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2 Via Boleto ENEL / ELETROPAULO – Como Tirar

AES ELETROPAULO 2 Via de Boleto

A Enel (AES Eletropaulo virou Enel em SP) é conhecida por ser uma das maiores empresas privadas brasileiras do setor elétrico. Atua fortemente no campo de desenvolvimento de fontes renováveis de energia no Brasil. Trabalha também, na produção de geração de energia, distribuição, comercialização e transmissão, além de buscar constantemente por soluções aos problemas enfrentados com o campo de energia.

Ela se encontra dividida em 04 (quatro) distribuidoras, nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo e Goiás. Atende mais de 17 milhões de pessoas, fornecendo energia a residências, indústrias, comércio, meio urbano e rural, inclusive atende ao setor público.

Se você é um dos usuários dos serviços da empresa Enel, saiba que a mesma disponibiliza diversos benefícios nos seus canais de atendimento. Um deles é a emissão da 2ª via do boleto para pagamento.

Sim, isso mesmo, a Enel disponibiliza em seu site a possibilidade de emissão da segunda via do boleto, o qual pode ser pago em qualquer agência bancária, ou ainda, pelo internet banking, caso você tenha o aplicativo. Mas cuidado! Os boletos da Enel não são aceitos em casas lotéricas! Por esta razão, a empresa Enel criou pontos de pagamentos em supermercados e lojas afiliadas, aumentando os postos de atendimento, no intuito de facilitar a vida de seus usuários. Deste modo, a Enel está sempre em busca de novas melhorias que possam trazer mais qualidade na prestação de serviços aos seus clientes.

Além dos postos de atendimentos em supermercados e lojas conveniadas, como dito acima, a Enel também possui bancos conveniados, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Safra, Itaú, Banco Regional, Bancoob, Santander, Banco Regional de Brasília, Bradesco, Banco Intermedium e Sicredi.

Como emitir a segunda via do boleto Enel / Eletropaulo

Para emissão da segunda via do boleto Enel é muito fácil, primeiro você entra no site eletrônico disponibilizado pela empresa na internet. Após, você irá verificar a possibilidade de selecionar o seu Estado, pois a empresa se encontra em vários Estados do Brasil. Então, selecione o seu Estado.

Em seguida, clique na opção “Para Você” no canto superior esquerdo da tela, e selecione a opção segunda via de conta. Para os moradores dos Estados do Rio de Janeiro e Ceará, é necessário apenas apresentar o número do CPF, em que está feito o cadastro da conta, mas para os usuários dos serviços da Enel que residem no Estado de Goiás, é preciso além do CPF o número de Unidade Consumidora, ou seja, o registro do imóvel no sistema da empresa. Basta consultá-lo em um antigo boleto de luz, o qual pode ser consultado  no site da Enel, em campo próprio, caso você não saiba.

Agora, se você é residente na cidade de São Paulo, para emitir a segunda via do boleto da Enel basta entrar no site e descer a página e clicar em “2ª via de conta”. Pronto! É simples e seguro!

Mas caso não tenha acesso a internet ou “não sabe mexer direito”, poderá requerer a segunda via, enviando SMS com a palavra “conta” para o número 27373, ou ainda, entre em contato com o telefone 0800 727 2120.

Outra possibilidade é o envio da segunda via do boleto Enel por e-mail. Para isso, é preciso entrar no site da ENEL, selecionar o item “Para Você” , após clicar em “Conta por e-mail”, em seguida, acrescente os seus dados e confirme a ação.

Após a realização do procedimento acima, fique atento a caixa de entrada do seu e-mail cadastrado e verifique se os e-mails da Enel não estão sendo direcionados à caixa de spam.

Outra forma que também pode ser utilizada é o aplicativo Enel, onde todos os usuários brasileiros dos serviços da empresa, podem emitir sua segunda via Enel, para isso é necessário apenas baixar o aplicativo na loja de aplicativos do seu aparelho Android ou iOS.

Atendimento presencial ENEL

Para aqueles que não conseguem resolver seus problemas ou dirimir dúvidas pelos canais online, seja por falta de acesso ou conhecimento, a Enel oferece o atendimento presencial, mas para isso é preciso seguir alguns passos, haja vista os últimos acontecimentos no cenário mundial, algumas medidas de segurança precisam ser tomadas.

Então, se você precisa de atendimento presencial, primeiramente, precisará entrar no site da empresa e selecionar a loja e o motivo de agendamento. Após, indicar o dia e horário desejado para o atendimento, informar os dados pessoais e endereço de e-mail do cliente que será atendido e, por fim, marcar os Termos de Uso e validações de segurança.

Cuidado para não esquecer o dia de agendamento e também, se possível, compareça com alguns minutos de antecedência, portando consigo o protocolo de agendamento em meio físico ou digital, o documento original de identificação utilizado no ato do agendamento.

Portanto, verifica-se que a Enel possibilita várias formas de emissão da segunda via do boleto, cabe aos seus clientes escolherem a opção que mais lhe agrada.

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Dicas para Economizar Energia e Baixar a Conta de Luz

Como Diminuir a Conta de Energia

Se uma boa quantia da sua renda vai para a conta de luz já deve ter tentado diferentes formas de economizar. Às vezes parece que economizar luz é um bicho de sete cabeças, mas calma é bem simples na verdade. Agora iremos dar algumas dicas de como você pode economizar energia e baixar a conta de luz de forma simples. Assim você poderá ter mais tranquilidade financeira e economizar energia sem dor de cabeça. Veja abaixo algumas das dicas.

Bandeiras tarifárias Energia Elétrica

Uma das grandes dúvidas para quem quer economizar energia são as bandeiras de cobrança. Você sabe o que é? Como funciona? e qual o impacto no valor final da sua conta de energia? Agora iremos falar um pouco sobre o assunto para que possamos entender esse primeiro passo para a economia.

As bandeiras têm relação com o valor cobrado por kWh de energia utilizada. Se o valor cobrado é x, por exemplo, e a bandeira está vermelha terá um acréscimo. Assim você estará pagando mais pela mesma quantidade de energia consumida. As bandeiras são amarelas e vermelhas. Elas são colocadas nos custos a depender da situação no país e da época do ano.

Portanto, o primeiro passo para começar a economizar na conta de energia é ficar de olho na bandeira que seu estado está. Se ela está na amarela ou na vermelha, se prepare para uma conta mais alta. Caso você não queira ou não possa pagar por mais esse valor é preciso que a economia de energia fique ainda maior nesses períodos.

O valor da conta de luz é cobrado sobre o kWh utilizado na residência como um todo. Sendo então o valor da bandeira sobre esse valor total também. Por isso é importante a conscientização de todos na casa para que a economia seja mais alta.

Agora que você já sabe o que são as bandeiras na conta de energia vamos falar algumas dicas para a economia. Seja qual for a bandeira que o seu estado esta é importante que tenha uma economia no uso para a conta não vir muito alta todos os meses.

Economia de Energia – O que Fazer?

Uma das dicas mais importantes da economia de energia é a passada acima, fique de olho na bandeira do seu estado. O segundo é conhecer seus eletrodomésticos. Sim! por incrível que pareça duas geladeiras podem gastar energia de forma diferente. Portanto, quando você for comprar eletrodomésticos, principalmente os indispensáveis, verifique o kWh que gastar.

Outra dica é que se o aparelho não está sendo usado, retire -o da tomada. Alguns aparelhos mesmo desligados continuam consumindo energia. Portanto, retirar da tomada é um ponto importante. Seja carregador, televisão, microondas ou outros sempre prefira retirar da tomada.

Quando ninguém estiver no ambiente também é indicado que as luzes estejam apagadas. E nas escolhas dessas lâmpadas também podem ser realizadas economias apenas olhando o gasto energético delas. Dormir com TV, luz e outros aparelhos ligados também acabam por pesar na conta no final do mês.

Caso você use ar condicionado acione o timer dele, isso poderá te auxiliar na economia. Assim você dormirá em um ambiente fresco porém sem deixar ele gastando energia a noite inteira. Aparelhos eletrônicos como luminárias ou bebedouros de gatos ligados nas tomadas também podem ser substituídos em muitos casos.

Economizar na conta é sempre bom, mas fique de olho também para manter a qualidade de vida. Um equilíbrio entre ambos os lados é muito importante para a vida e para melhorar a dor de cabeça. Porém com pequenos atos como os ditos acima você poderá diminuir o valor da sua conta de energia. Veja agora outras formas que você pode realizar em casa e na energia.

Mais Formas de economizar Energia

No caso das bandeiras explicadas acima, você pode realizar cortes maiores quando a bandeira estiver amarela ou vermelha para maiores economias em sua conta de energia. Ou realizar trocas de alguns eletrodomésticos. O que parece ser um gasto futuramente poderá se tornar uma economia. Já que alguns eletrodomésticos gastam muito mais que outros, como dito acima. Nessa troca de preferência por equipamentos que são essenciais e muito usados como geladeira, televisão e lâmpadas. São pequenos gestos que vão fazer com que sua conta final caia no seu bolso.

Além da conta de energia você pode ter outras economias em contas em casas com atitudes simples. Na água, por exemplo, você pode realizar economias usando a água de roupa para lavar a varanda. No caso de gasolina você pode escolher ir a pé em locais que são próximos e possíveis de ir. São pequenas atitudes que acabam por subir muito nossas contas no fim do mês. Manter um equilíbrio é o principal. Faça economias no supermercado buscando promoções e evitando desperdício. Junto com a economia na conta de energia isso irá lhe render um custo de vida menor no geral.

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Enel Goiás 2 Via de Conta: Emitir Boleto

A distribuidora de energia Enel atua em algumas áreas brasileiras e também de maneira mundial. Conheça mais informações sobre a empresa e também os serviços que ela disponibiliza logo abaixo.

Ademais, se você já é um cliente e deseja solicitar ou emitir a 2 via de conta na Enel Goiás, verá o passo a passo para proceder na emissão.

Enel GO

Assim como diversas empresas de distribuição de energia, a Enel Goiás atua no ramo de distribuição para atender E propagar a energia para diversos locais do estado.

A Enel Brasil SA foi fundada  há aproximadamente 17 anos. Ela centraliza as participações societárias da companhia.

A empresa possui as participações majoritárias em algumas distribuidoras de energia. As suas distribuições atuam no nordeste, no sudeste eu também no centro-oeste do Brasil.

A Enel Goiás foi adquirida no ano de 2016 e atende aproximadamente 240 municípios do estado, o que dá em média 3,3 milhões de clientes atendidos com energia da companhia.

Serviços da Enel Goiás Agência Virtual

A Enel Goiás também faz parte da gestam de iluminação pública do estado de Goiás e a sua principal função é atender com responsabilidade os logradouros públicos.

Ademais, é de Extrema importância que ela também faça implementação, expansão e a manutenção das instalações seja em ruas ou outras áreas da região.

Através do site da empresa Enel Goiás é possível visualizar as taxas, tarifas e impostos acrescentados em sua conta.

Na aba minha conta, basta clicar na parte de taxas tarifas e impostos e escolher a informação que deseja adquirir.

Além do serviço de visualização nas tarifas e também da emissão de segunda via de boleto, a Enel Goiás disponibiliza um serviço para atendimento online.

