que você pode utilizar:

  • captacao.sp@br.enel.com
  • clientes.corporativos.sp@br.enel.com
  • clientes.governo.sp@br.enel.com
  • ligacao.emuc.sp@br.enel.com
  • servicos.tecnicos.sp@br.enel.com

Importante sempre colocar no e-mail:

  • Nome da empresa
  • CNPJ
  • Telefone para retorno
  • Detalhamento do pedido

Ouvidoria Enel São Paulo

A Ouvidoria é o canal usado quando os outros não resolvem seu problema. Para acionar esse serviço, é importante já ter passado por outro canal (SAC, WhatsApp, etc.) e ter um número de protocolo.

Como entrar em contato com a Ouvidoria:

  • Telefone: 0800 72 73 110 (de segunda a sexta, das 8h às 18h)
  • Carta: pode enviar correspondência com os detalhes da solicitação, anexando documentos, caso necessário.

Esse canal é indicado para:

  • Reclamações que não foram resolvidas
  • Denúncias
  • Sugestões e elogios
  • Casos que envolvam descaso ou falhas no atendimento

Redes Sociais

A Enel também está presente nas redes sociais e responde mensagens via:

  • Facebook (caixa de mensagens)
  • Twitter (DM e replies)
  • Instagram (comentários e inbox)

Não é o canal mais rápido, mas pode ser útil para alertar em situações emergenciais que estão afetando um bairro inteiro, por exemplo.

Tabela Resumo dos Canais

Canal Contato Indicação Principal
Central SAC 0800 72 72 120 Dúvidas, 2ª via, atendimento geral
Emergência 0800 72 72 196 Falta de luz ou acidentes elétricos
WhatsApp Elena (21) 99601-9608 2ª via, falta de luz, débitos
WhatsApp Corporativo (11) 94551-5574 / (11) 2195-7695 Empresas, construtoras
SMS 27373 Falta de luz e solicitação de conta
Aplicativo Enel (Android / iOS) Serviços digitais completos
Agência Virtual Site oficial Segunda via, débitos, solicitações online
Atendimento Presencial Lojas Enel Atendimento presencial com documentos
Ouvidoria 0800 72 73 110 Reclamações formais e não resolvidas

Dicas para resolver mais rápido

  • Tenha sempre o número da instalação em mãos (fica na conta).
  • Salve o WhatsApp Elena no celular e já inicie a conversa com o número.
  • Para problemas que envolvam contas antigas ou erros graves, sempre anote o protocolo.
  • Em caso de urgência, ligue, não espere resposta por e-mail ou redes sociais.

Saber quais são os canais de atendimento da Enel São Paulo pode evitar muita dor de cabeça, principalmente quando surge uma urgência como queda de energia ou problemas na conta. A boa notícia é que existem várias formas de resolver tudo, seja por telefone, WhatsApp, aplicativo ou até mesmo indo numa loja presencial. Com o número da instalação em mãos e paciência, dá pra resolver quase tudo sem sair de casa.

10 Melhores Modelos de Nobreaks para Comprar

Se você já perdeu um documento importante por causa de uma queda de energia ou teve prejuízo com equipamentos eletrônicos queimados, já deve ter pensado em comprar um nobreak. Esse equipamento essencial funciona como um backup automático de energia, protegendo seus aparelhos contra apagões repentinos, picos de tensão e até surtos elétricos.

Neste guia completo, vamos listar os 10 melhores modelos de nobreaks para comprar, explicando os diferenciais de cada um, para qual tipo de uso são mais indicados e os critérios importantes para não errar na hora de escolher. Tudo isso com uma linguagem simples, prática e direta ao ponto.

O que é um Nobreak?

Antes de mergulhar na lista dos modelos, vale lembrar rapidamente o que é um nobreak. O nome vem do inglês “no break”, ou seja, sem interrupção. Ele mantém seus equipamentos funcionando por alguns minutos (ou até horas) mesmo quando a energia acaba, além de proteger contra picos, variações e instabilidades da rede elétrica.

Ideal para:

  • Computadores de trabalho
  • Câmeras de segurança
  • Centrais telefônicas
  • Equipamentos hospitalares
  • Caixas registradoras

Como Escolher um Bom Nobreak?

Nem todo nobreak serve para qualquer situação. Alguns são mais simples e baratos, ideais para casa. Outros são robustos e indicados para empresas ou servidores.

Veja o que observar:

  • Potência em VA (volt-ampère): indica a capacidade de carga. Quanto mais equipamentos você tiver, mais VA vai precisar.
  • Autonomia da bateria: quanto tempo o nobreak mantém os aparelhos ligados após queda de energia.
  • Tipo: interativo, online ou standby. O interativo já resolve para uso residencial. Para servidores e equipamentos sensíveis, prefira os online.
  • Número de tomadas: verifique se ele suporta todos os aparelhos que deseja conectar.
  • Funções extras: alarme sonoro, visor LCD, estabilizador interno, recarga automática da bateria.

10 Melhores Nobreaks para Comprar em 2025

Vamos ao que interessa. Abaixo está a lista com 10 modelos de nobreaks confiáveis, atualizados para quem busca desempenho, segurança e bom custo-benefício.

1. Nobreak SMS Station II 600VA Bivolt

Um dos mais populares no mercado, ideal para uso doméstico e home office. Aguenta um computador e periféricos básicos por um bom tempo.

Destaques:

  • 4 tomadas de saída
  • Estabilizador interno
  • Alarme sonoro
  • Design compacto

Indicado para quem quer proteção simples e eficaz sem gastar muito.

2. Nobreak Intelbras XNB 1440 VA

Modelo robusto para quem precisa alimentar vários aparelhos ao mesmo tempo, como modem, roteador, PC e impressora.

Diferenciais:

  • 6 tomadas
  • Bivolt automático
  • Bateria de longa duração
  • Boa ventilação interna

Ideal para escritórios pequenos.

3. NHS Premium PDV 1400VA

Modelo muito usado em comércios com caixas, maquininhas e sistemas PDV. Oferece boa autonomia e estabilidade.

Principais vantagens:

  • 6 saídas
  • Estabilizador incluso
  • Proteção contra surtos
  • Sistema inteligente de recarga

Recomendado para ambientes comerciais.

4. Ragtech Easy Way 600VA

Compacto, leve e funcional. Perfeito para quem só precisa proteger o notebook e o Wi-Fi em casa.

Características:

  • 2 saídas
  • Autonomia entre 10 a 20 minutos
  • Proteção contra subtensão
  • Preço acessível

Bom para quem não quer complicação.

5. APC Back-UPS 1500VA – BR1500G

Esse aqui é quase um tanque de guerra. Aguenta quedas longas e flutuações graves sem perder o desempenho. Bastante usado por profissionais.

Recursos premium:

  • Display LCD
  • Regulação automática de tensão
  • Software de monitoramento
  • Alta potência

Mais indicado para estúdios, gamers ou escritórios exigentes.

6. SMS Atrium 2200VA Bivolt

Nobreak de alta performance, muito usado em ambientes corporativos, clínicas e redes de servidores.

Top de linha em robustez:

  • 8 tomadas
  • Capacidade de até 2000W
  • Proteção total contra surtos
  • Tempo de autonomia prolongado

Para quem precisa de potência e segurança.

7. Intelbras BZ 1200 VA Bivolt

Com design discreto e estrutura reforçada, esse modelo atende bem tanto empresas quanto usuários domésticos que buscam confiabilidade.

Pontos positivos:

  • Conexões inteligentes
  • Carregamento automático
  • Saídas suficientes
  • Boa durabilidade

Simples por fora, forte por dentro.

8. NHS Mini III 600VA

Versão mais compacta da marca, muito escolhida por quem mora em apartamentos ou precisa mobilidade.

Funcionalidades:

  • Bivolt automático
  • Estabilizador embutido
  • LEDs indicadores
  • Baixo consumo de energia

Um dos mais econômicos da lista.

9. SMS New Station 1200VA

A versão mais parruda da Station II. Potente, com ótimos recursos para ambientes com múltiplos dispositivos conectados.

Diferenciais:

  • Display digital
  • Gerenciamento de carga
  • Bivolt com seletor manual
  • Proteção contra sobrecarga

Excelente para home studios e escritórios.

10. APC Smart-UPS 1000VA

Modelo para quem trabalha com equipamentos delicados e não pode ter interrupção alguma, nem ruído na corrente.

