Sobre energia

Horário de verão

Horário de Verão vs. Horário de Ponta
 
Considerando a dificuldade de alterar os parâmetros dos equipamentos de medição e controle operacional automático em clientes (bancos de capacitores, controles de geradores, equipamentos de controle de demanda em geral), sempre que o horário de verão é adotado e os relógios normais são antecipados em uma hora por um período determinado por decretos governamentais, o horário de ponta do sistema elétrico passa a ser das 18h30 às 21h30, alterando, temporariamente, a cláusula do Contrato de Fornecimento de Energia Elétrica em vigor e eventual aditamento que tenha sido acordado entre as partes envolvidas.
Nesse caso alteram-se também, para 60 minutos, os períodos de avaliação das componentes Reativa, Indutiva e Capacitiva, válidas para o cálculo do fator de potência:

- Período Capacitivo: passará a ser das 01h30 às 07h30
- Período Indutivo: passará a ser das 07h30 à 01h30

Desta forma, o horário de verão, além de auxiliar a reduzir o consumo de energia, também pode ajudar a diminuir custos para aqueles clientes onde vigoram as tarifas horo-sazonais (onde o consumo - tarifa azul e verde - e às vezes também a demanda - tarifa azul - têm custos mais elevados neste período).

Como os funcionários administrativos normalmente trabalham apenas até as 18h, eles sairão meia hora antes do início do horário de ponta válido durante o período de vigência do horário de verão. Isso permitirá que equipamentos como computadores, iluminação dedicada e mesmo ar-condicionados possam ser desligados antes das 18h30, evitando, assim, que incidam na tarifação mais alta válida das 18h30 até as 21h30.

 f4.png
 
Período Seco
O chamado Período Seco compreende um intervalo de sete meses consecutivos, englobando os fornecimentos abrangidos pelas leituras de maio a novembro.
 
Período Úmido
Cinco meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de dezembro de um ano a abril do ano seguinte.
 

Agência virtual - Serviços online

Conheça todos os serviços que a AES Eletropaulo oferece para você na agência virtual.
 
É muito fácil, prático e rápido de usar.
Acesse já!
© Copyright 2017 AES Eletropaulo - Todos os direitos reservados