Em caso de falta de luz é possível clicar no campo falta de energia caso haja algum cabo partido ou outra situação que gere risco de vida.

Basta preencher a unidade consumidora, o clima, o nome do solicitante, o telefone do solicitante um ponto de referência informações adicionais.

Se não conseguir acessar a internet de algum local devido à falta de luz, é possível entrar em contato com o telefone 0800 062 0196.

Outros serviços como por exemplo solicitação para que a conta seja feita em débito automático, o portal da negociação, consulta de débitos, conta por e-mail, troca de titularidade também podem ser solicitados.

Para tal, é eu preciso acessar a sua conta através do site www.enel.com.br e clicar na aba minha conta.

As opções estão disponíveis e após clicar no serviço desejado você será redirecionada para o login. Caso não tenha uma conta será necessário realizar o cadastro

Como emitir 2 Via de Conta de Luz Enel Goiás

A emissão da 2 via de conta boleto Enel Goiás é realizada através do site e do serviço disponibilizado na sua conta.

Acesso é feito pelo site disponibilizado acima e será necessário a inserção do e-mail ou senha cadastrados.

Além disso, existe a possibilidade de ingressar com o celular o que foi cadastrado basta clicar em login com o celular, inserir o número com DDD e a senha cadastrada.

Após isso, será possível emitir um boleto com a segunda via da sua conta em atraso.

Caso possua mais contas em atraso existe a possibilidade de acessar o portal de negociação para efetuar a negociação dos seus débitos em atraso.

É possível realizar também o pagamento online da sua conta Enel Goiás através da solicitação do código de Barras.

Para isso é necessário seja inserido o nome da unidade consumidora e o CPF ou CNPJ.

Posteriormente, você receberá o código de Barras para realizar o seu pagamento da maneira que preferir.

Em caso de dúvidas a empresa disponibiliza uma aba sobre nossos canais, onde é possível tirar as suas dúvidas através de perguntas frequentes ou verificar os telefones de atendimento.

Telefone 0800 Enel Goiás

No caso da Enel Goiás os telefones para atendimento são todos gratuitos. É possível entrar em contato com a empresa pela sua central de atendimento através do número 0800 062 0196.

Os deficientes auditivos possuem um canal de atendimento exclusivo através do número 0800 28 21 887. Já a ouvidoria pode ser contatada pelo número 0800 062 1500.

Whatsapp Enel Goiás

Se ainda assim você não conseguir entrar em contato com a empresa existe a possibilidade de clicar no link no atendimento pelo WhatsApp. O número de contato é o 21 99601 9608.

Por uma simples conversa de WhatsApp é possível registrar a falta de luz, solicitar uma segunda via e também consultar débitos.

Graças às informações colocadas neste artigo, é possível sem preocupações proceder com cautela para emissão da segunda via do seu boleto.

Siga as orientações dadas eu passo a passo estabelecido para efetuar com rapidez todo o processo e obter êxito.

Seja sábio na organização das suas finanças para não esquecer das contas futuras e assim, evitar encargos em decorrência de juros dos atrasos.

Para isso, basta seguir os passo a passo informado neste artigo para realizar a emissão da 2º Via da sua conta na Enel Goiás.

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ENEL Telefone 0800 – Falar com Atendente

ENEL Falar com Atendente

Se você é de Goiás, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro deve utilizar os serviços de distribuição elétrica da Enel. Nesses casos é comum surgir dúvidas de contato caso alguma coisa aconteça ou para pedir informações. Nesse caso o mais indicado é ligar para o 0800 da empresa. Se você não sabe qual o número iremos te ajudar agora. Abaixo iremos falar qual o telefone 0800 da Enel e como você pode falar com atendente. Saiba também outras formas de ter serviço e entrar em contato com a empresa caso precise.

A ENEL

A ENEL é um dos maiores grupos de geração e distribuição de energia elétrica no Brasil. Ela atende diferentes estados como Goiás, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.  Além do Brasil a empresa presta serviço em mais de 30 países em cinco continentes.

Com Inovação e sustentabilidade a empresa busca prestar o melhor serviço no fornecimento de energia em todos os países de atuação. Sendo esses dois princípios fundamentais na atuação. Além da diversidade tecnológica, mundialmente reconhecida. A ENEL também preza pela diversidade dos colaboradores.

Sendo líder na tecnologia com energia renovável no Brasil a empresa vem se destacando há anos no mercado. Com geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia sendo seus serviços prestados. Esse reconhecimento do serviço prestado pode ser visto pelos prêmios que a empresa já recebeu. Entre esses prêmios está o de empresa mais sustentável do ano de 2018.

Com responsabilidade de quem disponibiliza um serviço de qualidade a ENEL preza pelo bom atendimento dos consumidores. Para isso são disponibilizadas diferentes formas de atendimentos para informações, reclamações ou solicitações de serviços. Abaixo iremos falar um pouco mais de como você pode falar com atendente da ENEL pelo 0800 da empresa. Saiba também outras formas de contato pelo aplicativo e site.

Telefone 0800 ENEL

Como dito acima, a ENEL presta serviço para quatro estados diferentes. Caso você esteja em um desses estados e precise de atendimento pode realizar a ligação para o 0800 do seu estado. Pelo 0800 da ENEL poderá falar com atendente e tirar suas dúvidas ou solicitar serviços.

Atendimento ENEL Goiás – Telefone 0800

Em Goiás o número para contato é 0800 062 0196. Se você precisa de atendimento com acessibilidade a empresa disponibiliza outro número. O 0800 28 21 887 é direcionado para pessoas com deficiência auditiva. Esses números você tem atendimento em Goiás com a ENEL e poderá falar com  um atendente para mais informações.

Atendimento ENEL Ceará – Telefone 0800

No Ceará o número para contato é 080028 50 196. Se você precisa de atendimento com acessibilidade a empresa disponibiliza outro número. O 0800 28 01 887 é direcionado para pessoas com deficiência auditiva. Esses números você tem atendimento no Ceará com a ENEL e poderá falar com  um atendente para mais informações.

Atendimento ENEL Rio de Janeiro – Telefone 0800

No Rio de Janeiro o número para contato é 0800 28 00 120. Se você precisa de atendimento com acessibilidade a empresa disponibiliza outro número. O 0800 28 21 887 é direcionado para pessoas com deficiência auditiva. Esses números você tem atendimento no Rio de Janeiro com a ENEL e poderá falar com  um atendente para mais informações.

Atendimento ENEL São Paulo – Telefone 0800

Em São Paulo o número para contato é 0800 72 72 120 Se você precisa de atendimento com acessibilidade a empresa disponibiliza outro número. O 0800 77 28 626 é direcionado para pessoas com deficiência auditiva. Esses números você tem atendimento em São Paulo com a ENEL e poderá falar com  um atendente para mais informações.

Agora iremos falar de outras formas de contato com a empresa além dos telefones 0800 informados acima. Assim você poderá ter várias opções para entrar em contato com os serviços da ENEL e falar com uma atendente.

Outras formas de atendimento

Como dito acima você tem várias opções de entrar em contato com a empresa caso precise de atendimento. Além dos 0800 para falar com atendente informados acima você pode escolher outras opções.

Entre essas outras opções estão o whatsapp da empresa. Por lá você também pode falar com atendente sem realizar ligação. Também é possível ter acesso a outros serviços pelo número disponibilizado. Além dele você pode baixar o aplicativo da ENEL no seu celular e assim ter acesso a vários serviços na palma da sua mão.

Para ter acesso ao numero de whatsapp e o link para o aplicativo é preciso que você acesse o site da empresa. Por lá você também conhecerá outras formas de atendimento e informações sobre  a empresa.

Reclamações ENEL

E se você teve problemas no atendimento pode entrar em contato com a ouvidoria. Nela é possível realizar reclamações, sugestões e outros. O número para contato com a ouvidoria também é 0800. Para mais informações e acesso a serviços acesse o site da ENEL e busque a opção de atendimento. Não se esqueça de escolher corretamente o estado em que mora para ter as informações de contato corretas.

Por atender muitas pessoas, sempre acontece algum tipo de problema, porém o atendimento da empresa vem melhorando a cada dia e hoje a ENEL já é referência no setor elétrico, sempre solucionando qualquer tipo de problema com rapidez e com muita transparência com o consumidor.

Maiores informações acesse o site oficial da empresa: www.enel.com.br

Negócio lucrativo: revenda de mercadorias sem intermediários

Quer criar um negócio lucrativo de forma segura? Descubra como revender produtos de fábrica pode ser o caminho certo para empreender, crescer e conquistar independência financeira.

Como criar um negócio lucrativo, mas sem correr riscos desnecessários?

Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio, almejando a independência financeira e uma carreira sólida.

Entre as opções disponíveis, a revenda direta de mercadorias se apresenta como um caminho acessível e promissor.

Trabalhar com produtos para revender direto de fábrica é uma estratégia que vem ganhando força, pois permite iniciar um negócio com baixo investimento e acesso a mercadorias com preços competitivos.

Mas, além de saber escolher bons fornecedores, também é necessário pensar na estrutura e na segurança que esse tipo de atividade exige.

O carro, por exemplo, muitas vezes se torna uma ferramenta indispensável para buscar produtos e realizar entregas. É justamente nesse ponto que entra a importância de medidas de proteção, como contratar um seguro de automóvel.

Neste post, você vai entender o que é necessário para começar a revender produtos de fábrica e como garantir que seu negócio seja sustentável e seguro.

Negócio lucrativo: entendendo a revenda de produtos de fábrica

Um negócio lucrativo vai além do lucro: ele oferece crescimento, segurança financeira e a liberdade de tomar decisões estratégicas para quem se dedica de verdade.

Quando você decide revender mercadorias adquiridas diretamente da fábrica, a vantagem é clara: comprar em maiores quantidades a preços menores e revendê-las por valores que garantem lucro.

É uma forma de trabalhar que permite começar com investimento controlado e potencial de retorno interessante.

O modelo é bastante flexível e se adapta ao perfil de cada empreendedor. Alguns preferem a estrutura de uma loja física, onde podem atender clientes pessoalmente. Outros apostam no comércio digital, alcançando um público muito mais amplo sem precisar de um ponto físico.

Os tipos de produtos disponíveis para revenda também são variados: roupas, calçados, cosméticos, eletrônicos, utensílios domésticos e muito mais.

Essa diversidade é ótima porque permite que você escolha um nicho que domine ou que se encaixe no seu interesse, ou ainda explore diferentes segmentos para atingir públicos variados.

No final das contas, com planejamento e dedicação, esse tipo de negócio pode se tornar uma fonte consistente de renda, oferecendo tanto crescimento quanto a satisfação de ver seu próprio projeto prosperar.

Mas a principal vantagem é a margem de lucro. Afinal, ao eliminar intermediários, o preço de compra fica muito mais atrativo.

Além disso, esse tipo de negócio pode começar de forma gradual. Muitos empreendedores iniciam revendendo para familiares, amigos ou vizinhos, expandindo aos poucos, conforme aumentam a clientela e o capital de giro.

Estrutura necessária para começar

Montar uma operação de revenda exige alguns recursos básicos. O primeiro passo é identificar fornecedores de confiança que, além de oferecerem produtos de qualidade, garantam entregas dentro do prazo.