Destaques avançados:

  • Sistema online puro
  • Proteção de rede e dados
  • Sistema de bypass automático
  • Monitoramento via cabo USB

O mais tecnológico da lista.

Qual o melhor nobreak para mim?

Se você ainda está em dúvida sobre qual modelo escolher, veja algumas situações e o tipo de nobreak ideal para cada uma:

Residência com internet e notebook:

  • 600VA ou 700VA, com 2 a 4 tomadas
  • Nobreaks simples, interativos

Escritório pequeno com 2 computadores:

  • 1200VA a 1400VA, com 4 a 6 tomadas
  • Funções de estabilizador e proteção térmica

Empresa com servidores e rede:

  • 2000VA a 3000VA, preferencialmente nobreaks online
  • Recursos como visor LCD e gerenciamento de energia

Cuidados e Dicas Extras

  • Não sobrecarregue o nobreak: evite ligar micro-ondas, geladeira ou qualquer item com motor.
  • Faça testes mensais para verificar a autonomia da bateria.
  • Use o nobreak em local ventilado, longe da umidade.
  • Nunca cubra as saídas de ar do aparelho.
  • Em caso de uso contínuo, prefira modelos com recarga inteligente e ventilação forçada.

Vale a pena investir em um nobreak?

Sim! Um nobreak é um investimento em tranquilidade. Ele evita queima de eletrônicos caros, perda de arquivos e até danos a sistemas de segurança ou operação. Um único incidente de energia pode custar muito mais que o valor de um bom nobreak.

Se você trabalha de casa, possui câmeras, um sistema de loja, ou apenas quer proteger o que já comprou com tanto esforço, ter um nobreak é quase obrigatório.

Com tantas opções no mercado, é importante escolher um nobreak que combine com sua rotina e o nível de proteção que seus equipamentos precisam. Seja para uso pessoal, profissional ou comercial, algum dos modelos citados neste artigo certamente vai atender suas expectativas. Só não deixe para pensar nisso depois que a luz cair, né?

A dica final é: compare sempre potência, número de tomadas, tipo de proteção e autonomia da bateria. Evite escolher só pelo preço. Um bom nobreak não é gasto, é segurança com energia garantida.

Falta de luz em São Paulo Agora? Saiba o que fazer

Você tá em casa, no meio de uma tarefa importante, ou curtindo um momento de descanso, e do nada… puf! A energia acaba. A falta de luz em São Paulo já virou quase rotina em algumas regiões e continua pegando muita gente de surpresa. Mas e agora? O que fazer? Esperar? Ligar pra alguém? Tentar resolver sozinho?

Antes de bater o desespero, é importante entender o que está acontecendo, como identificar se o problema é só na sua casa ou se é geral, e o que você pode fazer até tudo se normalizar.

Neste artigo, vamos falar de forma direta e descomplicada sobre o que fazer quando falta luz em São Paulo, o que pode estar causando isso e como se proteger de prejuízos maiores. Bora?

Como saber se a falta de luz é só na sua casa ou no bairro todo?

Esse é o primeiro passo. Porque nem sempre a culpa é da concessionária. Às vezes o problema está dentro do seu próprio imóvel.

Dicas para identificar:

  • Olhe pela janela e veja se a casa do vizinho também tá no escuro.
  • Se mora em prédio, veja se as áreas comuns (escadas, portaria) estão com luz.
  • Teste os disjuntores. Se estiverem caídos, o problema pode ser interno.
  • Tente ligar alguma luz ou tomada de outro cômodo. Pode ser só um circuito afetado.

Se perceber que a queda de energia foi só na sua casa ou em parte dela, provavelmente é um problema no seu sistema elétrico. Nesse caso, nem adianta ligar pra concessionária. O ideal é chamar um eletricista de confiança.

Quais são os principais motivos da falta de energia em São Paulo?

A cidade é gigante, movimentada, com prédios, casas, empresas, comércio… Tudo isso exige uma demanda elétrica enorme. E às vezes, não dá conta. Mas existem outros fatores também.

Os motivos mais comuns são:

  • Manutenção programada da rede elétrica
  • Tempestades com raios, ventos fortes ou quedas de árvores
  • Curto-circuito ou falha em transformadores
  • Furto de cabos, que infelizmente ainda é uma realidade
  • Sobrecarregamento da rede em horários de pico
  • Acidentes com postes e fios derrubados

Em alguns casos, a energia acaba por alguns minutos. Em outros, a situação se estende por horas, ou até por dias inteiros em bairros mais afastados.

O que fazer quando falta luz?

Agora que você já percebeu que não é só na sua casa, chegou a hora de agir. Mas com calma, sempre priorizando a sua segurança.

Passo a passo do que fazer:

  1. Desligue todos os aparelhos eletrônicos
    Isso evita que queimem quando a energia voltar de forma instável.
  2. Evite abrir a geladeira ou o freezer
    O ar frio escapa e os alimentos estragam mais rápido.
  3. Use lanternas em vez de velas
    Velas podem causar incêndio. Se não tiver lanterna, use a do celular.
  4. Evite ficar mexendo na fiação
    Se não tem experiência com elétrica, não arrisque. Deixe para um profissional.
  5. Avise familiares ou vizinhos
    Principalmente se você mora com idosos ou pessoas com necessidades especiais.

Como comunicar a falta de energia?

As principais distribuidoras de energia de São Paulo têm canais para receber esse tipo de reclamação. Você pode fazer isso de diversas formas, mas sempre tenha em mãos o número do seu cliente ou o endereço completo.

Canais de atendimento comuns:

  • Aplicativo da concessionária
  • Site oficial (área do cliente)
  • Atendimento via telefone
  • WhatsApp da distribuidora (caso disponível)

Evite ficar tentando ligar várias vezes seguidas. Pode demorar, mas o sistema geralmente registra seu protocolo e informa quando o serviço será normalizado.

Quanto tempo demora pra voltar a luz?

Depende. Em manutenções programadas, o tempo costuma ser avisado antes: 2 a 4 horas. Já em emergências, o prazo pode variar bastante.

Se houver queda de árvore, fios rompidos ou acidentes graves, pode levar muito mais tempo. Às vezes a previsão é de algumas horas, mas se houver dificuldade de acesso ou chuvas contínuas, pode estender por um dia inteiro.

Fique de olho no celular (se tiver internet ou sinal), porque muitas vezes a distribuidora manda SMS avisando sobre atualizações.

O que fazer enquanto espera?

A falta de luz pode ser frustrante, mas tem formas de tornar o momento menos estressante.

Veja algumas ideias para passar o tempo:

  • Ouça música offline
  • Jogue baralho, dominó ou outro jogo de mesa
  • Leia um livro ou revista
  • Tire um cochilo, se estiver calor
  • Organize alguma gaveta ou armário

Se você tiver crianças em casa, prepare atividades simples e seguras para entreter elas. Desenhar com luz natural ou brincar de mímica são boas opções.

Pode pedir ressarcimento por prejuízo?

Sim. Se a falta de luz causar dano em aparelhos, você tem direito a solicitar reembolso. Mas precisa registrar o problema oficialmente.

Para isso, você deve:

  • Ter anotado o protocolo da reclamação
  • Guardar o aparelho danificado
  • Ter nota fiscal do equipamento
  • Fazer o pedido formal à distribuidora

Se o pedido for negado, dá pra recorrer ao Procon ou até entrar com ação judicial. Muita gente já ganhou causa por causa de perdas com quedas de energia, especialmente em áreas onde isso ocorre com frequência.

Dicas para evitar problemas com a falta de luz

Mesmo que você não consiga impedir que falte energia, dá pra se preparar para que o impacto seja menor.

Veja algumas dicas que ajudam:

  • Tenha lanternas carregadas e pilhas de reserva em casa
  • Invista em estabilizadores ou no-breaks para equipamentos sensíveis
  • Guarde água em garrafas (em caso de prédio com bomba elétrica)
  • Tenha velas seguras e suportes apropriados, só por emergência
  • Mantenha seu quadro de energia em bom estado
  • Faça revisão elétrica pelo menos 1 vez por ano

Quem mora em áreas com muitas árvores ou em bairros mais afastados da capital deve estar ainda mais preparado. As quedas costumam ser mais frequentes nessas regiões.

E se faltar luz com frequência?

Se você percebe que a energia vive caindo, mesmo sem motivo aparente, isso pode indicar problema na rede ou até má qualidade de serviço da distribuidora. Neste caso, é possível:

  • Abrir reclamações frequentes e anotar todos os protocolos
  • Pedir avaliação técnica no imóvel
  • Juntar provas e levar ao Procon, ANEEL ou outros órgãos
  • Conversar com vizinhos e registrar reclamação conjunta (isso costuma ter mais força)

Não se acostume com o descaso. Energia elétrica é um direito básico e essencial para a vida em sociedade

A falta de luz em São Paulo pode acontecer a qualquer momento, seja por problemas climáticos, acidentes, ou falhas na rede. O mais importante é manter a calma, verificar se o problema é só na sua casa, e entrar em contato com os canais oficiais da distribuidora.

Desligue seus aparelhos, preserve seus alimentos, e evite riscos desnecessários. Se os prejuízos forem grandes ou frequentes, corra atrás dos seus direitos e exija melhorias. Sua segurança e conforto devem vir em primeiro lugar.

Tarifa Social Baixa Renda: Quem Tem Direito

Quando a conta de luz começa a pesar no bolso, muita gente se pergunta se existe algum tipo de ajuda para reduzir os gastos. A boa notícia é que sim: existe um benefício chamado Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece desconto para famílias de baixa renda. Ele é um direito garantido por lei e pode fazer muita diferença no fim do mês. Só que, apesar disso, ainda tem muita gente que nem sabe que pode ter acesso ou como pedir. Se você quer entender quem tem direito à Tarifa Social, como funciona o desconto, quais documentos são exigidos e como solicitar, fica comigo até o fim deste artigo.

Neste guia completo, vamos responder as principais dúvidas e te mostrar tudo que você precisa saber sobre esse benefício que alivia a conta de energia de milhares de brasileiros.

O que é a Tarifa Social de Energia?

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um programa do Governo Federal criado para garantir que famílias de baixa renda tenham acesso à energia com um custo mais acessível. Ele dá desconto direto na conta de luz, sem a necessidade de inscrição em programas estaduais ou municipais.

Esse desconto é aplicado na fatura mensal da distribuidora de energia da sua região, como Enel, CPFL, Light, Eletropaulo, entre outras. O valor do desconto varia conforme o consumo, ou seja, quanto menos energia a família consome, maior é a porcentagem do desconto.

Quem tem direito à Tarifa Social?

Nem todo mundo pode receber esse desconto, mas os critérios são mais simples do que muita gente imagina. Tem direito à Tarifa Social Baixa Renda quem se encaixa em um dos seguintes grupos:

1. Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico)

  • Devem ter renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (ou seja, metade do salário mínimo por pessoa da família).
  • É obrigatório ter o NIS (Número de Identificação Social) ativo.

2. Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada)

  • Pessoas com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência que não conseguem se sustentar financeiramente e recebem o BPC.

3. Famílias com renda mensal de até três salários mínimos

  • Desde que tenham pessoa com doença ou deficiência que exija o uso contínuo de aparelhos elétricos (como respiradores, cadeiras motorizadas, entre outros).
  • É necessário apresentar laudo médico e a necessidade do equipamento elétrico.

Qual o valor do desconto?

O desconto da Tarifa Social varia de acordo com o consumo mensal da residência. Quanto menor o consumo, maior o desconto. Veja abaixo:

Consumo mensal (kWh) Desconto aplicado
Até 30 kWh 65%
De 31 a 100 kWh 40%
De 101 a 220 kWh 10%
Acima de 220 kWh Não há desconto

Como solicitar a Tarifa Social?

A inscrição no programa é gratuita e pode ser feita de forma simples. Veja os passos abaixo:

Passo 1 – Cadastro no CadÚnico

Se a sua família ainda não está cadastrada no CadÚnico, o primeiro passo é procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo com os seguintes documentos:

  • RG e CPF de todos da família
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda (caso tenha)
  • Certidão de nascimento ou casamento

Passo 2 – Tenha o NIS em mãos

Após o cadastro no CadÚnico, você receberá um número chamado NIS (Número de Identificação Social). Guarde esse número com cuidado, pois ele será necessário para pedir o desconto.

Passo 3 – Entre em contato com a distribuidora de energia

Com o NIS em mãos, entre em contato com a empresa de energia da sua região. Você pode fazer isso por telefone, site, aplicativo ou pessoalmente em uma agência de atendimento.

Tenha em mãos:

  • Número do NIS
  • CPF do titular da conta de luz
  • Número da instalação elétrica (que aparece na própria conta)

Passo 4 – Acompanhe a aprovação

Após o cadastro, a empresa de energia fará a validação junto ao Governo. Se estiver tudo certo, o desconto será aplicado automaticamente nas próximas faturas.

Posso solicitar em nome de outra pessoa?

Sim, é possível. Caso o titular da conta de energia não seja o responsável familiar do CadÚnico, ainda assim pode-se solicitar a inclusão. Nesse caso, será feita a vinculação entre o endereço da conta de luz e os dados do NIS.

A Tarifa Social é automática?

Desde 2022, a Tarifa Social passou a ser ativada automaticamente para quem cumpre os requisitos e está com o CadÚnico atualizado. No entanto, ainda há muitos casos em que o benefício não é aplicado automaticamente, por problemas de cadastro, divergência de dados ou ausência de vínculo entre a conta e o CPF do responsável familiar.

Por isso, vale conferir na sua conta de luz se o desconto está realmente aparecendo. Se não estiver, entre em contato com a distribuidora para regularizar a situação.

O benefício pode ser cortado?

Sim, o desconto pode ser suspenso nas seguintes situações:

  • Cadastro no CadÚnico desatualizado por mais de 2 anos
  • Desligamento voluntário da família do programa
  • Aumento da renda familiar per capita acima do limite permitido
  • Falta de vínculo entre o CPF do titular da conta e o responsável pelo NIS

Por isso, é muito importante manter o CadÚnico atualizado, com todos os dados corretos e renovar o cadastro sempre que houver mudanças na família.

Famílias indígenas e quilombolas têm mais desconto?

Sim, as famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico e com renda per capita de até meio salário mínimo têm desconto de 100% na fatura de até 50 kWh por mês.

Se a família consumir mais que isso, os mesmos percentuais da tabela tradicional são aplicados para o restante da conta.

Vantagens da Tarifa Social

Além do alívio no bolso, a Tarifa Social tem outros benefícios indiretos:

  • Incentiva o consumo consciente de energia
  • Garante acesso à energia elétrica mesmo para famílias mais vulneráveis
  • Ajuda no controle do orçamento doméstico
  • Reduz o risco de inadimplência e corte no fornecimento

Dúvidas comuns sobre a Tarifa Social

  1. Quem mora de aluguel pode ter direito?
    Sim. O que importa é que o endereço da conta de energia seja o mesmo informado no CadÚnico.
  2. Posso acumular com outros benefícios?
    Sim. A Tarifa Social é acumulativa com Bolsa Família, Auxílio Gás e outros programas sociais.
  3. Quem é MEI pode solicitar?
    Pode, desde que a renda familiar por pessoa continue dentro do limite exigido (meio salário mínimo por pessoa).
  4. Como sei se estou recebendo a Tarifa Social?
    A conta de luz deve vir com um campo específico informando o valor do desconto da Tarifa Social.

Como manter o benefício?

Para continuar com o desconto da Tarifa Social, é essencial:

  • Manter o CadÚnico atualizado a cada dois anos ou sempre que houver mudanças
  • Monitorar o consumo mensal de energia
  • Garantir que o CPF do titular da conta esteja vinculado ao NIS

Essa manutenção simples evita que o benefício seja cortado de forma inesperada.

A Tarifa Social Baixa Renda é mais do que um desconto: é um direito de quem mais precisa. Muitas famílias ainda pagam caro por não saberem que se encaixam nos critérios. Saber como funciona, quem tem direito e como solicitar pode mudar a realidade financeira do seu lar. E o melhor de tudo é que o processo não é complicado — basta manter seus dados em dia e estar atento aos requisitos. Se você conhece alguém que poderia se beneficiar da Tarifa Social, compartilha essa informação. Uma atitude simples que pode gerar muito alívio.

Telefone e WhatsApp da ENEL para falta de energia agora em SP

Imagina só: você está em casa, mexendo no celular ou preparando o jantar, e de repente tudo apaga. A geladeira desliga, o Wi-Fi cai e fica aquele breu no bairro inteiro. Quando isso acontece, o que todo mundo quer saber é qual o telefone da ENEL para falta de energia e se tem como falar pelo WhatsApp da ENEL SP agora. A boa notícia é que tem sim como resolver isso rápido e sem estresse, e neste artigo vamos explicar qual número ligar, como usar o WhatsApp da Enel São Paulo e quais os canais oficiais para relatar o problema e acompanhar o retorno da energia.