Por isso, contactar diretamente o fabricante permite ter acesso a preços diferenciados. Mas também exige planejamento para lidar com quantidades mínimas de compra.

Outro ponto essencial é pensar na logística. Ter um espaço adequado para armazenar os produtos, mesmo que seja em casa, ajuda a manter a organização.

No caso de vendas online, é importante contar com embalagens adequadas e parceiros de entrega. E aqui entra uma questão muitas vezes subestimada: o transporte.

Para buscar mercadorias na fábrica ou levar pedidos até os clientes, o carro acaba se tornando uma ferramenta indispensável de trabalho. Nesse cenário, medidas de segurança ganham relevância.

Por isso, contratar um seguro de automóvel não deve ser visto como gasto extra, mas sim como investimento na continuidade do negócio. Afinal, um imprevisto com o veículo pode comprometer toda a operação de revenda.

O papel da organização, segurança e planejamento no sucesso do empreendimento

Manter um bom controle de estoque, cuidar da integridade dos produtos armazenados e investir em formas de pagamento seguras são estratégias que aumentam a proteção da operação como um todo.

Afinal, segurança e planejamento caminham juntos quando o objetivo é transformar a revenda em uma fonte de renda consistente.

Além disso, é essencial registrar todas as entradas e saídas de produtos, monitorar prazos de validade e identificar os itens que têm maior rotatividade.

Esse acompanhamento evita perdas financeiras e garante que os clientes recebam sempre produtos em perfeito estado.

Um estoque bem organizado também facilita a reposição rápida, reduzindo atrasos e melhorando a experiência do consumidor.

Investindo em segurança e acompanhando o dia a dia da revenda

Quando você decide empreender, não dá para deixar a segurança de lado. Investir em métodos de pagamento confiáveis, como sistemas de checkout protegidos, faz toda a diferença: o cliente se sente seguro e você reduz bastante o risco de problemas com fraudes.

Além disso, ter seguros adequados para o estoque, transporte e até mesmo responsabilidade civil é uma medida que pode salvar o negócio de imprevistos.

Há situações em que uma pequena proteção pode evitar prejuízos enormes. É justamente essa atenção aos detalhes que faz a diferença entre uma operação estável e uma cheia de dores de cabeça.

Outro ponto importante é acompanhar de perto o dia a dia da revenda. Planejar promoções, ficar atento às tendências de consumo e analisar o desempenho das vendas ajuda você a entender melhor o que os clientes realmente querem, antecipar demandas e ajustar a estratégia antes que surjam problemas.

Quem consegue unir organização, planejamento e segurança protege o negócio e, ao mesmo tempo, cria condições reais para crescer de forma sólida.

Com esses cuidados, uma simples revenda pode se tornar um negócio lucrativo e sustentável, capaz de gerar resultados consistentes ao longo do tempo.

Acompanhar de perto cada detalhe, aprender com o que funciona e ajustar o que precisa melhorar faz toda a diferença, especialmente para quem está começando.

Dicas práticas para quem deseja começar

  • Escolha um segmento com o qual você se identifique e que tenha demanda constante;
  • Busque fábricas que oferecem preços competitivos, qualidade e condições de pagamento acessíveis;
  • Planeje onde os produtos serão armazenados e como será feita a entrega;
  • Se o carro faz parte da sua rotina de trabalho, contratar um seguro não é opcional, mas sim estratégico;
  • Invista em marketing. Use redes sociais e marketplaces para divulgar seus produtos e alcançar mais clientes,
  • No início, priorize reinvestir parte do faturamento para aumentar o estoque e expandir o negócio.

Empreender com visão e segurança para um negócio lucrativo

Revender mercadorias é uma forma acessível e lucrativa de empreender, principalmente quando se trabalha com produtos para revender de fábrica. Esse modelo permite começar com pouco e garante boas margens de lucro ao mesmo tempo.

No entanto, o sucesso não depende apenas da compra e venda: é necessário pensar em toda a estrutura do negócio, especialmente na segurança para garantir a continuidade do negócio e a tranquilidade para o empreendedor.

No fim, empreender é unir oportunidade com planejamento. Quando esses dois fatores caminham juntos, as chances de crescimento e estabilidade se tornam muito maiores.

Como fazer a Troca de Titularidade da Enel?

Se você acabou de se mudar, comprou um imóvel novo ou alugou uma casa, provavelmente vai precisar colocar a conta de luz no seu nome. A troca de titularidade da Enel é o procedimento responsável por isso, e apesar de parecer burocrático, o processo é bem simples se for feito do jeito certo.

Neste guia completo, você vai aprender passo a passo como mudar o titular da conta de energia da Enel, o que é necessário, quais documentos levar, quais canais usar e ainda tirar todas as dúvidas mais comuns.

Vamos te explicar de forma clara, sem enrolação e com uma linguagem acessível, igual gente de verdade fala no dia a dia.

O que é a troca de titularidade da Enel?

A troca de titularidade da Enel nada mais é do que mudar o nome de quem aparece como responsável pela conta de luz de um determinado imóvel. Isso significa que a partir da mudança, todas as futuras cobranças e responsabilidades legais ficarão no nome do novo morador, proprietário ou locatário.

Essa alteração é fundamental em diversas situações:

  • Compra ou venda de imóvel
  • Início ou fim de um contrato de aluguel
  • Falecimento do antigo titular
  • Atualização cadastral

Manter a conta no nome de quem realmente mora no imóvel evita confusão, cobranças indevidas e até negativação indevida do CPF.

Quem pode solicitar a troca de titularidade?

Qualquer pessoa que tenha algum vínculo com o imóvel pode solicitar. Os mais comuns são:

  • Proprietário do imóvel
  • Inquilino com contrato de locação
  • Representante legal (em casos de menores ou empresas)
  • Herdeiros legais

O importante é ter como comprovar a posse, o vínculo ou o direito de uso do imóvel onde será feita a troca.

Documentos necessários

Para não ter dor de cabeça, já separe os documentos certos antes de iniciar o pedido. A lista pode variar um pouco dependendo do estado, mas no geral, os documentos pedidos são:

Pessoa física

  • Documento de identidade com foto (RG, CNH ou similar)
  • CPF válido
  • Comprovante de vínculo com o imóvel (contrato de aluguel, escritura, IPTU, etc.)
  • Leitura atual do medidor de energia

Pessoa jurídica

  • CNPJ da empresa
  • Documento do representante legal (RG e CPF)
  • Contrato social da empresa
  • Comprovante de vínculo com o imóvel

Caso o imóvel tenha dívidas anteriores, pode ser necessário apresentar um documento de posse para isentar o novo titular das pendências deixadas pelo morador anterior.

Como fazer a troca de titularidade da Enel

Agora vamos ao que interessa. Existem vários meios para você fazer essa solicitação. Você pode escolher o que for mais prático no seu dia a dia.

1. Pelo site da Enel

Essa é a forma mais rápida e prática. Você acessa o site da Enel da sua região e entra na área de serviços (Agência Virtual). Em seguida:

  • Escolha a opção “Troca de Titularidade”
  • Preencha os dados solicitados
  • Envie as fotos ou arquivos dos documentos
  • Informe a leitura atual do medidor
  • Confirme o envio e aguarde o protocolo

2. Pelo aplicativo da Enel

O app da Enel também permite fazer essa solicitação. O procedimento é semelhante ao do site. Basta baixar o aplicativo, fazer login, ir em “Serviços” e selecionar a troca de titularidade. Depois, é só preencher os dados e anexar os documentos.

3. Pelo WhatsApp

A Enel disponibiliza uma assistente virtual chamada Elena no WhatsApp. Você inicia a conversa enviando “Oi”, escolhe a opção de troca de titularidade e segue as instruções que ela vai te passando.

4. Presencialmente nas lojas Enel

Se você prefere resolver pessoalmente ou não conseguiu fazer pelo site, é só ir até uma loja da Enel com os documentos em mãos. Não esqueça de levar cópias também. Lá, você será atendido por um atendente e poderá fazer tudo na hora.

O que pode impedir a troca?

Algumas situações podem impedir ou dificultar a troca de titularidade. Veja os casos mais comuns:

  • Dívidas no imóvel: se existem contas antigas em aberto, a Enel pode solicitar que o novo titular apresente um documento que comprove que ele não era responsável por aquele consumo, como um contrato de locação com data posterior.
  • Falta de leitura atualizada: a Enel precisa saber o consumo real até a data da troca. Sem isso, o processo pode travar ou gerar cobrança indevida.
  • Documentação incompleta: se faltar algum documento ou se eles estiverem ilegíveis, o pedido será recusado.

Por isso, sempre envie tudo com qualidade e com atenção nos dados preenchidos.

Quanto tempo leva para concluir a troca?

Depois de enviar todos os documentos e informações corretamente, o prazo para conclusão costuma ser de até 3 dias úteis para áreas urbanas. Em locais rurais, esse prazo pode ser de até 5 dias úteis.

Esse tempo pode variar se o sistema estiver sobrecarregado ou se houver algum problema com a solicitação. Por isso, sempre acompanhe o andamento da solicitação pelo site ou pelo número de protocolo fornecido.

Precisa pagar alguma taxa?

Não. A troca de titularidade na Enel é gratuita. Não existe nenhuma taxa ou cobrança específica para esse tipo de serviço, desde que o imóvel não tenha débitos anteriores assumidos pelo novo titular.

Se alguém tentar cobrar por isso fora dos canais oficiais da Enel, desconfie. Pode ser golpe.

Posso fazer a troca mesmo com débitos no imóvel?

Pode sim. Mas nesse caso, será necessário apresentar um documento que comprove que você não é responsável pela dívida.

Se você for o novo proprietário, leve a escritura. Se for inquilino, apresente o contrato de aluguel com data recente. Assim, a Enel consegue transferir a titularidade sem vincular as dívidas a você.

Se preferir, também pode negociar o pagamento da dívida e assumir o débito para dar continuidade ao processo.

Dicas para não ter problemas

  • Tire fotos nítidas dos documentos, frente e verso
  • Informe corretamente o número da instalação
  • Faça a leitura do medidor no dia da solicitação
  • Guarde o protocolo de atendimento
  • Acompanhe o pedido pelo site ou aplicativo

Esses cuidados evitam que o pedido seja cancelado ou fique parado por falta de informação.

Benefícios de trocar a titularidade

Pode parecer uma burocracia desnecessária, mas manter a conta de luz no seu nome é muito importante por vários motivos:

  • Facilita comprovação de residência
  • Evita problemas com cobranças indevidas
  • Garante mais controle sobre o consumo
  • Permite cadastrar benefícios como tarifa social

Além disso, você terá acesso ao histórico de consumo, faturas digitais e outros serviços diretamente vinculados ao seu CPF.

Trocar a titularidade da Enel é um processo simples, rápido e gratuito. Com os documentos certos e a leitura atual do medidor em mãos, dá pra resolver tudo sem precisar sair de casa. Seja pelo site, aplicativo, WhatsApp ou presencialmente, o importante é garantir que a conta esteja no nome correto.

Evite dores de cabeça e resolva isso o quanto antes, especialmente se você acabou de se mudar ou alugou um imóvel. A conta no nome certo traz segurança jurídica, organização financeira e ainda pode te dar acesso a descontos e benefícios.

Se bater qualquer dúvida, vale a pena entrar em contato com os canais oficiais da Enel para garantir que tudo saia certinho.