Se você está sem luz agora na zona sul, leste, norte, oeste ou região metropolitana, já salva esse conteúdo que ele vai te ajudar a não ficar no escuro nem por mais tempo do que o necessário.

Qual o telefone da ENEL SP para falta de energia?

O principal número da ENEL Distribuição São Paulo (antiga AES Eletropaulo) para relatar falta de energia é:

  • 0800 72 72 120 — atendimento gratuito e 24 horas

Esse é o número oficial da central de atendimento da ENEL SP. Você pode ligar tanto de telefone fixo quanto de celular. Assim que for atendido, escolha a opção relacionada a “falta de energia”. É importante ter em mãos o número da instalação (que fica na sua conta de luz) para agilizar o atendimento.

Outros telefones úteis da ENEL São Paulo

  • 0800 72 72 120 – Principal telefone ENEL SP (para qualquer serviço)
  • 0800 77 28 626 – Canal exclusivo para deficientes auditivos (com aparelho TDD)
  • 163 – Ouvidoria da Enel SP (funciona das 8h às 18h, dias úteis)

WhatsApp da ENEL SP: atendimento direto no celular

Sim, a Enel São Paulo também oferece atendimento via WhatsApp, inclusive para relatar falta de luz na sua casa ou bairro.

Qual o número de WhatsApp da Enel SP?

  • (21) 99601-9608

Esse número é o canal oficial automatizado da ENEL para todo o Brasil, incluindo a cidade de São Paulo e região metropolitana.

Como usar o WhatsApp da Enel?

  1. Salve o número (21) 99601-9608 no seu celular como “ENEL Atendimento”
  2. Envie uma mensagem como “sem luz” ou “falta de energia
  3. O bot vai pedir alguns dados, como o CPF do titular ou o número da instalação
  4. Aguarde as orientações, e você pode receber previsão de retorno da energia no próprio chat

Importante: O atendimento é automatizado, mas funciona muito bem para relatar quedas de energia, acompanhar protocolos e até tirar segunda via da conta.

Quando usar o telefone e quando usar o WhatsApp?

Se estiver com urgência total, como um transformador explodindo ou fio solto na rua, ligue diretamente para o 0800. Para situações menos críticas, como a queda de luz em uma rua ou bairro inteiro, o WhatsApp dá conta do recado e ainda evita ficar esperando em linha.

O que ter em mãos antes de ligar para a Enel?

Para facilitar a vida e agilizar o atendimento, separe:

  • Número da instalação (está na sua conta de luz)
  • CPF do titular da conta
  • Endereço completo com CEP
  • Um resumo da situação (exemplo: “caiu a energia no prédio inteiro”, “só a minha casa está sem luz”, “houve estouro na fiação”)

Esses dados ajudam o sistema a identificar se a falta de energia já está sendo tratada ou se é um caso isolado.

Como saber se a Enel já sabe da falta de energia?

Muita gente fica na dúvida se a falta de luz no bairro inteiro já foi reportada ou se precisa ligar. A dica é acessar:

  • Site oficial da Enel SP: www.enel.com.br (não precisa se cadastrar)
  • Use a opção “sem energia?” e digite o CEP
  • Ele mostra se já existe um chamado aberto na sua região e o prazo estimado para religação

Também dá pra ver isso direto no WhatsApp da Enel, enviando “sem luz” e informando o endereço.

E se o problema for só na minha casa?

Se apenas a sua residência está sem energia, o ideal é fazer estes passos antes de chamar a Enel:

  • Verifique se os disjuntores caíram
  • Veja se os vizinhos estão com energia normalmente
  • Teste se há energia em todos os cômodos
  • Se for só em um cômodo, chame um eletricista antes de acionar a distribuidora

Se for confirmado que o problema não é interno, abra um chamado na ENEL SP via telefone ou WhatsApp.

Casos em que você deve ligar imediatamente

  • Curto-circuito
  • Poste danificado ou com fios no chão
  • Barulho alto vindo da fiação
  • Explosão de transformador
  • Crianças ou animais em risco por fiação exposta

Nestes casos, a ligação direta para o 0800 é fundamental. A Enel costuma priorizar esse tipo de ocorrência com mais urgência.

Reclame se o serviço não for feito

Se a energia não voltar no prazo informado, você pode reclamar na Ouvidoria da Enel São Paulo pelo telefone:

  • 163 (de segunda a sexta, das 8h às 18h)

Também é possível registrar queixa na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) pelo site oficial, caso você tenha protocolo de atendimento e ainda assim o serviço não tenha sido concluído.

Dicas finais para quem está sem luz agora

  • Use lanternas ou o celular em vez de velas (mais seguro)
  • Evite abrir geladeira e freezer para não perder alimentos
  • Desligue eletrodomésticos para evitar sobrecarga quando a energia voltar
  • Avise vizinhos, principalmente idosos ou famílias com bebês

A ENEL São Paulo oferece vários canais de atendimento, e saber qual telefone ligar ou qual WhatsApp usar pode fazer toda a diferença na hora do sufoco. Guarde o número 0800 72 72 120 e o WhatsApp (21) 99601-9608, e sempre tenha o número da instalação e CPF em mãos. Assim, você agiliza o atendimento, acompanha prazos e evita ficar horas no escuro. E lembre-se: casos de risco devem ser informados imediatamente por telefone. Seja na capital, na região metropolitana ou em bairros mais afastados, esses contatos vão te ajudar a resolver a falta de energia de forma prática e segura.

O que significa bandeira vermelha nível 1 na conta de luz?

Nem sempre a gente repara nos pequenos detalhes da fatura de energia, mas quando a conta chega mais cara do que o esperado, um dos primeiros culpados pode ser a famosa bandeira vermelha nível 1. Esse termo, que aparece quase discretamente na conta de luz, tem um peso enorme no bolso do consumidor e está diretamente ligado ao funcionamento do sistema elétrico do país. Neste artigo, você vai entender o que significa bandeira vermelha nível 1 na conta de luz, por que ela é aplicada, como isso afeta o seu orçamento e, principalmente, o que fazer para amenizar os impactos.

A bandeira na conta de luz não é só um símbolo

Muita gente acha que a cor da bandeira na conta é apenas uma informação técnica, mas ela tem tudo a ver com o quanto você vai pagar. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para avisar os consumidores sobre o custo real da produção de energia elétrica no país, mês a mês. É como um semáforo: verde, amarelo e vermelho.

Quando a bandeira está verde, é sinal de que tudo está fluindo normalmente e a geração de energia está acontecendo com um custo mais baixo. Já quando aparece amarela ou vermelha, aí é que a coisa muda de figura, e o valor da conta sobe.

O que é bandeira vermelha nível 1?

A bandeira vermelha nível 1 significa que o custo para produzir energia aumentou, principalmente porque as usinas hidrelétricas estão operando com níveis baixos de água nos reservatórios. Para suprir a demanda, o sistema passa a usar usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes.

Com isso, é aplicada uma cobrança extra por cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos. Esse valor extra serve justamente para cobrir esse custo mais alto de produção de energia. É uma forma de equilibrar as contas do setor elétrico e ainda sinalizar ao consumidor que é hora de economizar energia.

Quanto custa a bandeira vermelha nível 1?

O valor exato do adicional pode mudar com o tempo, pois é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Atualmente, o acréscimo na bandeira vermelha nível 1 gira em torno de R$ 4,50 para cada 100 kWh consumidos.

Ou seja, se você consome 200 kWh por mês, sua conta terá R$ 9,00 a mais só por causa da bandeira. Agora imagina isso em uma empresa ou residência com alto consumo… o impacto é bem maior.

Quando a bandeira vermelha é ativada?

A Aneel avalia diversos fatores para determinar a cor da bandeira tarifária a cada mês. Os principais são:

  • Volume de água nos reservatórios das hidrelétricas
  • Custo de geração da energia no período
  • Necessidade de acionar ou não usinas térmicas
  • Perspectiva de chuvas nas regiões produtoras

Se houver seca prolongada, como tem acontecido em várias regiões do Brasil, é comum a entrada da bandeira vermelha, especialmente entre os meses de maio e outubro.

Diferença entre bandeira vermelha nível 1 e nível 2

Muita gente confunde os dois níveis, mas a diferença está no grau do problema e no valor da cobrança.

  • Bandeira vermelha nível 1: indica um aumento moderado no custo da energia. É um sinal de alerta.
  • Bandeira vermelha nível 2: indica um aumento severo, com maior necessidade de uso das térmicas e custo muito mais alto. O valor da taxa extra pode ultrapassar R$ 7,00 por 100 kWh.

Impactos diretos na conta de luz

Se você não está prestando atenção na bandeira aplicada no mês, pode tomar um susto ao ver o total da sua conta. A bandeira não substitui a tarifa que você já paga, ela é um adicional. Isso significa que mesmo que você esteja dentro do seu consumo habitual, a fatura virá mais cara se a bandeira estiver vermelha.

Esse impacto é ainda maior quando somado a:

  • Impostos embutidos
  • Taxas municipais (como iluminação pública)
  • Multas por consumo excedente (em caso de tarifa social ou consumo fora de horário permitido)

Como saber qual bandeira está em vigor?

A informação sobre a bandeira tarifária do mês fica disponível no próprio site da Aneel e também na fatura de energia. Algumas distribuidoras também divulgam nas redes sociais ou nos seus aplicativos de atendimento.

Ficar de olho na bandeira vigente ajuda a tomar decisões conscientes sobre o consumo de energia.

Dicas para economizar na bandeira vermelha

Durante o período de bandeira vermelha, economizar energia se torna ainda mais importante, não só para o meio ambiente, mas para o seu bolso também. Veja algumas atitudes simples que ajudam:

Eletrodomésticos

  • Evite deixar eletrodomésticos em stand-by

  • Retire carregadores da tomada quando não estiverem em uso
  • Dê preferência a eletrodomésticos com selo Procel A de eficiência

Iluminação

  • Substitua lâmpadas antigas por LEDs

  • Use a luz natural durante o dia sempre que possível
  • Pinte paredes internas com cores claras para ampliar a iluminação

Ar-condicionado e chuveiro

  • Diminua o uso do ar-condicionado ou aumente a temperatura em dias amenos

  • Evite banhos longos e use chuveiro na posição “verão”

Lavagem de roupas

  • Use a máquina de lavar sempre com carga máxima

  • Evite usar a função “secagem” se possível

Bandeira tarifária e consciência energética

O objetivo do sistema de bandeiras não é apenas cobrar mais, mas estimular um consumo mais consciente. Quando o consumidor entende que aquele aumento na fatura tem um motivo técnico e ambiental por trás, fica mais fácil engajar em atitudes sustentáveis.

Além disso, a conscientização ajuda a evitar apagões ou racionamentos em tempos de crise hídrica, que causam prejuízos ainda maiores para o país todo.

Programas sociais e bandeira vermelha

Quem está inscrito em programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, pode ter isenção parcial ou total da cobrança extra da bandeira, dependendo do perfil da família e do consumo mensal. Vale a pena conferir se você tem direito e buscar esse benefício.

Posso reclamar da cobrança da bandeira vermelha?

A bandeira é um mecanismo nacional, então não adianta reclamar direto com a distribuidora. Porém, se houver dúvidas sobre a forma como o valor foi aplicado ou se a medição do consumo estiver errada, aí sim você pode abrir um protocolo com a empresa ou até recorrer à Aneel.

A bandeira vermelha vai continuar?

A tendência é que o sistema de bandeiras tarifárias continue existindo, justamente porque ele ajuda a equilibrar o sistema elétrico nacional. O que pode mudar ao longo dos anos são os valores das taxas, as formas de comunicação ao consumidor e os critérios de ativação.

Com a chegada de mais fontes limpas de energia, como a solar e a eólica, espera-se que o uso de térmicas diminua, o que pode reduzir a frequência da bandeira vermelha. Mas enquanto isso não acontece, o jeito é ficar atento e ajustar os hábitos.

Agora que você entendeu o que significa bandeira vermelha nível 1 na conta de luz, dá pra perceber como esse pequeno detalhe pode representar um peso no final do mês. Não se trata só de uma cor no papel, e sim de um aviso direto sobre os custos e desafios do sistema elétrico. Estar informado e saber como agir para economizar energia é a melhor forma de enfrentar os períodos de tarifa extra sem prejuízos maiores. Pequenas mudanças de hábito podem fazer uma diferença enorme, tanto no seu bolso quanto no planeta.

Duo Gourmet Vale a Pena? Cupom de Desconto

Imagina poder ir a restaurantes renomados da sua cidade, comer bem e ainda pagar só por um dos pratos? Parece coisa de promoção relâmpago, mas é real. É exatamente isso que o Duo Gourmet oferece. O aplicativo virou queridinho de quem gosta de sair pra comer fora sem estourar o orçamento. Mas será que ele vale mesmo a pena? E como usar cupom de desconto Duo Gourmet para ganhar aquela graninha de volta?

Neste artigo completo, vamos explicar como funciona, para quem é indicado, quais os benefícios reais e ainda como economizar R$ 50 na hora da assinatura. Bora entender tudo direitinho e descobrir se o Duo Gourmet combina com seu estilo?

O que é o Duo Gourmet?

O Duo Gourmet é um clube de benefícios gastronômicos. Ele funciona através de um aplicativo onde você assina o serviço, escolhe um restaurante parceiro e, ao pedir um prato principal, o segundo prato principal de igual ou menor valor sai totalmente grátis.

A ideia é simples: você assina, escolhe um lugar da lista, mostra o app no local e pronto. Come em dois e paga por um. É uma forma de sair mais, conhecer novos lugares e ainda economizar de verdade.

Atualmente, o Duo já atua em várias cidades do Brasil como:

  • Belo Horizonte
  • São Paulo
  • Brasília
  • Recife
  • Fortaleza
  • Curitiba
  • Salvador
  • Campinas

E outras mais, com novos restaurantes entrando toda semana.

Como funciona o Duo Gourmet na prática?

É bem direto. Veja o passo a passo básico:

  1. Você baixa o app Duo Gourmet na Play Store ou App Store.
  2. Assina o plano mensal ou anual (vamos falar dos valores já já).
  3. Escolhe o restaurante parceiro da sua cidade no app.
  4. Vai até o local com um acompanhante.
  5. Pede dois pratos principais.
  6. Paga apenas o mais caro e o outro sai grátis.
  7. Mostra o app para o garçom ou caixa no final.

O benefício vale uma vez por restaurante por mês, mas você pode usar em quantos restaurantes quiser, desde que sejam diferentes.

Duo Gourmet vale a pena mesmo?

Se você costuma sair para jantar ou almoçar fora pelo menos uma ou duas vezes por mês, a resposta é sim. Ele se paga rapidamente. Vamos fazer uma conta rápida:

  • Você paga cerca de R$ 40 mensais no plano mensal.
  • Vai a um restaurante onde o prato custa R$ 80.
  • O segundo prato sai grátis.
  • Ou seja, só nessa saída você economizou R$ 80 e pagou R$ 40 pelo Duo.

Mesmo que use apenas uma vez por mês, já sai no lucro. Se usar mais vezes ou em restaurantes com pratos mais caros, melhor ainda. Em algumas cidades há pratos que chegam a custar R$ 150. A economia pode passar dos R$ 1.000 ao longo do ano.

Principais vantagens do Duo Gourmet

  • Economia real: com apenas um uso no mês, o app se paga.
  • Novas experiências: a lista de restaurantes é diversificada e sempre atualizada.
  • Uso ilimitado: você pode usar em quantos restaurantes quiser (1 uso por restaurante/mês).
  • Acompanhante fixo não é necessário: pode ir com amigos diferentes a cada dia.
  • Fácil de usar: o app é simples e intuitivo.

Pontos a considerar

Apesar de vantajoso, o Duo Gourmet tem alguns pontos que precisam ser levados em conta:

  • A regra do benefício é apenas para o prato principal. Bebidas, sobremesas e entradas são pagas normalmente.
  • Só vale presencialmente. Delivery não entra (pelo menos por enquanto).
  • Em algumas cidades menores, a quantidade de restaurantes parceiros ainda é limitada.

Quanto custa o Duo Gourmet?

Atualmente, os valores do plano são:

  • Plano Mensal: em torno de R$ 45 por mês.
  • Plano Anual: cerca de R$ 350, o que dá uma média de R$ 29 por mês.