Qual o valor médio para serviços de elétrica?

Você já precisou chamar um eletricista e ficou sem saber quanto ia gastar? Pois é, muita gente passa por isso. O custo de um serviço de elétrica pode variar bastante, dependendo de vários fatores como tipo de serviço, localização, urgência e até mesmo da experiência do profissional. E se você está tentando entender quanto custa, por exemplo, trocar uma tomada ou refazer toda a fiação da casa, está no lugar certo.

Neste artigo vamos te explicar qual é o valor médio para serviços de elétrica em 2025, com exemplos reais, linguagem simples e direto ao ponto. Também vamos dar dicas para você não cair em ciladas, pagar o preço justo e ainda garantir um serviço bem feito. Bora entender tudo?

Por que os preços variam tanto?

Antes de sair contratando alguém, é bom entender por que os preços de eletricistas não são tabelados como um produto no mercado. Isso acontece porque cada serviço tem suas particularidades. Entre os principais fatores que influenciam o valor estão:

  • Tipo e complexidade do serviço
  • Material incluído ou não
  • CEP (Cidade, Estado ou País) onde será feito o serviço
  • Urgência do atendimento
  • Horário (dia útil ou fim de semana)
  • Nível de risco envolvido
  • Reputação e qualificação do profissional

Então sim, é completamente normal que um orçamento em São Paulo capital seja diferente de um orçamento no interior da Bahia, por exemplo.

Valor médio dos principais serviços de elétrica em 2025

Vamos agora aos números que você quer saber. Abaixo listamos os serviços mais comuns e o valor médio cobrado por eletricistas autônomos ou pequenas empresas no Brasil em 2025.

1. Troca de tomada ou interruptor

  • Valor médio: R$ 40 a R$ 90 por ponto
  • Se for uma instalação nova com quebra de parede, o valor pode subir para até R$ 150.

2. Instalação de ventilador de teto

  • Valor médio: R$ 120 a R$ 250
  • Em alguns casos o eletricista cobra um adicional se for necessário passar fiação nova ou fazer fixações em laje.

3. Instalação de chuveiro elétrico

  • Valor médio: R$ 100 a R$ 200
  • Se precisar reforçar a fiação ou instalar disjuntor exclusivo, o custo pode passar de R$ 300.

4. Instalação de luminária ou pendente

  • Valor médio: R$ 50 a R$ 150
  • Para lustres mais pesados, com altura elevada, o preço sobe um pouco devido à dificuldade.

5. Troca de disjuntor

  • Valor médio: R$ 80 a R$ 180
  • Pode custar mais se for necessário refazer conexões ou mexer no quadro inteiro.

6. Montagem ou reforma do quadro de disjuntores

  • Valor médio: R$ 300 a R$ 900
  • Varia conforme o número de circuitos e a necessidade de substituição do quadro.

7. Laudo técnico elétrico

  • Valor médio: R$ 300 a R$ 600
  • Muito solicitado para empresas ou imóveis comerciais.

8. Instalação de tomadas e pontos de energia em obras

  • Valor médio por ponto: R$ 80 a R$ 200
  • O valor depende da distância da rede, tubulação e acabamento.

9. Instalação de padrão de entrada

  • Valor médio: R$ 1.200 a R$ 2.500
  • Inclui aterramento, disjuntor geral e caixa padrão exigida pela concessionária de energia.

10. Revisão elétrica completa em imóvel

  • Valor médio: R$ 800 a R$ 3.500
  • O preço depende do tamanho da casa e da complexidade da instalação. Em apartamentos pequenos, pode custar menos.

Quando o valor sobe? Entenda os adicionais

Alguns serviços têm taxas extras dependendo das condições encontradas no local. Veja o que pode encarecer um serviço de elétrica:

  • Atendimento noturno ou aos domingos
  • Acesso difícil (como instalação em forro de gesso ou laje muito alta)
  • Falta de estrutura elétrica existente
  • Inclusão de materiais no orçamento (fio, conduíte, tomadas, disjuntores)
  • Atendimento emergencial
  • Locais com risco elétrico (redes antigas ou em más condições)

Então sempre pergunte se o valor informado já inclui tudo ou se existem adicionais. Isso evita surpresas no final.

Como saber se o valor é justo?

Aqui vão algumas dicas para garantir que você está pagando um valor justo por um serviço de elétrica:

  • Peça no mínimo três orçamentos de profissionais diferentes
  • Avalie se o eletricista é registrado, tem boas avaliações e referências
  • Veja se o profissional oferece nota fiscal (obrigatório para empresas)
  • Exija um orçamento detalhado, com a descrição do serviço e valor por item
  • Desconfie de preços muito baixos: o barato pode sair caro

Um bom eletricista cobra pelo conhecimento, pelos equipamentos que carrega e pela responsabilidade de lidar com algo que pode colocar vidas em risco. Pagar um pouco mais por segurança vale a pena.

Contrato fixo ou por diária?

Alguns profissionais preferem cobrar por diária, enquanto outros trabalham com preço fechado por serviço. Veja os prós e contras:

Valor por diária:

  • Média: R$ 250 a R$ 450
  • Vantagem: ótimo para serviços grandes ou muitos pequenos reparos em um único dia
  • Desvantagem: se você tiver só uma ou duas tarefas, pode sair mais caro

Valor por ponto/serviço:

  • Ideal para demandas pontuais
  • Mais transparente para o cliente
  • Permite comparar melhor entre orçamentos

Valor de serviços de elétrica por região

Os preços variam conforme o CEP. Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba ou Porto Alegre, os valores costumam ser de 20% a 40% mais altos do que em cidades pequenas. Já no interior, é possível negociar melhor.

Se você mora em regiões como Nordeste ou Centro-Oeste, também pode encontrar profissionais com valores mais acessíveis, mas com a mesma qualidade. Sempre pesquise bem.

O que está incluso no valor do serviço?

É importante entender que o valor cobrado por um eletricista geralmente cobre:

  • Deslocamento até o local
  • Mão de obra
  • Uso de ferramentas
  • Equipamentos de segurança
  • Testes e ajustes finais

Materiais não estão inclusos, a menos que seja combinado antes. Se você quiser que o profissional leve tudo, pergunte o que está incluso e peça nota dos produtos comprados.

Vale a pena contratar eletricista pelo aplicativo?

Hoje em dia existem diversos aplicativos de serviços como GetNinjas, Triider, Diaríssima, entre outros. Eles facilitam o contato com profissionais, mostram avaliações e até permitem fazer pagamento pela plataforma.

A vantagem é a segurança e praticidade. A desvantagem é que o valor geralmente é um pouco mais alto por causa das taxas que os apps cobram dos profissionais.

Mas para quem não tem indicação e quer mais segurança, pode ser uma boa escolha.

Saber o valor médio para serviços de elétrica ajuda a planejar melhor qualquer reparo ou instalação na sua casa. Os preços variam bastante, mas com pesquisa, comparação e bom senso, dá pra encontrar profissionais capacitados com valores justos.

Não arrisque sua segurança tentando fazer tudo por conta própria ou escolhendo apenas pelo menor preço. A parte elétrica é coisa séria e exige conhecimento técnico. Investir nisso é investir na tranquilidade da sua casa e da sua família.

Existe usina nuclear no Brasil?

Você já se perguntou se o Brasil tem usina nuclear? Muita gente acha que esse tipo de energia é algo distante, presente apenas em países como Estados Unidos, Rússia ou Japão. Mas a verdade é que sim, o Brasil possui usinas nucleares, e elas estão em funcionamento há décadas. Esse tipo de geração elétrica, embora ainda seja pequena na nossa matriz energética, tem um papel estratégico que muita gente desconhece.

Neste artigo vamos te explicar onde ficam essas usinas, como funcionam, quais os riscos, vantagens, e o que se planeja para o futuro. Tudo isso em uma linguagem simples, direta e com aquele jeitinho de conversa de quem entende e quer te ajudar.

O Brasil tem usina nuclear?

Sim. O Brasil atualmente possui duas usinas nucleares em funcionamento, localizadas no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Angra dos Reis. Elas são conhecidas como Angra 1 e Angra 2. Além disso, existe uma terceira em construção, chamada Angra 3, que tem sido prometida há muitos anos, mas enfrenta obstáculos como atrasos, orçamentos altos e questões políticas.

Onde ficam as usinas?

As duas usinas ativas e a terceira em construção ficam no mesmo complexo, chamado Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Essa central é a única instalação nuclear voltada para produção de energia elétrica no país até o momento.

Como funciona uma usina nuclear?

Para quem nunca ouviu falar direito, o processo parece algo complicado ou até perigoso. Mas o funcionamento de uma usina nuclear é, de certa forma, parecido com o de uma termelétrica comum. A diferença está em como o calor é gerado.

Basicamente, o que acontece é o seguinte:

  • Um reator nuclear produz calor através da fissão de átomos de urânio.
  • Esse calor aquece a água, que vira vapor.
  • O vapor gira turbinas que geram eletricidade.
  • Após isso, o vapor é resfriado e reaproveitado.

Tudo isso ocorre dentro de sistemas extremamente controlados, com múltiplas camadas de segurança para evitar qualquer tipo de vazamento ou acidente.

Conheça as usinas nucleares brasileiras

Angra 1

Foi a primeira usina nuclear do Brasil. Começou a operar nos anos 80 e tem capacidade de gerar cerca de 600 megawatts. Embora pareça pouco em comparação com as grandes hidrelétricas, é energia suficiente para atender uma cidade de médio porte.

Angra 2

Entrou em funcionamento anos depois, no começo dos anos 2000. Sua capacidade é mais que o dobro da Angra 1, podendo gerar aproximadamente 1.300 megawatts.

Angra 3

Está em construção há décadas. A obra já começou, parou, voltou, parou de novo e segue nesse ritmo. Quando (ou se) for concluída, ela vai somar mais de 1.400 megawatts à capacidade nuclear brasileira.

Qual a importância da energia nuclear no Brasil?

Mesmo com duas usinas funcionando, a energia nuclear representa uma fatia pequena da matriz elétrica brasileira — cerca de 2% a 3%. A maior parte da energia que consumimos ainda vem das hidrelétricas, seguidas das fontes eólica, solar e termelétricas.

Porém, a energia nuclear tem um papel estratégico por alguns motivos:

  • É constante: diferente da solar e da eólica, que dependem do clima, a energia nuclear funciona 24 horas por dia.
  • Não emite gases do efeito estufa: embora a usina use energia térmica, ela não queima combustíveis fósseis.
  • Ajuda na estabilidade do sistema: quando há escassez de chuvas ou baixa produção solar, a nuclear mantém o fornecimento.

Energia nuclear é segura?

Essa é uma das perguntas mais comuns. E a resposta é: em geral, sim. As usinas são construídas com diversas barreiras de segurança, monitoramento contínuo e sistemas automatizados para evitar qualquer falha. Os riscos existem, claro, mas são controlados com rigor técnico.

Acidentes como os de Chernobyl ou Fukushima aconteceram por falhas humanas, projetos antigos ou desastres naturais. As usinas brasileiras são constantemente inspecionadas e operam dentro de normas internacionais de segurança.

Quais os riscos e desafios?

Apesar da segurança e da eficiência, a energia nuclear também tem seus desafios:

  • Custo alto de construção e manutenção: usinas nucleares são caras e demoram muito para ficar prontas.
  • Resíduos radioativos: o lixo produzido precisa ser armazenado com extremo cuidado por muitos anos.
  • Desconfiança da população: o medo de acidentes ainda é muito presente.
  • Burocracia e lentidão em obras públicas: como vimos no caso de Angra 3.

E o futuro da energia nuclear no Brasil?

Muito se fala sobre a necessidade de diversificar ainda mais as fontes de energia no país. Com o aumento do consumo, o crescimento das cidades e as mudanças climáticas, depender só de hidrelétricas pode não ser suficiente no longo prazo.

Nesse cenário, a energia nuclear surge como uma opção confiável e limpa — embora cara e demorada. Se Angra 3 for finalmente concluída, o país aumentará sua capacidade nuclear em mais de 50%, o que seria um avanço significativo.

Há também debates sobre construir novas usinas nucleares em outras regiões do país, mas isso ainda está nos planos iniciais e depende de muito investimento e aceitação pública.

Energia nuclear vs. renováveis: rivais ou aliadas?

A energia nuclear costuma ser colocada no mesmo pacote que fontes poluentes, mas isso não é verdade. Embora tenha seus resíduos perigosos, ela não emite CO₂, o que a torna mais limpa do que carvão, gás ou óleo.

Por isso, muitos especialistas acreditam que a nuclear e as renováveis devem andar juntas. A energia solar e eólica são ótimas, mas intermitentes. A nuclear ajuda a manter a estabilidade do sistema quando as outras não estão produzindo.

Curiosidades sobre a energia nuclear no Brasil

  • O Brasil possui uma das maiores reservas de urânio do mundo, matéria-prima usada nos reatores.
  • O país domina todas as etapas do ciclo do combustível nuclear: mineração, enriquecimento, fabricação e reprocessamento.
  • Existe um submarino nuclear brasileiro sendo desenvolvido, que usará a mesma tecnologia de reator adaptada ao mar.
  • Toda a operação das usinas é feita por profissionais brasileiros, com tecnologia nacional e estrangeira combinadas.

O Brasil precisa de mais usinas nucleares?

Essa é uma pergunta que divide opiniões. Alguns especialistas dizem que sim, principalmente se quisermos garantir uma matriz energética diversificada e segura. Outros preferem que o investimento vá para fontes renováveis, como solar e eólica.

Mas uma coisa é certa: Angra 1 e Angra 2 já provaram que a energia nuclear funciona no Brasil. Com mais planejamento, responsabilidade e investimento, o país tem tudo para crescer nesse setor.

Sim, o Brasil tem usina nuclear. Aliás, tem duas funcionando e uma a caminho. Elas estão em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, e ajudam a garantir uma parcela da eletricidade que chega até a sua casa.

A energia nuclear é segura, eficiente e limpa em termos de emissões, mas exige grandes investimentos e muito cuidado. Ainda é uma fonte complementar por aqui, mas pode crescer bastante no futuro.

Seja por estratégia, por estabilidade ou pela necessidade de reduzir gases poluentes, as usinas nucleares brasileiras têm um papel importante e devem seguir em pauta nos próximos anos.

Instalação de Mangueira de Incêndio: O Que Diz a Norma ABNT NBR 11861

Quem trabalha com segurança predial, prevenção de incêndios ou é síndico, já ouviu falar da mangueira de incêndio, aquele equipamento essencial nos hidrantes que pode salvar vidas em uma emergência. Mas será que todo mundo sabe como deve ser feita a instalação correta? É aí que entra a norma ABNT NBR 11861, que regula os requisitos técnicos das mangueiras utilizadas no Brasil.

Neste artigo completo, vamos explicar o que é essa norma, como ela funciona, como deve ser feita a instalação, o que não pode faltar, quais os erros mais comuns e tudo que você precisa saber para manter seu sistema de combate a incêndio dentro dos padrões exigidos.

O que é a ABNT NBR 11861?

A ABNT NBR 11861 é a norma técnica brasileira que trata especificamente das mangueiras de incêndio, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela estabelece os requisitos mínimos de fabricação, desempenho e testes para garantir que a mangueira seja segura, resistente e durável.

Essa norma é usada tanto em projetos novos quanto na manutenção de sistemas já existentes. Ela se aplica a edifícios residenciais, comerciais, industriais e públicos que possuem sistema de hidrantes e combate a incêndio por água pressurizada.

Classes de mangueiras segundo a norma

A NBR 11861 define cinco classes diferentes de mangueiras, cada uma adequada a um tipo de uso e pressão de trabalho. É essencial escolher a mangueira certa para garantir a segurança do local.

Classe 1

  • Uso exclusivo do Corpo de Bombeiros
  • Alta resistência
  • Pressão de trabalho de até 1.370 kPa (14 kgf/cm²)

Classe 2

  • Destinada a edifícios comerciais e industriais
  • Deve ser usada por pessoas treinadas
  • Pressão de até 1.200 kPa

Classe 3

  • Uso em edifícios residenciais
  • Leve e flexível
  • Pressão máxima de 980 kPa

Classe 4

  • Indicada para áreas industriais com riscos elevados
  • Maior resistência à abrasão
  • Pressão até 1.370 kPa

Classe 5

  • Uso em áreas com necessidade de alta flexibilidade
  • Tecido sintético e revestimento interno especial
  • Também suporta até 1.370 kPa

Cada classe tem sua função específica e não seguir essa indicação pode comprometer o combate ao fogo e até gerar acidentes.

O que diz a norma sobre a instalação?

A ABNT NBR 11861 não trata diretamente da instalação, mas ela caminha junto com outras normas, como a NBR 13714 (sistema de hidrantes) e a NBR 17240 (sistema de detecção e alarme). Mesmo assim, alguns pontos indiretos da 11861 impactam diretamente a forma de instalar a mangueira de incêndio.

Regras importantes de instalação

  • A mangueira deve estar acondicionada em abrigo ou caixa de hidrante, protegida contra sol, chuva e agentes que causem desgaste.
  • Deve ser enrolada em forma de “U” ou em “zigue-zague”, sem dobras que prejudiquem o fluxo de água.
  • A válvula e esguicho devem estar facilmente acessíveis e com boa visibilidade.
  • A instalação deve garantir que qualquer pessoa treinada possa operar o sistema em caso de emergência.
  • O conjunto deve conter válvula, mangueira, esguicho e registro.

Como deve ser a caixa de hidrante?

A caixa onde a mangueira será instalada também precisa seguir padrões:

  • Deve ser fabricada em aço carbono, aço inox ou fibra de vidro.
  • Precisa ter tranca fácil de abrir, mesmo por alguém em pânico.
  • Deve conter identificação visível: “Hidrante”, “Mangueira de Incêndio”, entre outras.
  • O interior não pode conter quinas ou superfícies cortantes que danifiquem a mangueira.

O que a norma exige sobre testes?

A NBR 11861 determina que todas as mangueiras novas devem passar por testes hidrostáticos, ou seja, testes com água em alta pressão para verificar se há vazamentos, rupturas ou falhas.

Além disso:

  • Mangueiras devem ser inspecionadas periodicamente, no máximo a cada 12 meses.
  • Após cada uso, a mangueira precisa ser testada novamente antes de ser guardada.
  • Se houver algum dano, a mangueira deve ser descartada e substituída imediatamente.

Erros comuns na instalação de mangueira de incêndio

Mesmo com as normas bem claras, alguns erros continuam acontecendo e colocam em risco a segurança de todos. Veja os principais:

  • Uso de mangueira da classe errada para o tipo de edificação
  • Mangueira mal enrolada, dobrada ou torcida, o que prejudica o fluxo da água
  • Caixa de hidrante trancada com cadeado, dificultando o acesso rápido
  • Instalação em locais de difícil acesso ou sem sinalização adequada
  • Não realizar testes periódicos, o que pode levar à falha no momento do uso

Cuidados de manutenção com base na norma

A ABNT NBR 11861 também serve como base para bons hábitos de conservação das mangueiras. Entre os cuidados indicados estão:

  • Nunca deixar a mangueira molhada na caixa (ela deve ser completamente seca antes de ser guardada)
  • Evitar contato com produtos químicos corrosivos
  • Realizar revisão anual com empresa especializada
  • Substituir imediatamente se houver bolhas, furos, costuras soltas ou desgaste do tecido

Dicas para manter tudo dentro da norma

  • Contrate um profissional certificado para instalação e manutenção
  • Crie um cronograma de inspeção anual
  • Registre todas as inspeções e testes realizados
  • Mantenha treinamentos periódicos com a equipe ou moradores
  • Sempre use equipamentos certificados, com selo do Inmetro

Existe diferença entre mangueira de incêndio e de jardim?

Sim, existe muita diferença. As mangueiras de jardim não têm resistência à pressão de trabalho exigida em sistemas de hidrante. Elas não são feitas com materiais resistentes ao calor, à abrasão ou à pressão de combate a incêndio.

Mangueira de incêndio não é item comum, é um equipamento de segurança, e por isso deve seguir rigorosamente a norma.

O que mais preciso saber?

Além da ABNT NBR 11861, outras normas trabalham em conjunto para garantir que todo o sistema de combate a incêndio funcione corretamente. Entre as mais importantes:

  • ABNT NBR 13714: trata do sistema de hidrantes e mangotinhos
  • ABNT NBR 12693: trata dos extintores portáteis
  • ABNT NBR 17240: define critérios para sistemas de alarme de incêndio

A instalação correta da mangueira é apenas uma parte de um sistema completo, que envolve tubulação, pressurização, bombas, alarmes e sinalizações.

Conclusão

A mangueira de incêndio salva vidas, mas para isso, ela precisa estar instalada corretamente, com o equipamento certo, no lugar certo e de acordo com o que manda a norma ABNT NBR 11861. Seja em condomínio, empresa, hospital, escola ou indústria, a segurança contra incêndios não é luxo nem opcional — é uma exigência legal e moral.

Por isso, vale a pena investir tempo e atenção na instalação e manutenção, garantindo que esse equipamento esteja sempre pronto para ser usado quando mais necessário. E claro, não esqueça de treinar as pessoas que podem precisar usá-la.

É perigoso morar perto de torres de rede elétrica?

Você já reparou naquelas torres gigantes com fios pendurados cruzando os céus? Elas fazem parte da chamada rede de transmissão de energia, responsáveis por levar eletricidade de um lugar para outro. Mas junto com elas, vem também uma dúvida que muita gente tem: será que é perigoso morar perto de torres de rede elétrica?

Essa questão divide opiniões. Tem gente que diz que não tem problema nenhum, outros afirmam que essas torres fazem mal à saúde. Mas afinal, o que a ciência diz? O que os especialistas recomendam? E como saber se a sua casa está em uma zona segura?

Vamos destrinchar esse assunto de forma clara, direta e com base em informações de confiança. Porque quando o assunto é a saúde da sua família e segurança da sua casa, é melhor tirar a dúvida de vez.

O que são essas torres de rede elétrica?

Essas torres metálicas enormes fazem parte do sistema de transmissão de energia em alta tensão. Elas transportam a eletricidade gerada nas usinas até os centros de distribuição, que depois levam a energia até nossas casas e comércios.