E é aqui que entra o cupom de desconto Duo Gourmet especial para você economizar logo de cara.

Cupom Duo Gourmet: R$ 50 de Desconto

Se você está pensando em assinar o Duo Gourmet, não faça isso sem usar o cupom abaixo. Ele te dá R$ 50 de desconto imediato na primeira assinatura do plano anual.

→ Cupom: DENY5K

Como usar:

  1. Baixe o app Duo Gourmet.
  2. Clique em “Assinar plano anual”.
  3. No campo “Cupom”, digite DENY5K.
  4. O valor total será reduzido automaticamente em R$ 50.

Assim, o plano anual cai de R$ 350 para R$ 300. E se dividir isso por 12 meses, você pagará só R$ 25 por mês para comer em dois e pagar um. Bem vantajoso, né?

Dicas para aproveitar melhor o Duo Gourmet

Se quiser tirar o máximo proveito do aplicativo, siga essas dicas:

  • Programe seus jantares: veja os restaurantes disponíveis antes de sair.
  • Acompanhe os novos parceiros: o app sempre atualiza a lista.
  • Use em viagens: se você for a outra cidade atendida pelo Duo, aproveite lá também.
  • Chame amigos que ainda não conhecem: você economiza e ainda apresenta algo legal pra eles.

Relatos de quem já usa o Duo

Muita gente compartilha nas redes que o Duo virou parte do mês. Casais jovens, famílias, amigos que se encontram de vez em quando… todos relatam experiências positivas e economia de verdade.

Um relato comum é: “Antes a gente saía uma vez por mês, agora saímos três. O Duo fez a diferença.”

Também há quem diga que o app ajudou até no relacionamento, já que jantar fora se tornou mais acessível. E tem gente que faz maratona de restaurantes no final de semana pra aproveitar ao máximo.

Duo Gourmet é confiável?

Sim, o serviço é 100% confiável. Ele existe há vários anos e já firmou parceria com centenas de restaurantes em diferentes regiões. O pagamento é feito direto pelo app, com sistema seguro. Além disso, o atendimento ao cliente é acessível e responde com agilidade.

Se você gosta de comer fora, conhecer novos restaurantes e ainda economizar de verdade, o Duo Gourmet vale muito a pena. O custo-benefício é excelente, especialmente para quem tem o hábito de sair pelo menos uma vez por mês.

E melhor ainda se for possível economizar logo na entrada, né? Por isso, use o cupom DENY5K e garanta R$ 50 de desconto no plano anual. Aí sim o custo fica baixíssimo e o retorno vem rapidinho, no primeiro jantar.

Agora é só baixar o app, explorar os restaurantes da sua cidade e começar a aproveitar. Porque comer bem pagando menos nunca foi tão fácil.

Limpeza de Sofá a domicílio Dr. Lava Tudo: Cupom de Desconto

Ganhe R$ 50 de desconto na Dr Lava Tudo com o cupom de desconto: DE-453-RFG (ou CLIQUE AQUI)

Você olha pro seu sofá e já bate aquele desânimo? Manchas, poeira acumulada, cheiro estranho ou até pelos de animais grudados que não saem de jeito nenhum? Relaxa, isso é mais comum do que parece. A boa notícia é que tem solução e ela vem até você. Estamos falando da limpeza de sofá a domicílio com a Dr. Lava Tudo, uma empresa especialista no assunto que tem ajudado muita gente a recuperar aquele sofá que parecia condenado.

E a melhor parte: quem está procurando qualidade com economia vai gostar dessa! Você pode ganhar R$ 50 de desconto na hora de contratar o serviço, usando o cupom exclusivo DE-453-RFG. Neste artigo, você vai entender por que vale a pena apostar nesse serviço, como usar o cupom e o que esperar do atendimento da Dr. Lava Tudo.

Dr. Lava Tudo É Confiável? Cupom de Desconto

Sofá sujo? Não espere piorar!

O sofá é um dos móveis mais usados da casa. É nele que a gente deita depois de um dia puxado, assiste série, recebe visitas e até tira aquele cochilo. E com o uso diário, não tem como escapar: a sujeira vai acumulando. Migalhas, suor, pelos, poeira, manchas de bebida ou comida e até o famoso “cheirinho de cachorro molhado” aparecem.

Muita gente tenta limpar com produtos caseiros, mas sem o equipamento certo, o resultado pode até piorar. Além disso, o tecido pode ficar úmido demais e desenvolver mofo e bactérias. Por isso, cada vez mais pessoas têm apostado na limpeza profissional de estofados, feita direto em casa.

Por que a Dr. Lava Tudo é uma das favoritas?

A Dr. Lava Tudo não está no mercado por acaso. A empresa é conhecida por oferecer serviços especializados de limpeza, com foco em sofá, colchão, tapete, poltrona e até ar-condicionado. O que chama a atenção é a praticidade e qualidade, que realmente faz diferença na rotina dos clientes.

Veja o que torna a Dr. Lava Tudo diferente:

  • Atendimento em domicílio com hora marcada
  • Profissionais uniformizados e treinados
  • Equipamentos potentes de sucção e limpeza
  • Produtos biodegradáveis, seguros para pets e crianças
  • Eliminação de ácaros, bactérias e fungos
  • Serviço rápido, sem molhar o chão ou deixar bagunça
  • Atendimento em diversas cidades do Brasil

Além disso, a empresa também envia um laudo pós-serviço, com informações sobre o processo e garantia de higienização.

Como usar o cupom de desconto da Dr. Lava Tudo?

Agora vem a parte mais legal. Se você está pensando em contratar a limpeza de sofá com a Dr. Lava Tudo, pode garantir R$ 50 de desconto usando o cupom exclusivo DE-453-RFG.

Veja como é fácil usar o cupom:

  1. Acesse o site ou aplicativo da Dr. Lava Tudo
  2. Escolha a opção “limpeza de sofá a domicílio”
  3. Preencha os dados da sua residência e escolha o dia e horário
  4. No campo “cupom de desconto”, digite DE-453-RFG
  5. O valor de R$ 50 será descontado automaticamente

Esse cupom é válido por tempo limitado, então o ideal é não deixar para depois. Aproveite enquanto a promoção está ativa!

Quais tipos de sofá a Dr. Lava Tudo limpa?

A empresa atende diversos modelos e tecidos de sofá, sempre com a técnica mais adequada para cada tipo. Confira alguns exemplos:

  • Sofá de tecido comum
  • Sofá de suede
  • Sofá de linho
  • Sofá de veludo
  • Sofá retrátil ou reclinável
  • Sofá de canto
  • Sofá com almofadas soltas
  • Poltronas e cadeiras estofadas

Além da limpeza, é feita a higienização completa, que remove micro-organismos, elimina odores e devolve aquele aspecto de sofá novo.

Benefícios de contratar a limpeza de sofá a domicílio

A vantagem de chamar a Dr. Lava Tudo até a sua casa vai além da praticidade. Dá uma olhada nos principais benefícios:

  • Conforto: você não precisa carregar o sofá pra lugar nenhum.
  • Segurança: produtos não inflamáveis e que não danificam o tecido.
  • Higiene: elimina até 99% dos ácaros e germes.
  • Aparência renovada: o sofá ganha vida nova.
  • Odor agradável: cheiro de limpeza real, não só perfume disfarçado.
  • Alergia sob controle: ideal para quem sofre com rinite ou asma.

A limpeza pode ser feita em intervalos de 6 meses a 1 ano, dependendo do uso. Casas com crianças pequenas ou animais de estimação geralmente precisam de manutenção mais frequente.

O que esperar do atendimento da Dr. Lava Tudo?

Além da limpeza impecável, o atendimento também costuma ser elogiado pelos clientes. Os profissionais chegam no horário, explicam tudo com clareza e trabalham com muito cuidado para não danificar móveis ou sujar o ambiente. Após o serviço, o sofá pode ser usado em poucas horas, já seco e renovado.

Em muitos casos, os clientes se surpreendem com a quantidade de sujeira retirada do estofado. Mesmo quem limpa com frequência em casa não consegue alcançar a profundidade do equipamento profissional.