Existem basicamente dois tipos:

  • Torres de transmissão de alta tensão: geralmente entre 69 kV a 750 kV.
  • Postes de distribuição: mais comuns nas cidades, com fios em média tensão (13,8 kV).

As torres maiores ficam em zonas mais afastadas, áreas rurais ou terrenos sem construção, mas em muitas regiões urbanas ainda é comum ver casas muito próximas dessas estruturas.

Mas afinal, morar perto é perigoso?

Essa é a pergunta que não quer calar. E a resposta não é tão simples quanto um sim ou não. Existem três principais áreas de preocupação:

1. Campos eletromagnéticos e saúde

As torres de energia emitem campos eletromagnéticos (CEMs). O medo mais comum é que essas ondas possam causar câncer ou outras doenças. Mas o que a ciência diz?

  • Diversos estudos já investigaram a relação entre exposição a CEMs e doenças como leucemia infantil, câncer cerebral e distúrbios neurológicos.
  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que não há evidência suficiente para afirmar que esses campos causem câncer, embora recomende cautela em exposições contínuas e muito próximas.
  • Alguns estudos indicam que crianças que vivem a menos de 200 metros de torres de alta tensão teriam uma leve elevação no risco de leucemia, mas nada conclusivo.

Ou seja, não é comprovado cientificamente que morar perto de torres cause doenças, mas também não se pode garantir que é 100% seguro em exposições constantes e de curto alcance.

2. Risco de acidentes

Outro fator é o risco físico. Torres e fios de alta tensão representam perigo em situações como:

  • Quedas de raios (por serem estruturas metálicas)
  • Curto-circuitos e incêndios
  • Colisões em áreas com helicópteros ou drones
  • Problemas em caso de queda da torre por vento ou acidente

Apesar de raros, esses eventos podem ocorrer e afetar quem mora muito perto. Moradias construídas dentro das faixas de segurança da rede elétrica podem estar ilegais e até serem demolidas por ordem judicial.

3. Desvalorização do imóvel

Morar perto de torres de energia pode desvalorizar o imóvel. Isso acontece porque muita gente evita essas áreas por medo ou desconforto estético.

Casas próximas costumam ser mais baratas e mais difíceis de vender. Inclusive, algumas construtoras evitam construir condomínios ou empreendimentos em áreas muito próximas dessas estruturas.

Qual a distância mínima segura?

O Brasil tem regras sobre isso. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) define uma área chamada de faixa de servidão, que varia conforme o tipo de linha:

  • Para torres de 69 kV: cerca de 15 metros para cada lado
  • Para torres acima de 230 kV: até 30 metros para cada lado
  • Linhas de 500 kV: podem exigir até 60 metros de faixa de segurança

Dentro dessa faixa não é permitido construir casas, muros, comércio ou qualquer estrutura permanente.

Se você mora ou pensa em morar perto de uma torre, é importante:

  • Verificar com a prefeitura ou concessionária se está dentro da faixa de servidão
  • Consultar um engenheiro elétrico para avaliar o nível de exposição aos campos eletromagnéticos
  • Checar no registro do imóvel se há alguma restrição anotada

Sintomas que podem estar ligados à exposição contínua

Embora ainda não seja algo comprovado, muitas pessoas relatam sintomas que associam à convivência próxima com redes de alta tensão. Alguns deles:

  • Dores de cabeça frequentes
  • Dificuldade para dormir
  • Ansiedade
  • Zumbido nos ouvidos
  • Cansaço excessivo

Vale lembrar que esses sintomas também podem ter outras causas. Mas se você e outras pessoas da casa percebem desconforto que surgiu após a mudança para o local, é recomendável procurar um médico e considerar essa possibilidade.

E a interferência em eletrônicos?

É verdade que torres de energia podem interferir em sinais de rádio, TV e internet. Em regiões muito próximas, aparelhos podem apresentar ruídos, queda de sinal e travamentos. Isso acontece por conta do campo eletromagnético, que pode “atrapalhar” a recepção de sinais de baixa frequência.

Isso não é comum em todo lugar, mas é mais frequente em áreas onde os fios passam muito próximos dos telhados. Em zonas mais urbanas, isso costuma ser controlado pelas concessionárias com instalação adequada de blindagens.

É legal construir perto de torres?

Muita gente nem imagina, mas construir dentro da faixa de segurança das torres pode ser ilegal. Em várias cidades do Brasil, esse tipo de construção pode ser demolido pela justiça ou impedir financiamento bancário do imóvel.

Inclusive, as concessionárias de energia têm o direito de solicitar a remoção de estruturas que invadam a faixa de servidão. Isso já aconteceu em várias regiões do país.

Se você pretende comprar ou alugar um imóvel perto de torres, confira a escritura e os documentos do terreno, para evitar dor de cabeça no futuro.

Dicas para quem já mora perto de torres

Se mudar não está nos seus planos, veja formas de minimizar os riscos:

  • Verifique se a casa está fora da faixa de servidão
  • Use aterramento elétrico em toda a instalação da residência
  • Evite ficar muito tempo embaixo de fios de alta tensão
  • Utilize filtros de linha e estabilizadores em eletrônicos
  • Faça exames médicos regulares para monitorar sua saúde

Morar perto de torres de rede elétrica não é automaticamente perigoso, mas exige atenção. Embora os campos eletromagnéticos ainda sejam considerados seguros dentro de certos limites, a proximidade com essas estruturas pode gerar riscos físicos, desconforto, problemas legais e até desvalorização do imóvel.

Antes de decidir morar ou comprar um imóvel próximo a torres, o ideal é consultar um especialista e buscar informações oficiais sobre a área. Sua saúde e segurança devem vir sempre em primeiro lugar.

Evitar decisões por medo ou boato também é importante. A ciência ainda estuda os efeitos da exposição prolongada, mas com precaução e responsabilidade é possível viver de forma segura, mesmo perto dessas estruturas gigantes que fazem parte da nossa vida moderna.

Tem como parcelar débitos de contas de luz atrasadas?

Se a sua conta de luz está acumulando e a grana apertou, calma. Muita gente passa por isso, e a boa notícia é que sim, tem como parcelar débitos de contas de luz atrasadas. Inclusive, as distribuidoras de energia oferecem várias formas para facilitar o pagamento das dívidas em aberto. Só que o que pouca gente sabe é que essas condições variam conforme a empresa, o valor devido e o tempo de atraso.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o parcelamento, quem pode pedir, o que é necessário para negociar e quais são os cuidados que você deve ter antes de fechar o acordo. Vamos falar tudo de forma clara, simples e direta, pra você sair daqui com todas as suas dúvidas resolvidas.

Fiquei devendo conta de luz. E agora?

Quando uma conta de luz vence e não é paga, o consumidor entra em inadimplência com a concessionária. Passados alguns dias, essa dívida pode gerar juros e multa, além de risco de corte no fornecimento de energia. No entanto, antes disso acontecer, as empresas costumam oferecer alternativas, como parcelamentos, renegociações ou descontos para quitar a dívida.

Dependendo do tempo de atraso e do histórico do cliente, dá pra conseguir boas condições de pagamento, inclusive com entrada simbólica e parcelas que cabem no bolso.

Quem tem direito ao parcelamento?

Em geral, qualquer consumidor que esteja com uma ou mais contas de luz vencidas pode solicitar o parcelamento. No entanto, cada empresa tem suas próprias regras. Algumas exigem que a titularidade da conta esteja atualizada. Outras pedem que o parcelamento seja feito presencialmente ou no app oficial.

Clientes residenciais, comerciais e até rurais podem ser atendidos, desde que não haja processos judiciais em andamento sobre a mesma dívida.

Como funciona o parcelamento da conta de luz?

O parcelamento nada mais é do que um acordo entre o consumidor e a distribuidora. Você divide o valor em aberto em algumas vezes e volta a ter acesso ao serviço sem restrições. Em alguns casos, é necessário pagar uma entrada e o restante é diluído na própria fatura mensal.

Veja um exemplo prático:

  • Dívida: R$ 600
  • Entrada: R$ 100
  • Parcelamento: 5x de R$ 100 junto com as próximas faturas

As condições vão variar de acordo com a empresa, o valor da dívida e seu perfil de pagamento.

Principais formas de parcelar conta de luz atrasada

Cada distribuidora tem seus próprios canais de atendimento e formas de negociar. Veja abaixo como funciona nas principais regiões do Brasil:

1. Via aplicativo oficial da empresa

Empresas como Enel, Equatorial, Neoenergia, CPFL e outras possuem aplicativos próprios. Neles, é possível:

  • Verificar o valor da dívida
  • Simular parcelamentos
  • Escolher a forma de pagamento (cartão, boleto ou débito automático)
  • Emitir a entrada

2. Atendimento presencial

Caso o cliente prefira, pode ir até um posto de atendimento da distribuidora com um documento com foto e a conta contrato. Essa opção é ideal para quem tem dificuldade com tecnologia ou deseja negociar condições diferentes.

3. Central telefônica

A maioria das empresas oferece atendimento por telefone. Em muitos casos, dá pra fazer a simulação e até fechar o acordo ali mesmo.

4. Site oficial

Também é possível fazer a negociação online, acessando o site da empresa e inserindo os dados do titular. Muitas vezes, esse caminho mostra promoções ou condições exclusivas.

Parcelamento no cartão de crédito: como funciona?

Uma novidade que tem se tornado comum é a possibilidade de parcelar contas de luz no cartão de crédito. Algumas empresas fazem isso em parceria com operadoras como PicPay, RecargaPay, Mercado Pago ou diretamente pelo próprio site da distribuidora.

Vantagens:

  • Parcelas fixas
  • Liberação imediata do pagamento
  • Pode usar o limite do cartão

Mas atenção: nesse caso, pode haver taxas de juros embutidas no parcelamento. Vale comparar com a opção de parcelar direto com a empresa.

O que é necessário para fazer o parcelamento?

Cada concessionária exige um tipo de documentação. Mas, em geral, você vai precisar de:

  • CPF ou CNPJ do titular

  • Documento com foto
  • Número da unidade consumidora ou conta contrato
  • Comprovante de residência
  • Cartão de crédito (se optar por essa forma)

Se for negociar presencialmente, leve tudo impresso ou no celular, inclusive o valor da dívida atualizado.

Dicas para negociar da melhor forma

Se você vai parcelar a conta de luz, vale seguir algumas dicas para não entrar em outra bola de neve:

  • Negocie um valor que realmente caiba no seu orçamento

  • Verifique se há campanhas de descontos ou feirões de negociação
  • Peça simulações com e sem entrada

  • Prefira acordos que diluam as parcelas nas contas futuras
  • Evite parcelar no cartão se os juros forem altos

Posso perder o parcelamento se atrasar de novo?

Sim. A maioria das empresas informa que, se você deixar de pagar qualquer parcela ou a conta do mês com a parcela embutida, o parcelamento será cancelado. Nesse caso, o valor total da dívida volta a ser cobrado de forma integral, e o nome pode ser negativado novamente.

Por isso, é importante honrar o acordo até o fim. Senão, as consequências podem ser ainda piores do que no início da dívida.

Contas atrasadas impedem o fornecimento?

Sim. Quando o consumidor não paga a conta de luz por mais de 15 dias, a empresa pode realizar o corte de energia, desde que tenha enviado um aviso prévio por escrito com no mínimo 15 dias de antecedência.

Mas assim que o pagamento for feito, a religação deve ocorrer no prazo de:

  • 24h em áreas urbanas

  • 48h em áreas rurais

Se isso não acontecer, o consumidor pode reclamar com a ANEEL ou com o Procon da sua cidade.

E se a dívida for muito antiga?

Dívidas com mais de 5 anos prescrevem no Código Civil. Mas as distribuidoras ainda podem cobrar judicialmente ou negativar o CPF, desde que tenham tentado cobrar dentro do prazo. Mesmo dívidas antigas podem ser parceladas ou ter desconto na renegociação.

Vale lembrar que contas muito antigas podem gerar restrições para o fornecimento em novos endereços, especialmente se forem da mesma titularidade.

Dúvidas frequentes sobre parcelamento de luz

Quantas vezes posso parcelar?
Depende da empresa. Algumas permitem parcelar em até 12x, outras em até 24x, especialmente durante campanhas promocionais.

É preciso pagar entrada?
Nem sempre. Algumas distribuidoras fazem o parcelamento direto na próxima conta, sem necessidade de entrada.

Pode parcelar conta vencida e a do mês atual junto?
Sim. Em alguns casos, é possível incluir a conta atual no acordo.

Tenho nome sujo. Posso negociar?
Sim. O parcelamento da conta de luz está disponível mesmo para quem está com CPF negativado.

Parcelar débitos de contas de luz atrasadas é totalmente possível e, em muitos casos, bem mais simples do que parece. A chave está em buscar o canal certo, entender as opções disponíveis e não deixar o tempo passar, pois quanto mais antiga a dívida, mais difícil pode ser conseguir boas condições.

Evitar o acúmulo de contas é essencial para manter a vida financeira organizada e a luz sempre acesa. Se você está nessa situação, não se sinta envergonhado. Negociar é o melhor caminho, e as empresas estão preparadas pra ajudar.

Como instalar ventilador de teto com controle remoto?

Tá pensando em instalar um ventilador de teto com controle remoto e não sabe nem por onde começar? Calma que não é bicho de sete cabeças. Com as ferramentas certas, atenção redobrada e as instruções certas, dá pra instalar sozinho, sim — desde que você siga cada etapa com cuidado. Se bater aquela insegurança, chamar um eletricista é sempre a escolha mais segura, mas se quiser encarar o desafio, esse guia foi feito pra você.

Neste artigo, você vai entender tudo o que envolve esse processo: desde as ferramentas que vai precisar até o que fazer se o controle parar de funcionar. Explicamos com linguagem simples, como se fosse um colega te ajudando na hora. Vamos nessa?

Por que optar por ventilador com controle remoto?

Antes de meter a mão na massa, vale destacar que escolher um ventilador com controle remoto traz várias vantagens:

  • Dispensa o uso de interruptores na parede
  • Dá pra controlar velocidade, luz e até temporizador à distância
  • Ajuda em ambientes com teto alto ou móveis que dificultam o acesso ao controle de parede
  • É mais moderno, prático e confortável

Agora vamos ao que interessa.

Materiais e ferramentas necessárias

Antes de iniciar a instalação, garanta que você tenha os seguintes itens por perto:

  • Furadeira (caso vá instalar em teto de concreto)
  • Chave de fenda e chave Philips
  • Alicate descascador de fios
  • Fita isolante de boa qualidade
  • Parafusos e buchas
  • Ventilador de teto com controle remoto completo

  • Kit de fixação (normalmente vem com o aparelho)
  • Escada segura e firme
  • Multímetro (opcional, mas ajuda a verificar a rede elétrica)

Importante: certifique-se de desligar o disjuntor geral da casa antes de mexer nos fios, pra evitar choques.

Passo a passo da instalação do ventilador de teto com controle remoto

1. Escolha o local ideal

O ventilador de teto deve ficar bem centralizado no cômodo para distribuir o ar igualmente. Certifique-se de que o ponto de luz onde será instalado esteja em bom estado e firme. Verifique também se o forro é resistente o suficiente para suportar o peso do aparelho.

2. Monte o ventilador no chão

É sempre mais fácil montar as pás, a haste e o corpo do motor no chão antes de subir na escada. Siga o manual do fabricante e certifique-se de apertar bem todos os parafusos. Deixe o kit de iluminação (se houver) por último.

3. Fixe o suporte no teto

Use a furadeira para fazer os furos no teto, encaixe as buchas e parafuse o suporte metálico que vem no kit. Ele precisa ficar bem firme para evitar que o ventilador balance ou caia.

4. Prepare os fios

No ponto de luz, normalmente saem três fios:

  • Fase (geralmente preto ou vermelho)

  • Neutro (geralmente azul)

  • Terra (geralmente verde ou verde com amarelo)

Já no ventilador, há fios para o motor, para a lâmpada e para o controle remoto. Verifique o esquema de cores no manual do produto, pois cada fabricante pode usar cores diferentes.

5. Instale o receptor do controle remoto

O receptor (módulo do controle remoto) deve ser instalado entre os fios do ventilador e os da rede elétrica. Ele normalmente vem com os fios sinalizados da seguinte forma:

  • Entrada (input) → conecte aos fios do teto (fase e neutro)
  • Saída (output) → conecte aos fios do ventilador

Geralmente você liga:

  • Fase da rede no fio de entrada do receptor
  • Neutro da rede no outro fio de entrada
  • Saída de ventilador no fio do motor
  • Saída de luz no fio da lâmpada do ventilador

Finalize tudo com fita isolante bem aplicada ou use conectores automáticos, se preferir.

6. Encaixe o ventilador no suporte

Com a fiação feita e tudo testado no chão, encaixe o corpo do ventilador no suporte preso no teto. Alguns modelos usam trava com pino, outros usam parafusos, então siga o modelo que veio no seu kit.

7. Monte as pás e o lustre (se houver)

Agora é a hora de montar as pás do ventilador, se ainda não tiver feito isso. Use as arruelas e parafusos corretos e tenha certeza que estão bem fixas. Depois, coloque a parte da iluminação e finalize a fiação do bocal da lâmpada.

8. Coloque a lâmpada e teste

Coloque a lâmpada, ligue novamente o disjuntor geral da casa e teste o funcionamento do ventilador com o controle remoto.

Problemas comuns e como resolver

Mesmo fazendo tudo certinho, alguns probleminhas podem acontecer. Veja os mais comuns:

O controle remoto não funciona

  • Verifique se as pilhas estão novas e bem encaixadas
  • Veja se o receptor está ligado corretamente
  • Confirme se o ventilador recebeu energia (testando com um multímetro)

O ventilador gira mas a luz não liga

  • Pode ser a lâmpada queimada ou mal encaixada
  • O fio de iluminação pode estar desconectado no receptor

O ventilador só funciona na velocidade máxima

  • O módulo do controle remoto pode estar com defeito
  • Alguns modelos precisam ser programados após a instalação

Dicas de segurança

Não dá pra brincar com energia elétrica. Veja algumas dicas para manter tudo seguro:

  • Sempre desligue o disjuntor antes de qualquer instalação
  • Nunca instale em tetos falsos sem reforço de estrutura
  • Use materiais de boa qualidade

  • Verifique se o ventilador é compatível com o tamanho do cômodo
  • Se tiver dúvidas na ligação dos fios, chame um eletricista

Vantagens do ventilador com controle remoto

Além da praticidade, esse tipo de ventilador oferece:

  • Maior controle do conforto térmico
  • Menos necessidade de levantar da cama ou do sofá
  • Ideal para quartos de idosos, crianças ou pessoas com mobilidade reduzida
  • Ajuda a manter a estética do ambiente, eliminando interruptores extras

Como trocar o controle remoto do ventilador?

Perdeu o controle ou ele estragou? Saiba que você não precisa trocar o ventilador inteiro. A maioria dos modelos funciona com receptores universais, vendidos em lojas de material elétrico ou online. Basta seguir o mesmo processo de instalação e parear o novo controle com o receptor.

Vale a pena instalar por conta própria?

Se você tem alguma noção de elétrica, ferramentas básicas em casa e bastante atenção, sim, é possível instalar. Mas se bater insegurança, o investimento em um eletricista vale a pena. Afinal, estamos falando de energia elétrica no teto, e um erro pode causar acidentes sérios.

Instalar um ventilador de teto com controle remoto é uma ótima forma de deixar o ambiente mais confortável e moderno. Com o passo a passo certo, dá pra fazer a instalação com segurança, aproveitando todas as vantagens do controle à distância.

Lembre-se de seguir o manual do fabricante, desligar a energia antes de qualquer passo e testar tudo com calma. Se surgir qualquer dúvida durante o processo, o melhor caminho é chamar um profissional especializado.

No final das contas, um ventilador bem instalado garante conforto, economia e praticidade por muitos anos. E com controle remoto, tudo fica ainda mais fácil.

Paguei duas vezes a mesma conta de luz e agora o que fazer?

Já bateu o desespero aí? Você abriu o aplicativo do banco ou o comprovante de pagamento e… percebeu que pagou duas vezes a mesma conta de luz. Isso acontece mais do que a gente imagina. Com tanta correria, boleto vencendo, notificações no celular e dezenas de apps diferentes, não é difícil acabar repetindo o pagamento por engano.

Mas calma, não precisa entrar em pânico. Se você pagou duas vezes a mesma fatura, o dinheiro não está perdido. Existe um caminho simples, legal e seguro pra resolver essa situação. Neste artigo, você vai descobrir o que fazer, quais documentos precisa ter em mãos, quais são os prazos e como evitar que isso volte a acontecer.

É possível receber o dinheiro de volta?

Sim! Quando uma conta de luz é paga em duplicidade, a concessionária responsável precisa fazer o estorno ou então abater o valor na próxima fatura automaticamente. Tudo depende da política da empresa e da forma como o pagamento foi feito.

O importante é saber que esse é um direito do consumidor, previsto no Código de Defesa do Consumidor. Nenhuma empresa pode ficar com um valor pago a mais, mesmo que tenha sido por engano do cliente.

Primeiros passos ao perceber o pagamento duplicado

Assim que você notar que pagou duas vezes a mesma fatura de energia elétrica, é importante tomar algumas medidas logo de cara:

1. Confirme se o pagamento realmente foi duplicado

Antes de mais nada, confira se você não se confundiu com o número da fatura ou com o mês. Às vezes a gente paga o mês anterior achando que é o atual. Verifique:

  • O número do código de barras
  • A data de vencimento
  • O valor exato da conta
  • A data do pagamento

Se os dois comprovantes forem referentes à mesma fatura, então sim, o pagamento foi feito em duplicidade.

2. Junte os comprovantes de pagamento

Você vai precisar ter os dois comprovantes de pagamento em mãos. Pode ser o PDF do banco, o extrato da conta, print do aplicativo, ou qualquer outro documento que comprove que você pagou duas vezes. Guarde esses arquivos bem.

3. Entre em contato com a empresa de energia

Agora chegou a hora de falar com a concessionária responsável pela conta de luz na sua região. Cada estado ou cidade pode ter uma empresa diferente: Enel, CPFL, Light, Neoenergia, Equatorial, CEMIG, entre outras.