Depoimentos reais de quem já usou

Muitas pessoas compartilham a experiência com a Dr. Lava Tudo nas redes sociais e em sites de avaliação. Veja alguns relatos:

“Achei que meu sofá estava limpo, mas quando vi a água suja saindo da máquina, fiquei em choque! Valeu cada centavo.”
— Luana, SP

“O profissional foi educado, rápido e deixou meu sofá com cara de novo. Sem contar o cheirinho de limpeza que ficou na sala!”
— Ricardo, RJ

“Tenho um bebê em casa e queria garantir mais higiene. Agora não troco a Dr. Lava Tudo por nada.”
— Ana Paula, BH

Dicas para manter o sofá limpo por mais tempo

Depois que o sofá estiver limpo e cheirosinho, é importante manter os cuidados no dia a dia. Algumas dicas simples ajudam bastante:

  • Use mantas ou capas laváveis
  • Evite comer no sofá
  • Passe aspirador de pó uma vez por semana
  • Se cair algo, limpe imediatamente com pano úmido
  • Evite produtos abrasivos ou caseiros, que podem manchar

Mas lembre-se: mesmo com todos os cuidados, a limpeza profissional continua sendo indispensável periodicamente.

A limpeza de sofá a domicílio com a Dr. Lava Tudo é uma solução prática, segura e que realmente transforma o ambiente da sua casa. Em vez de gastar com produtos que não funcionam ou correr o risco de estragar seu estofado, vale mais a pena chamar quem entende do assunto.

E com o cupom exclusivo DE-453-RFG, você ainda economiza R$ 50 na contratação do serviço. É o tipo de promoção que não dá pra ignorar. Aproveite agora mesmo e agende a limpeza do seu sofá com quem é referência no mercado.

Eletricista perto de mim: Como encontrar o Melhor

Seja pra trocar uma tomada que vive dando choque, instalar um chuveiro novo ou revisar toda a fiação da casa antes de vender o imóvel, uma coisa é certa: encontrar um bom eletricista perto de você faz toda a diferença. Em tempos de urgência, ninguém quer esperar dias pra consertar uma instalação elétrica que está dando curto ou ficar no escuro por conta de uma gambiarra mal feita.

Mas como saber se o profissional é realmente qualificado? Será que só as avaliações na internet bastam? Ou é melhor confiar naquela indicação do vizinho? Neste artigo, a gente vai te mostrar como escolher o melhor eletricista na sua região, com dicas práticas, lista de cuidados e os erros mais comuns que muita gente comete na hora de contratar esse tipo de serviço.

Por que é importante contratar um eletricista qualificado?

Serviço elétrico não é brincadeira. Um fio mal conectado pode causar curtos, choques elétricos e até incêndios. Por isso, não é exagero dizer que a segurança da sua família depende diretamente da qualidade do profissional escolhido.

Além disso, um eletricista certificado e experiente evita retrabalhos, desperdício de material e dor de cabeça com manutenções mal feitas. Ele também conhece as normas técnicas atualizadas e trabalha com as ferramentas certas.

Quando chamar um eletricista?

Muita gente só lembra do eletricista quando dá problema, mas o ideal é contar com esse profissional também em momentos de prevenção e instalação. Veja quando é hora de pedir ajuda:

  • Quadro de luz desatualizado ou desorganizado
  • Quedas de energia em apenas um cômodo
  • Fios desencapados ou faiscando
  • Disjuntor desarmando com frequência
  • Troca de chuveiro ou ar-condicionado
  • Reformas e construções novas
  • Tomadas queimadas ou aquecendo

Se você identificou qualquer item desses, é melhor não adiar.

Como encontrar um eletricista perto de mim?

1. Pesquise no Google com filtros inteligentes

A primeira coisa é usar o bom e velho Google. Mas vá além de digitar só “eletricista perto de mim”. Tente buscar por:

  • “eletricista 24h + bairro”

  • “eletricista residencial + nome da cidade”

  • “eletricista emergência + zona sul”

Depois filtre os resultados por nota acima de 4,5 estrelas e leia os comentários. Veja se mencionam pontualidade, limpeza, rapidez e se o serviço resolveu mesmo o problema.

2. Use aplicativos especializados

Algumas plataformas são focadas só em profissionais autônomos e técnicos. Você pode usar:

  • GetNinjas
  • Habitissimo
  • Triider
  • iHelpU
  • Workana (para instalações maiores, como de painéis solares)

Esses apps mostram o perfil do profissional, portfólio de serviços, área de cobertura e permitem comparar orçamentos com facilidade.

3. Peça indicação confiável

Pergunte para:

  • Porteiros do seu prédio
  • Zeladores ou síndicos
  • Grupos de bairro no WhatsApp ou Facebook
  • Lojas de materiais elétricos

Indicação ainda é o método mais confiável, já que vem de quem já testou o serviço. E quando o nome de um profissional aparece mais de uma vez, pode apostar que ele é bom mesmo.

4. Verifique se o profissional é certificado

Um bom eletricista tem CREA, NR10 ou curso técnico. Pergunte isso sem vergonha. Muitos até colocam essa informação no cartão ou perfil online. Ter curso e certificação garante que ele foi treinado para trabalhar com segurança e dentro das normas técnicas.

5. Avalie o atendimento inicial

Um profissional confiável já começa demonstrando isso no primeiro contato. Fique de olho:

  • Ele responde com educação e clareza?
  • Faz perguntas detalhadas sobre o problema?
  • Passa orçamento justo e detalhado?
  • Dá prazo para execução e chegada?

Se for vago, apressado ou só der respostas rasas como “depende”, desconfie.

Como saber se o eletricista é bom mesmo?

Sinais de um bom profissional

  • Pontualidade: chega no horário ou avisa com antecedência.
  • Organização: trabalha limpo, separa ferramentas e embala os fios.
  • Transparência: explica o serviço antes de fazer e mostra o que foi trocado.
  • Equipamento adequado: usa EPI, chave de teste, multímetro, fita isolante de qualidade, etc.
  • Orçamento justo: cobra preço compatível com o mercado, sem enrolar.
  • Passa recibo ou nota fiscal: mesmo como autônomo, entrega garantia do serviço.

Erros comuns de quem contrata eletricista às pressas

  • Escolher só pelo menor preço
  • Não perguntar o que está incluso no orçamento
  • Não exigir recibo ou garantia
  • Pagar tudo adiantado
  • Aceitar “gambiarras” como solução

Evite essas ciladas pra não gastar o dobro depois.

Quanto custa um serviço de eletricista?

Os valores variam conforme o tipo de trabalho, urgência e região. Mas para ter uma noção:

Serviço Preço Médio
Troca de disjuntor R$ 80 a R$ 150
Instalação de chuveiro elétrico R$ 100 a R$ 200
Revisão de fiação R$ 300 a R$ 600
Instalação de tomada R$ 60 a R$ 100
Manutenção emergencial (24h) R$ 200 a R$ 400

Lembre que serviços noturnos ou aos fins de semana podem ter taxa extra.

Cuidados essenciais antes e depois do serviço

Antes do serviço

  • Tire fotos do problema para mostrar
  • Deixe a área acessível, sem móveis ou objetos
  • Desligue a energia, se necessário
  • Combine o preço e forma de pagamento por escrito

Depois do serviço

  • Teste todas as tomadas, interruptores ou aparelhos
  • Peça o que foi substituído como prova
  • Solicite recibo ou garantia mínima de 3 meses
  • Guarde o contato do profissional se ele for bom

O que evitar a todo custo

  • Contratar “faz-tudo” sem especialização
  • Achar que tutorial do YouTube substitui profissional
  • Aceitar reparos feitos com fita adesiva comum
  • Usar extensões como solução permanente
  • Ignorar alertas de disjuntor caindo com frequência

Essas atitudes colocam sua casa em risco. Se tiver dúvida, chame ajuda técnica.

E se eu precisar de um eletricista urgente?

Procure por eletricistas 24h ou emergência elétrica, que atendem rápido inclusive fora do horário comercial. Mas cuidado com oportunistas. Sempre peça:

  • Valor da visita antecipadamente
  • Tempo estimado de chegada
  • Se aceita cartão ou PIX
  • Nome completo do profissional e o que ele vai levar (alguns já chegam com peças extras pra vender)

Dica bônus: eletricistas também fazem projetos!

Se você está construindo ou reformando, contrate um eletricista pra já fazer:

  • Diagrama da rede elétrica
  • Planejamento de disjuntores
  • Dimensionamento do fio ideal pra cada tomada
  • Posição ideal de interruptores
  • Iluminação inteligente

Assim, evita retrabalho e já deixa tudo dentro das normas técnicas.