Você pode fazer isso de algumas formas:

  • Pelo site oficial da empresa
  • Por aplicativo, se a empresa tiver
  • Pelo telefone do SAC
  • Indo pessoalmente até uma agência de atendimento

Informe que houve pagamento duplicado e envie os comprovantes.

O que acontece depois do pedido?

Após você enviar os comprovantes e informar o erro, a empresa vai analisar se realmente houve pagamento em duplicidade. Isso costuma levar entre 3 e 10 dias úteis, dependendo da operadora.

Se for confirmado, há dois caminhos possíveis:

A) Valor é devolvido para sua conta bancária

Em alguns casos, a empresa oferece a devolução do valor pago a mais. Para isso, você deve informar os dados bancários e aguardar o depósito.

B) Valor é abatido na próxima fatura

Essa é a forma mais comum. O valor da próxima conta de luz vem com o desconto referente ao que você pagou a mais. Se sobrar crédito, pode ser usado nas próximas faturas também.

Dica importante: evite pagar boletos vencidos ou duplicados

Muita gente cai nesse erro ao agendar pagamento, esquecer que já pagou e acabar quitando a mesma fatura de novo. Veja algumas dicas pra evitar esse transtorno no futuro:

  • Marque os boletos pagos com uma tag no e-mail ou app
  • Use aplicativos que avisam quando o pagamento foi confirmado
  • Não agende o mesmo pagamento em dois bancos diferentes
  • Prefira pagar sempre no mesmo dia da semana, pra criar hábito
  • Verifique o código de barras e o valor antes de confirmar

O que fazer se a empresa se recusar a devolver o valor?

Se você tentou resolver e a empresa não estornou nem compensou o valor pago duas vezes, então é hora de buscar seus direitos:

1. Registre uma reclamação na Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é responsável por fiscalizar essas empresas. Você pode fazer uma reclamação diretamente pelo site ou pelo telefone 167.

2. Use plataformas de defesa do consumidor

Sites como Reclame Aqui ou o Procon da sua cidade são aliados importantes nessas horas. Você registra o problema, envia os documentos e eles ajudam na mediação da solução.

3. Acione judicialmente

Se o valor for alto e a empresa insistir em não resolver, você pode recorrer ao Juizado Especial Cível (pequenas causas), sem precisar de advogado em causas até 20 salários mínimos.

E se eu paguei contas de meses diferentes por engano?

Em alguns casos, a pessoa paga duas contas, mas de meses diferentes, por exemplo: pagou novamente a conta de abril achando que era a de maio. Nesse caso:

  • A empresa provavelmente vai considerar como adiantamento

  • Você fica com crédito e a próxima fatura virá zerada ou com valor parcial
  • Não é possível pedir estorno se o valor for de uma conta válida

Quanto tempo leva para resolver?

O tempo varia de empresa para empresa, mas normalmente o prazo para análise e estorno é de até 10 dias úteis. Se passar disso e não houver resposta, entre com reclamação formal.

Veja o que pode influenciar no prazo:

  • Forma de pagamento (boleto, débito automático ou PIX)
  • Se os comprovantes estão claros
  • Se o pagamento caiu em nome do titular correto
  • Se o canal de atendimento está sobrecarregado

Posso deixar quieto e não pedir o dinheiro de volta?

Poder até pode, mas não é recomendado. Você tem direito de receber o valor pago a mais, e deixar isso passar é como jogar dinheiro fora. Mesmo que pareça pouco, é um valor que pode ser descontado na próxima fatura, o que já ajuda no orçamento do mês.

Além disso, registrar o problema serve também como histórico. Se acontecer de novo, você já tem um protocolo e uma resposta da empresa anterior.

Pagar duas vezes a conta de luz é algo que pode acontecer com qualquer um, mas felizmente é fácil de resolver. O mais importante é agir com rapidez, guardar os comprovantes e entrar em contato com a empresa responsável.

Com um pouco de atenção e organização, dá pra evitar que isso se repita. E se não conseguir resolver pelo atendimento comum, sempre existe o caminho legal para garantir o reembolso ou crédito na fatura.

Não deixe seu dinheiro parado na mão da empresa de energia. Vá atrás dos seus direitos e garanta que cada centavo seja bem utilizado.

Como transferir a sobra de energia solar para outra residência?

Você tem um sistema de energia solar instalado e está gerando mais do que consome? Já pensou em transferir essa sobra de energia solar para outra residência, talvez de um parente ou outro imóvel seu? A boa notícia é que isso é possível sim, e regulamentado pela ANEEL. Mas claro, existem regras específicas e cuidados que você precisa entender para fazer tudo dentro da lei e sem prejuízo.

Neste artigo completo, você vai aprender como funciona a compensação de energia solar, quando é permitido fazer essa transferência, como fazer isso na prática e quais os documentos necessários. Bora entender tudo isso de forma simples, direta e com uma linguagem acessível?

Entendendo o conceito de energia solar compartilhada

Quando você instala painéis solares em sua casa ou comércio, o objetivo é gerar a sua própria energia elétrica. Caso não consuma tudo o que é gerado, essa energia excedente é injetada na rede elétrica da distribuidora local e convertida em créditos de energia.

Esses créditos podem ser utilizados para abater o consumo de energia elétrica em outro momento, geralmente nos meses seguintes. Mas o que nem todo mundo sabe é que esses créditos também podem ser transferidos para outra unidade consumidora, desde que respeitem certas regras.

Esse modelo é chamado de geração compartilhada ou compensação de energia em múltiplas unidades consumidoras.

É permitido transferir energia solar para outra residência?

Sim, é permitido. Mas há regras. A Resolução Normativa nº 1000/2021 da ANEEL estabelece que pessoas físicas ou jurídicas podem utilizar a energia gerada em um local para compensar o consumo de outras unidades consumidoras desde que todas estejam:

  • Na mesma área de concessão da distribuidora de energia (por exemplo, todas atendidas pela Enel, ou todas pela CPFL, etc)
  • No mesmo CPF ou CNPJ, ou então participando de um consórcio ou cooperativa

Ou seja, você pode sim transferir a energia excedente para outra casa, desde que ambas as casas estejam no mesmo nome e dentro da mesma distribuidora.

Principais formas de transferência de créditos de energia

Existem três formas principais de compartilhar ou transferir os créditos de energia solar:

1. Autoconsumo remoto

  • Ideal para quem possui duas ou mais propriedades no mesmo CPF ou CNPJ

  • A energia gerada em um imóvel (com sistema fotovoltaico) pode ser usada para compensar o consumo de outro imóvel
  • Exemplo: você tem uma casa com placas solares em São Bernardo e uma loja em Santo André, ambas atendidas pela Enel SP. A energia gerada em casa pode ser usada para compensar a conta da loja

2. Geração compartilhada

  • Envolve mais de um consumidor (pessoas físicas ou jurídicas) que formam um consórcio ou cooperativa

  • As unidades participantes devem estar dentro da mesma área de concessão
  • Os créditos são distribuídos proporcionalmente entre os participantes, conforme definido em contrato

3. Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (EMUC)

  • Normalmente aplicado em condomínios ou prédios com várias unidades
  • A energia gerada é distribuída entre os apartamentos ou lojas do condomínio conforme a fração ideal de cada um

Como transferir os créditos de energia solar?

O processo para transferir a energia excedente é mais simples do que muita gente imagina, desde que siga os critérios exigidos pela distribuidora.

Veja o passo a passo completo para o autoconsumo remoto, o modelo mais usado:

Passo 1 – Ter o sistema solar homologado

Antes de qualquer coisa, seu sistema solar deve estar regularizado e homologado pela distribuidora de energia. Isso é feito normalmente pela empresa que instala os painéis.

Passo 2 – Verificar a área de concessão

As duas unidades (a que gera energia e a que vai receber os créditos) devem estar na mesma distribuidora. Se uma casa é atendida pela Enel e a outra pela EDP, por exemplo, não é possível fazer a transferência.

Passo 3 – Ambas no mesmo CPF ou CNPJ

Para o autoconsumo remoto, as contas de luz das duas residências devem estar no mesmo titular. Se não estiverem, é necessário transferir a titularidade de uma delas, o que pode ser feito junto à distribuidora.

Passo 4 – Solicitar o autoconsumo remoto

Você precisa preencher um formulário de solicitação de autoconsumo remoto junto à distribuidora. Em algumas empresas, isso pode ser feito online. Serão exigidos:

  • Documentos pessoais
  • Comprovantes das unidades consumidoras
  • Informações sobre o sistema solar homologado
  • Assinatura do responsável

Passo 5 – Acompanhar a aprovação

A distribuidora vai analisar a solicitação, o sistema e a documentação. Após a aprovação, os créditos começarão a ser compensados na próxima fatura de energia da unidade receptora.

Quais os limites dessa transferência?

Alguns pontos importantes que você precisa entender:

  • A energia injetada na rede vira crédito em kWh, não em reais
  • Esses créditos têm validade de até 60 meses

  • Os créditos não podem ser vendidos para outras pessoas
  • Você não recebe dinheiro de volta, só abatimento na conta
  • Se a unidade receptora consome menos do que recebe, o saldo permanece para o mês seguinte

Posso transferir para casa de parentes?

Sim, se você quiser transferir os créditos para a casa de um familiar, é possível desde que a conta esteja no seu nome ou esteja dentro de uma cooperativa ou consórcio formalizado, com registro em cartório e CNPJ ativo.

Algumas pessoas fazem a troca da titularidade da conta de luz do parente para seu nome apenas para esse fim. É legal, mas precisa ser feito com responsabilidade.

Vantagens do autoconsumo remoto

Optar por esse modelo traz vários benefícios, como:

  • Economia em mais de uma conta de luz

  • Maior aproveitamento do sistema fotovoltaico
  • Redução de perdas, já que o crédito fica dentro da rede da distribuidora
  • Flexibilidade para quem tem imóveis em diferentes locais

Quais cuidados devo tomar?

Ao transferir energia para outra residência, atenção a alguns detalhes:

  • Evite deixar créditos acumulando por muito tempo

  • Mantenha o sistema sempre em funcionamento e monitorado
  • Verifique se o consumo das unidades está dentro do esperado
  • Se mudar de endereço, atualize os dados junto à distribuidora
  • Leia com atenção as regras da sua concessionária, pois algumas exigem contratos específicos

Compensa instalar energia solar só para transferir?

Essa é uma dúvida comum. Em muitos casos, vale sim a pena instalar energia solar em um imóvel só e transferir para os outros. Isso reduz custos com várias instalações e permite um maior controle dos créditos.

Mas é essencial fazer um estudo de viabilidade econômica antes. A geração precisa ser suficiente para abastecer todas as unidades pretendidas. Além disso, há custos com a homologação e instalação do sistema.

Transferir a sobra de energia solar para outra residência é totalmente possível e legal, desde que respeitadas as normas da ANEEL e da distribuidora local. O processo é simples e, com planejamento, pode trazer uma baita economia na conta de luz de vários imóveis.

Se você tem dois imóveis, um com energia solar e outro sem, e ambos estão na mesma concessionária, pense nisso como uma estratégia inteligente para aproveitar ao máximo seu investimento em energia limpa.

Ficar atento às regras, manter a documentação correta e acompanhar os créditos mensais são passos essenciais para garantir o sucesso desse modelo de uso inteligente da energia solar.