Encontrar o melhor eletricista perto de você é mais do que uma busca rápida no celular. Requer atenção, análise de perfil, comparação de preços e bom senso. Quando feito do jeito certo, você garante segurança, economia e um serviço de qualidade, sem sustos depois.

Então na próxima vez que ouvir aquele estalo estranho na tomada ou sentir cheiro de queimado, já sabe: não inventa moda. Procure por um profissional qualificado na sua região, use os filtros certos e evite ciladas. Sua casa — e sua segurança — agradecem!

Como deixar a casa organizada com ajuda de uma Personal Organizer?

Nem todo mundo gosta de arrumar a casa. Para muitos, a simples ideia de reorganizar armários, separar objetos por categoria ou dobrar roupas em padrões específicos já dá preguiça só de pensar. Mas o que poucos sabem é que esse tipo de tarefa pode ser feito de forma rápida, prática e sem sofrimento — principalmente quando se conta com a ajuda de uma Personal Organizer, profissional especializada em colocar ordem no caos.

Essa profissão ganhou espaço no Brasil nos últimos anos e hoje é muito mais comum do que se imagina. Com um olhar técnico e sensível ao mesmo tempo, a organizadora pessoal transforma ambientes desorganizados em espaços funcionais, bonitos e fáceis de manter no dia a dia.

O que é uma Personal Organizer?

Antes de entender como essa profissional pode ajudar de verdade, vale explicar o que exatamente faz uma Personal Organizer. Trata-se de alguém que estudou métodos de organização residencial e empresarial e aplica essas técnicas de forma personalizada.

Ela não é uma diarista, nem faxineira. Seu foco não está na limpeza, e sim na organização de espaços. Isso inclui:

  • Planejar o melhor uso dos ambientes
  • Organizar armários, closets, despensas, arquivos e áreas de serviço
  • Dobrar roupas de forma funcional
  • Criar sistemas que sejam fáceis de manter

Uma boa Personal Organizer entrega mais do que organização visual. Ela devolve o tempo das pessoas, reduz o estresse diário e traz bem-estar para o lar.

Vantagens de contratar uma Personal Organizer

Muita gente acha que esse tipo de serviço é algo “para rico”. Isso está longe da verdade. Hoje existem profissionais que atendem desde casas pequenas até grandes mansões, sempre adaptando o serviço ao perfil e ao orçamento do cliente.

Entre os principais benefícios de contratar uma Personal Organizer em SP ou grandes cidades, destacam-se:

  • Praticidade: tudo ganha lugar definido e isso evita perda de tempo
  • Economia: ao saber exatamente o que tem, você evita compras desnecessárias
  • Funcionalidade: sua rotina fica mais leve e ágil
  • Bem-estar: uma casa organizada reflete positivamente no humor e na produtividade

Além disso, a profissional pode te ensinar métodos para que a organização se mantenha ao longo do tempo, mesmo depois que ela for embora.

Quais cômodos podem ser organizados?

A resposta curta: todos.

A resposta completa: a Personal Organizer pode atuar em qualquer parte da casa onde haja objetos acumulados, mal aproveitamento de espaço ou simplesmente falta de método. Veja os principais cômodos atendidos:

Quartos

Um dos lugares mais comuns onde a desordem se instala. Roupas amontoadas, gavetas bagunçadas e cabides que não fazem sentido. A organizadora aplica técnicas como a dobra vertical, uso de colmeias, categorização por estação e muito mais.

Cozinhas

Aqui o foco costuma ser na praticidade e no acesso rápido aos utensílios. A profissional organiza potes, panelas, mantimentos, eletrodomésticos e define o melhor posicionamento de cada item, sempre pensando no fluxo da rotina da casa.

Área de serviço

Produtos de limpeza misturados, baldes empilhados, vassouras jogadas no canto. Com a ajuda certa, esse espaço vira um ambiente funcional e agradável.

Banheiros

Mesmo pequenos, os banheiros acumulam muitos produtos. A Personal Organizer organiza armários, prateleiras, kits de higiene e uso pessoal de forma visualmente agradável e fácil de manter.

Home office

Com o crescimento do trabalho remoto, manter a organização do local de trabalho se tornou prioridade. Aqui, a profissional ajuda a definir um lugar para cada coisa, como papéis, documentos, materiais de escritório e até fios.

Quartos infantis

Brinquedos, roupas, livros e acessórios: tudo misturado é o caos. A organização traz autonomia para a criança encontrar e guardar seus itens com facilidade.

Quando é o melhor momento para contratar esse serviço?

Não existe uma regra. Mas alguns momentos em especial se destacam como ideais para contratar uma Personal Organizer:

  • Após mudanças de casa ou apartamento
  • Durante reformas
  • No nascimento de um bebê
  • Quando o acúmulo de coisas já está afetando a rotina
  • Para começar o ano com tudo novo e no lugar

Além disso, algumas pessoas contratam esse tipo de serviço apenas para um “detox” do lar, ou seja, para repensar os espaços e descartar o que já não serve mais.

Como funciona o serviço na prática?

Ao contratar uma Personal Organizer, você não precisa se preocupar com nada. Ela faz uma visita técnica (que pode ser presencial ou virtual), entende suas necessidades, avalia o espaço e apresenta uma proposta com o plano de ação.

Depois disso, a organização começa com os seguintes passos:

  1. Triagem: separação do que fica, do que pode ser doado ou descartado
  2. Setorização: agrupamento por categorias e por frequência de uso
  3. Padronização: uso de caixas, etiquetas e organizadores (se necessário)
  4. Finalização: alinhamento dos detalhes e apresentação do novo ambiente

O tempo de trabalho varia conforme o tamanho do ambiente. Um closet pode ser organizado em um dia. Já uma casa inteira pode levar até uma semana, dependendo da complexidade.

Dicas que você pode aplicar hoje mesmo

Mesmo sem contratar um serviço completo, algumas dicas de organização já podem te ajudar a melhorar os ambientes:

  • Doe o que não usa há mais de 1 ano
  • Use caixas transparentes para visualizar o conteúdo
  • Evite empilhar objetos que você usa com frequência
  • Agrupe itens por cor ou por uso
  • Coloque etiquetas nas caixas e gavetas
  • Utilize organizadores verticais para ganhar espaço

Essas são estratégias simples que fazem grande diferença na rotina. E se bater dúvida, uma boa profissional vai te orientar até mesmo sobre onde comprar os melhores organizadores e quais se adaptam melhor ao seu espaço.

Quanto custa contratar uma Personal Organizer?

Os valores variam bastante, dependendo da região e do tipo de serviço. No Brasil, uma diária de 6 a 8 horas costuma custar entre R$ 400 e R$ 1000, segundo dados de empresas do setor de organização e consultorias.

Algumas profissionais trabalham por pacotes, enquanto outras cobram por ambiente. Em geral, quanto maior o número de ambientes contratados, menor o valor proporcional.

Vale lembrar que, além da mão de obra, pode haver custos com materiais de organização como caixas, colmeias, etiquetas e aramados. Mas tudo isso é combinado antes do serviço começar, sem surpresas. Existem também profissionais renomadas como a Fran Organizer ou Carol Rosa que tem o diferencial de assessoria para ajudar a manter a sua casa organizada para sempre.

Onde encontrar uma boa profissional?

Você pode procurar uma Personal Organizer em plataformas de serviços, redes sociais, grupos de bairro ou até mesmo no boca a boca. Outra forma é buscar profissionais certificadas por escolas reconhecidas de organização, como a OZ! Organize sua Vida ou a Reorganize.

Ao escolher, verifique:

  • Experiência e portfólio
  • Avaliações de outros clientes
  • Se oferece visita técnica gratuita
  • Disponibilidade de datas
  • Materiais que estão inclusos

Vale conversar bem antes, alinhar expectativas e deixar claro o seu estilo de vida. Uma boa profissional entende que a casa deve estar organizada para você, e não para parecer capa de revista.

Organização vai muito além da estética

Quando se fala em arrumar a casa, muita gente pensa apenas na aparência. Mas o impacto vai muito além disso.

Uma casa organizada melhora a saúde mental, diminui a ansiedade, reduz distrações e aumenta a sensação de controle sobre a vida. É como se o ambiente externo ajudasse a colocar a cabeça em ordem também.

Viver em um lugar onde cada coisa tem o seu lugar e onde o tempo não é perdido procurando objetos traz alívio e bem-estar. E, para muita gente, é nesse momento que a Personal Organizer faz total sentido: ela ajuda a transformar o espaço — e muitas vezes, transforma a vida junto.